Academia Inova dificulta cancelamento de plano e cobra indevidamente no cartão de crédito

Respondida
Santo André - SP
26/05/2026 às 11:33
ID: 249706661
Prezados,
Venho por meio deste canal manifestar minha profunda insatisfação com o atendimento e as práticas da Academia Inova (Unidade Araraquara - SP). Estou tentando realizar o cancelamento do meu plano de prestação de serviços, mas a empresa vem criando barreiras físicas e burocráticas abusivas para impedir o encerramento do contrato e continuar gerando cobranças no meu cartão de crédito.
Compareci presencialmente à unidade de Araraquara para solicitar o distrato. No entanto, fui informado pela recepção de que o funcionário responsável pelo setor de cancelamentos não estava presente e que a empresa se recusa terminantemente a efetuar o procedimento por meios digitais (on-line), exigindo nova presença física.
Ocorre que a exigência de cancelamento exclusivamente presencial sob a justificativa de ausência de funcionários ou de regras internas configura prática abusiva e viola frontalmente o Código de Defesa do Consumidor (Artigos 39, V e 51, IV do CDC). Pelo princípio da simetria das formas, se a empresa possui meios digitais para comunicação, cobrança e suporte, não pode obrigar o consumidor a deslocamentos infrutíferos para exercer o direito de rescisão.
Diante da recusa no balcão, formalizei o pedido por escrito enviando um e-mail para o canal oficial da rede (*****), conforme cópia abaixo:
[CÓPIA DO E-MAIL ENVIADO]
Assunto: Solicitação Urgente de Cancelamento de Matrícula - ***** (CPF: *****) e ***** (*****)
Prezados,
Solicito por meio deste e-mail o cancelamento imediato do meu plano na Unidade Araraquara (Contrato assinado em 23/06/2025).
Estive presencialmente na unidade, porém o responsável pelo setor não se encontrava e a recepção se recusou a efetivar o cancelamento por vias digitais conforme anexo. Ressalto que, perante o Código de Defesa do Consumidor, a exigência de cancelamento exclusivamente presencial é prática abusiva (Art. 39 e 51 do CDC).
Diante disso, considerem esta notificação por escrito como o início do prazo de aviso prévio de 30 dias estipulado na cláusula 06 do contrato. Solicito o envio do termo de encerramento e a interrupção de novos débitos recorrentes no meu cartão *****.
No aguardo da confirmação, *****.
Compartilhe
Resposta da empresa
26/05/2026 às 17:32
Olá, Robson.
Agradecemos seu contato.
Já entramos em contato com você e a sua solicitação foi devidamente tratada e resolvida pelo nosso time responsável.
Seguimos à disposição para qualquer outra necessidade e reforçamos nosso compromisso em oferecer um atendimento ágil e transparente a todos os nossos alunos.
Atenciosamente,
Equipe Inova Academia