Demora na emissão de certificado de pós-graduação em Estética após cumprimento de todas as obrigações

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

São José dos Campos - SP

03/04/2026 às 17:05

ID: 245105297

Concluí minha pós-graduação em Estética em agosto de 2025, com todas as obrigações acadêmicas e financeiras cumpridas.

Em 12/11/2025, abri requerimento no portal na opção entrega de certificado. Posteriormente, recebi notificação informando que o certificado estava disponível para download, o que não se confirmou ao acessar o sistema.

Ao entrar em contato, fui informada de que o requerimento estaria incorreto, sendo orientada a abrir um novo pedido na opção certificado de conclusão de curso, com reinício do prazo de até 120 dias úteis.

Ou seja, houve falha de orientação e informação por parte da própria instituição, que disponibiliza a opção no sistema, envia notificação equivocada e posteriormente transfere ao aluno a responsabilidade pelo erro.

O novo requerimento foi aberto em 01/02/2026. Fui informada pela secretaria de que, na prática, os certificados estavam sendo emitidos em média entre 30 a 40 dias úteis.

Hoje, 03/04/2026, esse prazo já foi atingido, sem qualquer emissão ou atualização no portal.

Ressalto que essa demora está gerando prejuízo direto à minha atuação profissional, pois o certificado é indispensável para solicitação do registro de especialista junto ao COREN e para cadastro em fornecedores.

Diante disso, solicito:

Emissão imediata do certificado;
Consideração da data do primeiro requerimento (12/11/2025);
Posicionamento com data concreta de liberação.

Aguardo solução com urgência.

Compartilhe