Curso incompleto, desorganização, propaganda enganosa e falta de suporte do Instituto Avanza em São Carlos

Respondida
São Carlos - SP
29/11/2025 às 09:19
ID: 233194453
Escrevo esta reclamação carregando um profundo sentimento de frustração, engano e desrespeito. O Instituto Avanza, em São Carlos, foi até escolas públicas (locais de maior vulnerabilidade e manobra de massa) por meio do palestrante Caio, fazendo promessas que tocaram profundamente os estudantes: visitas técnicas, profissionais altamente capacitados e oportunidades reais de transformação. Muitos de nós acreditamos porque buscávamos justamente isso uma chance verdadeira de mudar nossas vidas.
Mas a realidade foi completamente diferente do que nos venderam.
Além do curso não cumprir absolutamente nada do que foi prometido, enfrentamos uma quantidade absurda de cancelamentos de aula e falta de organização. Foram 2 cancelamentos duvidosos pelo mesmo motivo: professor doente, sempre informados em cima da hora, quando muitos alunos já estavam na porta da instituição. Essa repetição demonstra um descaso inaceitável com o nosso tempo, dinheiro e esforço.
Para piorar, também tivemos diversos cancelamentos por conta de supostos feriados, mesmo quando não havia feriado no próprio dia. Cada cancelamento significava mais atraso, mais frustração e mais evidências da total desorganização da instituição.
O curso, que deveria ter sido concluído em setembro, agora se arrasta até dezembro, sem nenhuma previsão clara. E o nível de desorganização é tão grande que nem o próprio professor sabe informar a data correta de término do curso, justamente porque a gestão vive alegando imprevistos. É contraditório ouvir tanto sobre cronograma estruturado, quando o que mais existe são mudanças repentinas, falhas e adiamentos.
Hoje, o que resta é uma sala cheia de alunos decepcionados, cansados e com a sensação amarga de terem sido enganados. Investimos dinheiro, tempo e esperança e recebemos apenas frustração, silêncio e falta de responsabilidade. Quando buscamos respostas, quase ninguém nos atende. Mas, quando chega o dia do boleto, aí sim somos lembrados imediatamente.
É profundamente doloroso ver uma instituição que deveria representar oportunidade se comportar com tamanha irresponsabilidade, falta de respeito e incoerência.
Peço um posicionamento urgente, respeito e ações concretas para reparar todos os prejuízos, atrasos e desgastes causados aos alunos.
Compartilhe
Resposta da empresa
02/12/2025 às 15:44
Olá, Mateus! Esperamos que você esteja bem.
Agradecemos por compartilhar sua experiência e por detalhar suas percepções. Lamentamos sinceramente que você esteja se sentindo dessa forma e entendemos a importância de esclarecer cada um dos pontos mencionados.
Gostaríamos de reforçar que nunca é nossa intenção causar frustração ou desconforto aos nossos alunos. Pelo contrário, nosso compromisso é oferecer uma formação de qualidade, dentro de um ambiente organizado e respeitoso.
Sobre os cancelamentos citados, é importante esclarecer que algumas situações realmente fogem ao nosso controle, como:
- Manutenção de última hora na faculdade onde as aulas acontecem;
- Imprevistos de saúde de professores;
- Manutenção na rede elétrica da região;
- Condições estruturais da instituição parceira que só nos são comunicadas próximo ao horário das aulas.
Em relação aos feriados prolongados, quando o feriado cai na quinta-feira, é comum que muitas famílias viagem ou tenham compromissos no final de semana. Por esse motivo, adotamos a prática de suspender a aula do sábado, para evitar grandes índices de falta.
Ainda assim, reforçamos um ponto fundamental: nenhuma aula é perdida.
Todas as aulas canceladas são ministradas no sábado subsequente, e o cronograma sempre é cumprido integralmente, totalizando as ******* horas previstas em contrato. Isso também não gera nenhum custo adicional ao aluno, e nenhum conteúdo deixa de ser ministrado.
Quanto à conclusão do curso, entendemos a ansiedade dos alunos e reconhecemos que mudanças no cronograma podem gerar incômodo. Porém, elas acontecem justamente para garantir que todo o conteúdo seja aplicado corretamente, sem prejuízo à formação.
Nosso setor Acadêmico já foi informado e entrará em contato diretamente com você para esclarecer qualquer dúvida adicional, confirmar as informações sobre a turma e garantir o suporte necessário até a conclusão do curso.
Agradecemos novamente por trazer seu relato. Estamos à disposição para qualquer esclarecimento por meio dos nossos canais:
- Central de Atendimento via WhatsApp:*******
- https://*******
- Instagram: @institutoavanza
- Facebook: @institutoavanzaeducacao
Atenciosamente,
Time de Relacionamento do Instituto Avanza