Inclusão indevida de protesto e restrição no SERASA por dívida em litígio judicial

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Porto Alegre - RS

28/10/2025 às 17:04

ID: 230470315

Ao gerar o relatório de Pendencias débitos pela Caixa Economica foi informado incluido um protesto no 1 cartorio de registro de Porto Alegre em 24/03/2025 com CNPJ da IMEMBUI FINANCEIRO de forma irregular por um divida de um contrato emprestimo na quantia 12 mil reais pelo Banco ICCC RS dai contrato assinado com 3 pessoas. Porém foi entrado o Banco ICCC RS entrou com uma ação civil contra mim em 08/2024, pela mesma divida do contrato, onde teve falecimento de uma Fiadora é ***** e segue no Número do Processo: *****. Desde lá, não foi possivel negociar a divida é preciso aguardar decisão do Juiz responsável. Não permitido fazer o pagamento sem determinação do Juiz. Dai foi incluido como restrição SERASA / Cartorio de titulo de forma incorreta com duas execução de cobrança de titulos abusivo. Não respeitou a definição judicial, onde não posso fazer nada a respeito. Sigo com problema judicial, de forma indevida no cartorio e sem retorno da empresa até mesmo com o meu advogado quem cuida do andamento.

Compartilhe

Resposta da empresa

29/10/2025 às 09:18

Prezada,

A Imembuí Microfinanças informa que realizou apenas o registro no SPC, conforme os procedimentos internos e dentro das normas aplicáveis.

Considerando que a senhora possui um advogado constituído para representá-la, as tratativas de eventual acordo poderão ocorrer por vias judiciais, diretamente entre os representantes legais. Ressaltamos que já foram realizadas tentativas anteriores de contato para regularização, sendo o processo judicial adotado somente como última alternativa.

Destacamos ainda que no dia de ontem houve contato telefônico realizado por meio de ligação à nossa matriz em Santa Maria, ocasião em que reforçamos nossa disposição em dialogar e buscar uma solução amigável.

A Imembuí permanece à disposição para esclarecimentos e para contribuir na construção de uma solução viável para ambas as partes.

Atenciosamente,
Imembuí Microfinanças

Réplica do consumidor

29/10/2025 às 19:36

Olá discordo plenamente, pois tanto a Imembui financeira não poderia incluir um protesto em 1 cartório de um título por contrato empréstimo feito por 3 pessoas né. Daí estamos com processo civil em andamento pelo CNPJ pelo Banco ICCC RS. Quem não respeitou o trâmites processual a empresa. Sabe que, enquanto não tiver uma decisão judicial. Não pode estar gerando cobrança em cartório no meio do processo é indevido. Não é permitido em lei 9.*******/97 juntamente código civil ******* e *******. Não estou me negando e nem outra parte também de fazer o pagamento, estamos aguardando ordem judicial em juízo. Vocês tem obrigação de retirar esse protesto do cartório. Senão vou pedir pro meu advogado em questão entrar com uma petição informando o procedimento incorreto na mão do juíz provavelmente desconhece essa situação. Aguardo um retorno, ainda continuo com o mesmo problema!

Réplica da empresa

30/10/2025 às 08:09

Prezada,

A Imembuí Microfinanças informa que realizou apenas o registro no SPC, conforme os procedimentos internos e em conformidade com as normas aplicáveis.

Destacamos que o contrato mencionado encontra-se em processo judicial, e, considerando que a senhora constituiu um advogado para representá-la, qualquer tratativa, conciliação ou manifestação deverá ocorrer diretamente no âmbito do processo, perante o juízo competente e dentro dos termos legais.

Reiteramos que a Imembuí Microfinanças atua sempre em respeito às determinações judiciais e aos princípios da boa-fé e transparência, permanecendo à disposição, por meio dos canais oficiais, para eventuais esclarecimentos complementares.

Atenciosamente,
Imembuí Microfinanças

Réplica do consumidor

30/10/2025 às 13:48

Boa tarde, afirmo que novamente nada foi resolvido. Continuo com mesmo problema, restrição indevida no SPC e SERASA pelo CNPJ da IMEMBUI sendo gerado uma execução de titulo via judicial pelo CNPJ Banco ICCC RS. Enquanto não regularizarem a retirada em cartorio desse protesto indevido, vai continuar em aberto o reclame aqui e informado no processo. Nada foi resolvido.

Consideração final do consumidor

30/10/2025 às 15:30

Ainda em comunicação

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

0

Consideração final da empresa

31/10/2025 às 17:20

Prezada,

Permanecemos à disposição e reafirmamos nosso compromisso em atender com respeito, transparência e dedicação.

Atenciosamente,
Imembuí Microfinanças