Recusa de cancelamento e cobrança indevida de multa pelo Instituto Bravus

Não respondida
Brasília - DF
23/07/2026 às 16:59
ID: 254682945
Se eu tivesse lido a quantidade de reclamações sobre essa empresa antes, jamais teria inscrito meus filhos no curso. Faço este relato para alertar outras pessoas a pensarem muito bem antes de fechar qualquer contrato com o Instituto Bravus.
Contratei o curso Bombeirinhos Mirins em uma escola, ou seja, fora do estabelecimento comercial da empresa. Dentro do prazo de 7 dias, solicitei o cancelamento da matrícula, conforme garante o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.
Outro ponto que me fez perder a confiança na empresa foi a publicidade que induzia à ideia de que o curso possuía vínculo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o que não corresponde à realidade. Essa forma de divulgação pode levar consumidores a acreditar que se trata de um curso oficial ou apoiado pela corporação, quando isso não é verdade.
Além disso, no momento da contratação, fui informado de que as aulas aconteceriam aos sábados. Após a assinatura do contrato, a empresa informou que as aulas seriam aos domingos, o que inviabiliza totalmente a participação dos meus filhos. Se essa informação tivesse sido passada corretamente desde o início, eu não teria contratado o curso.
Mesmo tendo exercido meu direito de arrependimento dentro do prazo legal e diante da alteração de informações essenciais para a contratação, o Instituto Bravus insiste em cobrar multas e outras penalidades, o que considero uma prática abusiva e contrária ao Código de Defesa do Consumidor.
Espero que a empresa cumpra a legislação, cancele o contrato sem qualquer multa e encerre definitivamente essa cobrança indevida. Enquanto isso não acontece, deixo este alerta para que outros consumidores pesquisem a reputação da empresa antes de contratar, para evitar passar pelo mesmo problema.