Divergência de valores e falta de retorno

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Maringá - PR

08/11/2025 às 18:59

ID: 231393763

Venho expressar minha insatisfação com a Imobiliária Silvio Iwata devido a uma série de problemas desde o processo de rescisão do contrato do meu antigo inquilino até o presente momento.

A inquilina desocupou o imóvel em julho, e o processo de vistoria e substituição de locatário demorou, pois houve necessidade de reparos, incluindo uma pintura. No dia 15 de agosto, fui informada pela equipe de que o recebimento da multa rescisória ocorreria em até dois meses, ou seja, até outubro.

Já estamos praticamente na primeira quinzena de novembro, e o valor que recebi é totalmente diferente do que foi confirmado várias vezes. Desde o início, perguntei qual seria o valor líquido que eu receberia, e me informaram R$ 2.850,00 por parte da imobiliária, valor que foi confirmado inúmeras vezes. Porém, o repasse feito não condiz com o que foi informado.

Além disso, foi cobrado R$ 3.000,00 pela pintura de um apartamento novo, que teve apenas seis meses de locação, um valor totalmente desproporcional. A casa onde moro, de porte maior, teve pintura por menos de R$ 2.500,00 com excelente resultado. Alegaram ainda que o box do banheiro ficou sujo em razão da pintura, o que não é responsabilidade do proprietário. Esse retrabalho deveria ter sido tratado internamente com a equipe de manutenção, e não repassado como custo para mim.

Nenhuma dessas cobranças foi autorizada ou comunicada previamente. Assim como quando a inquilina saiu, não houve qualquer tentativa de contato para discutir valores, negociar o aluguel ou esclarecer o processo. Tudo foi feito de forma unilateral.

Posteriormente, foi informado um valor final de R$ 4.635,00, mas mesmo esse montante não fecha com os repasses que recebi (R$ 66,00 + R$ 693,84 + R$ 630,52), havendo uma diferença não explicada.

Já tentei contato diversas vezes pelo WhatsApp e por e-mail. Sempre respondem que vão verificar, mas nunca há retorno efetivo. O atendimento tem se tornado extremamente desgastante e improdutivo, o que é frustrante.

Ressalto que não generalizo, pois o Teixeira sempre me atendeu com atenção, e por e-mail apenas me confirmaram que o valor estava certo, sem detalhar o que foi descontado ou justificar a diferença entre os valores informados e o repassado.

Enviei cinco e-mails ao João (coordenador) e até o momento não obtive resposta.
Cheguei ao meu limite, quero apenas que me repassem corretamente o valor devido e que isso seja resolvido de forma transparente.

Ressalto que não se trata de um erro pontual, pois o mesmo valor foi confirmado várias vezes pela Janaína (do financeiro) e pelos demais atendentes.
Portanto, peço apenas a correção do repasse e o encerramento dessa pendência, sem mais desgaste.

Talvez essa reclamação possa finalmente me ajudar a obter um retorno e resolver a situação.
Espero sinceramente que o caso seja solucionado de forma justa, sem necessidade de medidas jurídicas.

Compartilhe

Resposta da empresa

10/11/2025 às 17:33

Olá Ane Caroline, tudo bem?

Agradecemos por compartilhar seu relato e lamentamos sinceramente por qualquer transtorno que essa situação possa ter causado. Entendemos a importância de esclarecer todos os detalhes relacionados ao encerramento contratual e reforçamos que as informações e os cálculos referentes ao repasse já foram encaminhados por e-mail em diferentes ocasiões.

Nossa equipe administrativa também colocou-se à disposição para um atendimento presencial, justamente para revisar os documentos e explicar, de forma detalhada, cada item do demonstrativo.

Ressaltamos que todos os valores repassados seguem os termos contratuais vigentes e os laudos de vistoria realizados no imóvel, respeitando o procedimento padrão aplicado a todos os contratos.

De toda forma, o responsável pelo setor dará andamento ao caso para que a situação seja analisada novamente e resolvida da melhor forma possível, garantindo transparência e tranquilidade no processo.

Seguimos à disposição em nossos canais oficiais para qualquer dúvida adicional. Nosso compromisso é manter um relacionamento pautado pela clareza, respeito e constante aprimoramento no atendimento.

Atenciosamente,
Equipe Imobiliária Silvio Iwata

Réplica do consumidor

11/11/2025 às 12:50

Agradeço o retorno, mas a mensagem enviada é extremamente genérica e não resolve o ponto principal da minha reclamação.

