Concurso Público: Erro na Duplicação de Questões pela Banca IMESO Gera Indignação e Pedido de Cancelamento

Respondida
Marilândia - ES
15/07/2026 às 08:51
ID: 253953133
Manifesto minha profunda indignação com a condução do concurso público sertame 001/2026, realizado no município de Conselheiro Pena/MG, nos dias 11 e 12 de julho, em razão da grave falha cometida pela banca IMESO.
É incompreensível que uma banca com ampla experiência na organização de concursos públicos cometa um erro tão grave como a duplicação de questões na prova. Trata-se de uma falha que compromete a credibilidade, a transparência e a isonomia do certame, gerando insegurança entre todos os candidatos.
A decisão de simplesmente cancelar as questões duplicadas não repara os prejuízos causados. Não tive acesso às questões posteriormente canceladas, o que me prejudicou diretamente, pois estudei com dedicação e tive bom desempenho justamente nas questões que foram anuladas. É inadmissível que candidatos sejam penalizados por um erro exclusivo da banca organizadora.
Além disso, a situação causa a impressão de que a forma como o problema foi conduzido pode acabar favorecendo candidatos da própria região, enquanto aqueles que vieram de outras cidades arcaram com elevados custos de deslocamento, alimentação e hospedagem, além do tempo investido na preparação. Essa circunstância agrava o sentimento de desigualdade e compromete a confiança no processo seletivo.
Todo esse episódio gerou significativo desgaste mental, físico e, principalmente, financeiro. Os candidatos dedicaram meses de estudo e realizaram diversos sacrifícios para participar do concurso, confiando na capacidade técnica de uma banca experiente em conduzir um certame de forma correta e imparcial.
Diante da gravidade da falha, entendo que a solução mais justa e compatível com os princípios da legalidade, da isonomia, da moralidade e da igualdade entre os participantes, seria o cancelamento do certame e ressarcimento das taxas e valores das despesas que tivemos. Lastimável!
Compartilhe
Resposta da empresa
06/08/2026 às 09:57
Prezado Candidato, bom dia. Tudo bem?
Conforme determinado pela administração pública, as provas serão reaplicadas no 13/09/2026, conforme Errata n09, disponível no seguinte domínio eletrônico: https://portal.imeso.com.br/edital/ver/124.
Pedimos desculpa pelo transtorno e desejamos uma excelente prova.
Atenciosamente,
IMESO.