Doutorado em psicanálise entregue como certificado: Reembolso solicitado devido à falta de diploma e informações incorretas.

Não resolvido
Colorado - PR
23/02/2026 às 14:42
ID: 241432475
Fiz o curso de psicanálise e já graduação e especialização em outras áreas e após a conclusão do curso de psicanálise foi oferecido doutorado em psicanálise, realizei a inscrição e fiz o curso, porém, depois de muitos desencontros de informações e cumprimento de exigências não requeridas previamente, recebi um CERTIFICADO DE DOUTORADO e não DIPLOMA DE DOUTORADO, ou seja, tirando o valor do curso e nome de doutorado, não passou de uma enganação. Assim, requeiro o meu dinheiro de volta e eles que fiquem com o certificado que de nada me vale
Compartilhe
Resposta da empresa
09/03/2026 às 16:04
Olá Idianne,
Lamentamos que a sua experiência não tenha correspondido integralmente às suas
expectativas. Valorizamos muito o seu feedback e gostaríamos de esclarecer alguns
pontos importantes sobre a natureza do nosso curso.
Conforme detalhado em nosso contrato de prestação de serviços e na apresentação do
curso em nosso site, nossa instituição oferece uma Formação Livre em Psicanálise. É
importante ressaltar que a Psicanálise, no Brasil, é uma ocupação de formação livre e
não uma graduação ou pós-graduação regulamentada pelo MEC (conforme o Aviso n
257/2010/MEC).
Por essa razão, utilizamos o termo "Doutorado" em seu sentido etimológico e
honorífico (aquele que ensina/notório saber), comum em sociedades psicanalíticas e
instituições de ensino livre, e não como um título acadêmico stricto sensu. Devido a essa
natureza jurídica de "curso livre", o documento emitido é um Certificado de Conclusão,
que possui plena validade para o exercício da atividade psicanalítica não-médica, mas
difere do "diploma" emitido exclusivamente por universidades para fins acadêmicos.
Nossa intenção é sempre a transparência, e por isso todas essas informações constam na
Cláusula 1.1 e Cláusula 2.1 item e do contrato assinado no ato da matrícula.
Queremos que você se sinta satisfeita com o conhecimento adquirido. Reiterando nosso
último contato, nossa equipe de suporte permanece a disposição para compreender
como podemos sanar essa insatisfação da melhor forma possível.
Réplica do consumidor
11/03/2026 às 17:29
gostaria de receber esse contrato assinado
Réplica da empresa
16/03/2026 às 14:16
Como se trata de uma réplica no Reclame Aqui, a plataforma não permite anexar fotos ou documentos nesta etapa da resposta.
Por isso, encaminhamos o print com a confirmação do aceite dos termos diretamente para o seu WhatsApp, para que você possa visualizar todas as informações com mais facilidade.
Qualquer dúvida, ficamos à disposição para te ajudar.
Réplica do consumidor
16/03/2026 às 15:22
Depois que a empresa fica com o dinheiro e precisa emitir o diploma vem com as explicações necessárias que não foram feitas na contratação.
Tudo isso é um absurdo
Réplica da empresa
20/04/2026 às 11:02
Olá, Idianne.
Compreendemos o seu sentimento e lamentamos sinceramente que essa experiência tenha gerado frustração. Reforçamos que em nenhum momento houve intenção de omitir informações ou induzir qualquer entendimento equivocado.
Todas as condições referentes à natureza do curso, modalidade de formação livre, emissão de certificado e ausência de vínculo com titulação acadêmica regulamentada pelo MEC constam nos termos apresentados e aceitos no momento da contratação, bem como nos materiais informativos disponibilizados previamente.
Entendemos, no entanto, que sua percepção foi diferente da proposta apresentada, e por isso levamos seu relato com seriedade. Nosso objetivo sempre foi oferecer conteúdo de qualidade e desenvolvimento profissional dentro dos limites legais da formação livre.
Seguimos totalmente à disposição para analisar seu caso de forma individualizada e buscar a melhor solução possível.
Consideração final do consumidor
22/04/2026 às 08:57
[Editado pelo Reclame Aqui]
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0