Desde o início, o que venho pedindo é algo muito simples: um detalhamento claro e por escrito dos valores repassados e dos descontos realizados.
Os cálculos que foram enviados não batem com as informações que recebi anteriormente por diversos canais, inclusive da funcionária Janaína, que confirmou repetidas vezes que o valor líquido seria de R$ 2.*******,00.

Em nenhum momento eu autorizei gastos adicionais como pintura de R$ 3.*******,00 valor, inclusive, incompatível com o tamanho do imóvel e com o curto período de locação (6 meses). Além disso, se houve retrabalho ou falha no serviço, isso deveria ter sido resolvido internamente pela imobiliária, e não repassado ao proprietário.

O que solicito, de forma objetiva, é:
1.O demonstrativo detalhado de como chegaram ao valor final repassado;
2.A explicação da diferença entre o valor combinado e o recebido;
3.O pagamento do valor restante que ficou pendente.

Já tentei resolver por WhatsApp, e-mail e telefone, sem sucesso. Recebo apenas respostas automáticas ou vagas.
Espero que, por meio deste canal, a imobiliária realmente analise o caso de forma transparente e apresente os documentos e cálculos corretos.

Caso não haja retorno concreto até o final da próxima semana, irei formalizar a reclamação junto ao Procon.

Réplica da empresa

11/11/2025 às 17:57

Olá Ane, como vai?
Lamentamos pela insatisfação manifestada e compreendemos a importância dos esclarecimentos solicitados.

Conforme conversamos por telefone e via e-mail, as informações referentes à negociação, incluindo os demonstrativos de despesas, já foram devidamente encaminhados conforme a solicitação.

Ressaltamos que permanecemos inteiramente à disposição para eventuais esclarecimentos adicionais. Caso prefira, convidamos você a comparecer pessoalmente à imobiliária, onde poderemos revisar novamente toda a documentação comprobatória e reforçar as informações de forma clara e transparente.

Reiteramos nosso compromisso em manter um relacionamento pautado pela ética, transparência e respeito em todas as nossas relações com clientes e parceiros.

Atenciosamente,
Equipe Imobiliária Silvio Iwata.

Réplica do consumidor

25/11/2025 às 21:46

Durante todo o processo, a equipe da imobiliária me confirmou diversas vezes que o valor líquido que eu receberia seria de R$ 2.*******,00. Essa informação foi passada repetidamente por diferentes atendentes, e em nenhum momento fui avisada sobre a possibilidade de descontos adicionais ou condições que reduziriam esse valor.

Porém, quando o repasse foi realizado, recebi apenas R$ 1.*******,36 (R$ 66,00 + R$ *******,84 + R$ *******,52), muito abaixo do valor garantido pela própria equipe.

Depois disso, recebi documentos da imobiliária informando os seguintes valores:
Fiança aprovada: R$ 4.*******,00
Reparos: R$ 3.*******,00
Saldo aproximado: R$ 1.*******,00

Mesmo esses números não batem com o que foi realmente repassado. A conta simplesmente não fecha e até agora não recebi uma explicação objetiva.

Além disso, os documentos mencionam valor garantido à proprietária, valor repassado, valor Quinto-Cred, mas nenhum cálculo claro foi apresentado, e não há justificativa para o descumprimento do valor de R$ 2.*******,00, confirmado inúmeras vezes pela própria equipe.

Apenas desejo transparência e que a imobiliária cumpra o que foi acordado e informado.

Réplica do consumidor

04/12/2025 às 18:47

Ainda aguardando o retorno deles.

Réplica da empresa

08/12/2025 às 09:23

Olá, Ane Caroline. Como vai?

Agradecemos novamente por todo o detalhamento enviado ao longo do processo e lamentamos sinceramente pelo desgaste que essa situação lhe trouxe. Entendemos a importância de um encerramento contratual claro e transparente, e por isso tratamos este caso como prioridade internamente.

Informamos que, após novas análises e alinhamentos, nossa equipe entrou em contato com você diretamente pelos nossos canais oficiais para revisar todas as informações, esclarecer os pontos necessários e chegar a uma solução definitiva. O processo foi concluído em comum acordo, e o repasse final já foi acertado com você.

Permanecemos totalmente à disposição em nossos canais oficiais caso necessite de qualquer apoio adicional.

Atenciosamente,
Equipe Imobiliária Silvio Iwata

Consideração final do consumidor

28/12/2025 às 12:10

.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

5