Pagamento automático da fatura sem autorização

Inter
Duque de Caxias - RJ
18/04/2024 às 09:57

No dia 16/04/2024 houve um desconto do meu saldo da conta corrente de forma automática, sem minha autorização, para pagamento parcial de uma fatura em atraso vencida em 05/04/2024.
Entrei em contato pelo número 3003-4070 no dia 17/04/2024 (protocolo de atendimento*******5692) e falei com o atendente sobre o caso.
Fui informado que o desconto era para realizar o pagamento parcial da fatura pois o Banco Inter entende que eu pagaria mais juros e fez puxou o pagamento automático por mim.
Informei que sabia do que se tratava e de que eu estava ciente dos juros pois assinei o termo ciente das condições, de que se não houver pagamento no prazo, estou sujeito a juros, impostos e multa e que a instituição pode realizar bloqueio ou cancelamento do cartão (conforme termo assinado em 19/01/2024. Em nenhum momento concordei com outro tipo de condições para essa prática, tampouco deixo o débito automático ativado, pois entendo as condições em que estou sujeito e tenho o direito de escolha, assim como o Banco tem o direito de após um determinado prazo, notificar o Serasa ou SPC.
Sendo assim, solicitei o estorno do valor à minha conta corrente e a resposta foi de que não era possível.

Solicito aqui, via Reclame Aqui, novamente o estorno do valor e reitero de que estou ciente dos juros e possuo um planejamento financeiro para pagamento da fatura integral e das próximas faturas nas MINHAS DATAS previstas.

02/05/2024 às 17:43

Olá, Sandoval!

Analisamos cuidadosamente a demanda referente ao débito lançado na sua conta corrente e esclarecemos que devido ao atraso no pagamento das faturas do seu Cartão de Crédito Inter, não é possível realizar o estorno que você solicitou.

Importante informar que essa decisão está em conformidade com a Resolução do Banco Central Nº 4.790, DE 26 DE MARÇO DE 2020, Art. 4º, inciso II - b, que nos dá permissão para fazer débitos relacionados ao pagamento de operações de crédito que estão em atraso, inclusive por meio de lançamentos parciais diretamente na sua conta corrente. Por esse motivo, debitamos o valor necessário na sua conta digital para amortizar parcialmente o saldo devedor.

Você ainda tem outras opções de negociação para quitar o saldo devedor restante. Basta acessar o super App e consultar as opções disponíveis no campo negociação de dívidas ou utilizar o Portal de Negociação através do link:

Destacamos a seguir a cláusula que autoriza o débito realizado. Você também pode consultar a íntegra do Contrato pelo nosso Super App.

15.5. Em caso de falta ou atraso no pagamento de qualquer obrigação decorrente deste CONTRATO, o TITULAR autoriza o INTER a debitar o Saldo Disponível necessário para quitar a Fatura Mensal ou, no mínimo, o Saldo Disponível suficiente para pagar o Pagamento Mínimo da Fatura Mensal.

15.5.1. O saldo remanescente da Fatura Mensal será financiado conforme estabelecido nas cláusula 16 e 17 abaixo, com os Encargos previstos neste contrato ou por outra forma acordada entre as partes.

Ressaltamos também que, antes de tomarmos essa medida, comunicamos sobre o débito em seu e-mail cadastrado e estamos disponíveis para negociação através do APP > negociação de dívidas.

Negociação de Dívidas Simples e 100% Online - Inter

Aproveite as condições especiais do Programa Desenrola Brasil e negocie suas dívidas de cartão de crédito. Desenrole sua vida financeira com o Inter.

Está com problemas com Inter?

Bancos Tradicionais e Digitais