Demora excessiva para reembolso de valor pago após encerramento de contrato de plano de saúde.

Não respondida
Lauro de Freitas - BA
08/06/2026 às 15:44
ID: 250814675
Demora excessiva para reembolso de valor pago após encerramento de contrato.
Meu plano de saúde era administrado pela IMPETU Administradora de Benefícios. Com o encerramento do contrato da administradora e a transferência para uma nova empresa responsável pela gestão do plano, realizei o pagamento do boleto referente à mensalidade de abril/2026, enviado indevidamente pela Impetu, uma vez que o contrato encerrou em 18/03/2026.
Posteriormente, fui informada de que a mensalidade de abril/2026 permanecia em aberto junto à atual administradora, pois o valor pago havia sido recebido pela IMPETU.
Diante da situação, encaminhei e-mail em 23/04/2026 solicitando o reembolso do valor de R$ 1.188,12, referente à mensalidade de abril/2026, anexando o respectivo comprovante de pagamento. Desde então, reiterei o pedido diversas vezes, nos dias 13/05/2026, 18/05/2026, 21/05/2026 e novamente nesta data.
Apesar do tempo transcorrido, não houve solução efetiva. As respostas recebidas limitam-se à informação de que a demanda foi encaminhada ao setor financeiro, sem qualquer prazo para conclusão do processo ou devolução do valor.
A demora tem me causado transtornos, pois dependo desse reembolso para regularizar minha situação junto à atual administradora do plano de saúde. O valor de R$ 1.188,12 permanece pendente de restituição, mesmo após inúmeras tentativas de contato e cobranças realizadas por e-mail.
Registro esta reclamação em razão da falta de retorno conclusivo e da excessiva demora na resolução de uma demanda simples, que já se arrasta há mais de um mês sem qualquer previsão de solução. Aguardo a devolução integral do valor pago, com a maior brevidade possível.