Desorganização, Falta de Suporte e Impossibilidade de Conclusão do MBA em ESG na Ethos On Educação Digital

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Curitiba - PR

02/09/2025 às 13:14

ID: 225929739

Prezado(a) responsável pelo Reclame Aqui,

Gostaria de formalizar uma reclamação contra a instituição de ensino Ethos On Educação Digital devido à completa desorganização e falta de suporte em relação ao curso de MBA em ESG - Sustentabilidade Corporativa e Governança, que iniciei há cerca de um ano.

Desde o início do curso, tenho enfrentado uma série de problemas recorrentes e frustrantes, conforme evidenciam os anexos enviados. O portal do aluno frequentemente apresenta falhas, com conteúdos indisponíveis, e a interface parece ser constantemente alterada, dificultando a navegação e o acompanhamento do progresso. As instruções sobre as atividades e o cronograma do curso são confusas, levando a uma sensação de que o curso nunca avança ou se aproxima da conclusão.

Recentemente, a situação se agravou. Concluí uma matéria com nota 9,0, mas ela continua aparecendo como não finalizada, o que impede a finalização do curso. Além disso, algumas disciplinas não oferecem a opção de avaliação substitutiva, o que é um problema sério quando não se alcança a nota 7,0 necessária em todas elas.

Apesar de eu ter entrado em contato com o suporte da Ethos On há uma semana (conforme conversas em anexo), não obtive retorno. Anteriormente, recebi a informação de que a falha é um "bug visual" e que um ticket foi aberto com a empresa responsável, mas nunca houve solução definitiva.

Essa sucessão de problemas, que se arrasta por um ano, me leva a suspeitar que as falhas e a falta de suporte são uma estratégia para que os alunos não consigam finalizar o curso no tempo previsto. Acredito que o objetivo é fazer com que os estudantes precisem pagar por renovações de matrícula, gerando lucros adicionais indevidos.

É inaceitável que, após um ano de investimento financeiro e de tempo, eu continue sem um caminho claro para finalizar meu curso. A falta de organização da plataforma e a ausência de um suporte efetivo tornam a experiência insustentável.

Desejo, por meio desta reclamação, exigir:

Uma solução imediata para os problemas técnicos que impedem a conclusão do meu curso.

Um atendimento transparente e eficiente por parte da equipe de suporte.

Aguardo uma resposta e uma solução definitiva para este problema.

Compartilhe

Resposta da empresa

02/09/2025 às 15:30

Prezado Wellington,

Agradecemos por compartilhar suas considerações e compreendemos plenamente sua insatisfação diante das dificuldades relatadas. Sua experiência é muito importante para nós e levamos suas observações com a máxima seriedade, pois nosso compromisso é assegurar um processo formativo de excelência, com qualidade acadêmica, clareza e suporte pedagógico contínuo.

Na semana passada, identificamos uma instabilidade momentânea em nosso sistema, que de fato afetou alguns alunos, incluindo sua turma. Nossa equipe técnica já solucionou essa situação, e estamos acompanhando de perto os casos individuais para garantir que nenhum estudante seja prejudicado em seu percurso acadêmico.

Em relação ao seu curso, o MBA em ESG Sustentabilidade Corporativa e Governança, reforçamos que se trata de uma formação complexa e abrangente, estruturada em três grandes eixos de conhecimento, contemplando um total de 21 disciplinas. Justamente por sua amplitude e profundidade, trata-se de um curso naturalmente mais extenso, exigindo etapas bem definidas de avaliação e registro de desempenho.

No seu caso específico, nossa equipe pedagógica e a coordenação do curso já estão verificando, com prioridade, as disciplinas que ainda constam como pendentes em seu histórico acadêmico, para que possa avançar em direção à conclusão do curso, sem prejuízos.

Adicionalmente, sua tutoria entrará em contato ainda hoje para prestar todas as orientações necessárias, esclarecer dúvidas e apoiá-lo no planejamento final da sua jornada acadêmica.

Reiteramos que você pode contar com nossa dedicação para que finalize seu MBA dentro dos padrões que prezamos: qualidade acadêmica, atendimento humanizado e celeridade na resolução das demandas.

Por fim, reforçamos que os nossos canais de comunicação permanecem à sua disposição sempre que necessário, especialmente por meio de nossa central de atendimento:*******.

Agradecemos sua paciência e confiança em nossa instituição. Estamos empenhados em assegurar que sua experiência seja transformada em positiva e que você alcance, em breve, a conclusão do seu curso com a segurança e o reconhecimento que merece.

Atenciosamente,
Equipe Pedagógica e Coordenação Acadêmica
Ethos On Educação Digital

Réplica do consumidor

02/10/2025 às 10:17

Responderam que o curso está concluído, solicitaram o reenvio do Diploma e pediram prazo de 40 dias para emitir o certificado de conclusão.

Consideração final do consumidor

07/10/2025 às 11:27

Curso concluído e certificado entregue dentro do prazo.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

8