AR CONDICIONADO - CONDENSADORA DIFERENTE DA EVAPORADORA - IMPOSSÍVEL DE INSTALAR

Não respondida
Recife - PE
22/06/2026 às 11:54
ID: 252020703
Prezados,
No dia 15 de junho de *******, realizei a compra do ar-condicionado Split Hi Wall Springer Midea Airvolution 22.******* BTUs, por meio do pedido n 01595310, no valor de R$ 3.*******,00, acrescido de frete no valor de R$ 93,90, totalizando R$ 3.*******,90.
No momento da compra, a previsão de entrega informada era de até 11 dias úteis. Contudo, o produto foi entregue em minha residência no dia 18 de junho de *******.
Hoje, 19 de junho de *******, primeiro dia subsequente à entrega, contratei um técnico instalador especializado e de minha confiança, profissional com mais de 30 anos de experiência na instalação de aparelhos de ar-condicionado.
Durante o procedimento de instalação, o técnico constatou que a unidade condensadora entregue não corresponde ao modelo da evaporadora que compõe o conjunto adquirido. Segundo a avaliação técnica, trata-se de equipamentos incompatíveis entre si, impossibilitando a comunicação e o funcionamento adequado do sistema.
O profissional informou que os cabos e conexões não são compatíveis e que, aparentemente, houve um equívoco na montagem ou separação do produto, como se a condensadora enviada pertencesse a outro modelo de equipamento.
Diante dessa constatação, a instalação precisou ser imediatamente interrompida, tendo o técnico recomendado a devolução do produto, uma vez que o equipamento foi entregue com vício que impede sua instalação e utilização.
Assim, solicito, com a máxima urgência, a substituição integral do produto por um conjunto correto e compatível, composto por evaporadora e condensadora correspondentes ao modelo adquirido, nos termos do Código de Defesa do Consumidor.
Solicito, ainda, orientações sobre os procedimentos necessários para a coleta ou devolução do equipamento defeituoso, bem como um prazo para a solução definitiva do problema.
Permaneço no aguardo de um retorno célere.
Atenciosamente,
Marcos Caribé
OBS: meu filho Renato Caribe já enviou a mesma reclamação aqui, mas pediram que eu, o titular da compra, registrasse a reclamação.