Reembolso de matrícula não realizado e dificuldades no atendimento

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

04/03/2026 às 15:21

ID: 242317199

No dia 29/01, solicitei formalmente o cancelamento da matrícula.
Finalizei a solicitação pelo próprio site da instituição e, inclusive, na confirmação constava que o reembolso seria realizado até o dia 23/02.
Aguardei todo o prazo informado e o valor não foi devolvido.
Ao entrar em contato novamente, começou minha dor de cabeça: um setor me direciona para outro, cada hora informam que é uma pessoa diferente responsável, ninguém esclarece nada com clareza e sempre dizem que vão encaminhar para o setor responsável, mas ninguém retorna.

Expliquei que no próprio site constava o prazo até 23/02, porém me orientaram a aguardar até o dia 30. Aguardei novamente e nada. Fiz novo contato e mais uma vez fui direcionada de setor para setor, sem solução.
No meu último atendimento, em 02/03, informaram que já foi solicitado, mas estão aguardando. Aguardando o quê? Já se passou mais de um mês de uma solicitação simples de reembolso.
O que deveria ser um processo rápido e transparente se transformou em desgaste, falta de informação e total descaso com o aluno.

Não recomendo. Se para devolver o valor da matrícula já existe toda essa dificuldade, imagino como seria caso eu tivesse iniciado meus estudos na instituição.
Infelizmente, uma experiência extremamente negativa e decepcionante.

Compartilhe

Resposta da empresa

05/03/2026 às 16:21

Prezada Sra. Giovanna Silva Alves de Almeida


Agradecemos o seu contato e a oportunidade de prestar os devidos esclarecimentos.


Conforme verificado em nossos registros, a solicitação de cancelamento da matrícula e reembolso foi realizada em 29/01. Informamos que o prazo institucional para processamento de reembolsos é de até 30 dias úteis, contados a partir da data da solicitação e da confirmação dos dados necessários para a devolução do valor.


Esclarecemos ainda que, durante esse período, o pedido passa por etapas administrativas internas de conferência e programação financeira, motivo pelo qual o prazo informado pode variar em relação à data inicialmente estimada no sistema.


Após a conclusão das etapas internas, informamos que o reembolso foi devidamente processado e realizado, sendo encaminhado à Sra. o respectivo comprovante de pagamento para acompanhamento.


Lamentamos sinceramente qualquer percepção de demora ou dificuldade no atendimento. A instituição busca constantemente aprimorar seus fluxos de comunicação e atendimento para oferecer maior clareza e agilidade aos alunos.


Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários.


Atenciosamente.

Luciana Rodrigues dos Santos
Departamento de Relacionamento, Excelência Educacional e Ouvidoria
Faculdade Cléber Leite
[email protected]
[email protected]
(11) 4316-8938 | (11) 91302-6266