Cobrança abusiva

Em réplica
Palhoça - SC
12/05/2026 às 12:33
ID: 248414217
Cobrança abusiva de multa após problemas no serviço e falta de solução definitiva
Texto da reclamação:
Estou tentando resolver amigavelmente com a empresa *****, porém até agora não tive uma solução justa.
Solicitei o cancelamento do serviço após diversos problemas de funcionamento da internet. Inclusive, houve visita técnica, mas mesmo após o atendimento o problema não foi resolvido. Cerca de 15 dias depois da visita do técnico, diante da continuidade dos defeitos e instabilidade no serviço, solicitei o cancelamento.
Após isso, fui surpreendido com uma cobrança de aproximadamente R$ 1.400,00 referente a multa contratual. Questionei os valores e tentei negociação amigável.
Posteriormente, a empresa apresentou proposta de quitação no valor de R$ 740,00, porém ainda considero o valor injusto e abusivo, principalmente porque o cancelamento ocorreu por falha na prestação do serviço e problemas que não foram solucionados pela empresa.
Em nenhum momento cancelei por simples desistência. O cancelamento ocorreu devido ao mau funcionamento do serviço contratado.
Como consumidor:
* Solicitei suporte;
* Aguardei atendimento técnico;
* Dei oportunidade para solução;
* Mesmo assim os problemas continuaram.
Dessa forma, entendo que a cobrança de multa é desproporcional diante da falha na prestação do serviço.
Solicito:
* Revisão da cobrança e da multa aplicada;
* Cancelamento ou redução justa do débito;
* Análise do histórico de atendimentos e problemas técnicos;
* Resolução amigável sem necessidade de medidas no PROCON ou ANATEL.
Aguardo uma solução definitiva e justa para o caso.
Compartilhe
Resposta da empresa
02/06/2026 às 14:31
Olá, LUAN MARCELINO WILKZICY.
Agradecemos seu contato e a oportunidade de esclarecer os pontos apresentados.
Após análise do histórico de atendimentos, verificamos que, ao recebermos sua reclamação sobre o funcionamento do serviço, foi aberta uma ordem de serviço para atendimento técnico. Nossa equipe realizou tentativas de contato nos números cadastrados para agendar a visita, porém não obteve sucesso, uma vez que não houve atendimento aos contatos realizados.
Posteriormente, o senhor compareceu à empresa com os equipamentos informando que, caso o atendimento técnico não fosse realizado no mesmo dia, optaria pelo cancelamento do contrato. Na ocasião, devido à programação operacional já existente, não foi possível realizar o atendimento imediato. Ainda assim, permanecíamos à disposição para efetuar a visita técnica e analisar a situação relatada posterior aquele dia.
Conforme registrado, a dificuldade apresentada estava relacionada à utilização de um console PS5 conectado via Wi-Fi. Foi informado que, para uma análise mais precisa e melhor desempenho da conexão, o equipamento deveria ser testado através de cabo de rede, procedimento que não chegou a ser realizado em razão do cancelamento solicitado antes da conclusão do suporte técnico.
Dessa forma, a empresa não teve a oportunidade de concluir a análise técnica nem de aplicar eventuais correções que pudessem solucionar a situação relatada.
Quanto aos valores em aberto, o débito é composto por uma mensalidade vencida em 15/07/2023 no valor original de R$ 99,90 e pela multa contratual decorrente do cancelamento durante o período de fidelidade no valor de R$ 1.035,00, totalizando o valor corrigido em R$ 1.342,89 na data da negociação apresentada 11/05/2026.
Mesmo entendendo sua insatisfação, buscamos uma solução amigável e concedemos condições especiais para encerramento da pendência, reduzindo o valor para R$ 720,40, representando um desconto significativo sobre o montante devido. Além disso, após tratativas realizadas junto ao PROCON, disponibilizamos a possibilidade de parcelamento deste valor em até 7 vezes no cartão de crédito, bandeira Visa.
Reforçamos nosso compromisso com a transparência e permanecemos à disposição para concluir a negociação nas condições apresentadas, buscando uma solução equilibrada para ambas as partes.
Atenciosamente,
Equipe Informac
Réplica do consumidor
02/06/2026 às 15:32
Nao foi assim nao quando fui na empresa pra cancelar e levei os equipamentos juntos me conveseram a leva de volta pro técnico vim ver e foi isso que eu fiz mesmo assim depois de dois dias voltou o mesmo problema ai sim levei os equipamentos de volta e cancelei por mal fincionamento , a situacao do procon foi em 7 c no cartao nao tenho cartao me deixando pra pragar esse valor absurdo numa internete q nao usei