Diploma inválido e falta de emissão de nova via pela Faculdade Intervale

Não resolvido
Governador Valadares - MG
07/08/2026 às 18:38
ID: 255908459
RECLAMAÇÃO CONTRA A FACULDADE INTERVALE CNPJ: 02156387/0001-03
Venho, por meio desta, registrar minha profunda indignação e denunciar a conduta da Faculdade Intervale em razão dos graves transtornos e prejuízos que estou sofrendo.
Concluí o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia em 31 de Agosto de 2021, na Faculdade Intervale, recebendo meu certificado de conclusão em 17 de Dezembro de 2021. Até então, acreditava que toda a documentação estava regular.
Entretanto, ao ser nomeada em um concurso público, trabalhado e há 1 ano 3 meses fui surpreendida com a informação de que meu certificado/diploma não era válido para fins de permanecer em sala como pedagoga, tornando meu título incompatível com as exigências legais. Diante dessa situação, iniciei imediatamente contato com a instituição para solucionar o problema.
Em um primeiro momento, fui atendida e recebida com atenção pela faculdade. Solicitei a emissão da segunda via do diploma, informando que o documento anteriormente emitido estava compromentendo a habilitação necessária a qual a instituição necessitava.
A Faculdade Intervale informou que seria necessário o pagamento de uma taxa de R$ 247,00 para UNIACIPE EDUCACIONAL, cuja CNPJ 62.086.990/0001-80 afim da emissão de um novo diploma agora em um modelo com QRCode, conforme os padrões atualmente exigidos. Efetuei o pagamento imediatamente, via PIX, no dia 05/05/2026 e fui informada de que, devido ao grande número de solicitações, o prazo para emissão seria de até 90 dias. No mesmo instante enviei os documentos solicitados pelo email que me passaram.
Ocorre que, após isso, a Faculdade Intervale simplesmente deixou de responder às minhas solicitações. Não obtive mais retorno por e-mail nem por WhatsApp, apesar das inúmeras tentativas de contato. Essa ausência de resposta me deixou em situação de extrema angústia e insegurança, diante do risco real de perder o cargo público para o qual fui regularmente aprovada.
Diante de todo o exposto, manifesto minha total indignação com o descaso, a falta de compromisso e o desrespeito da Faculdade Intervale para com seus alunos. Estou sendo gravemente prejudicada por uma situação que não foi causada por mim, mas pela emissão de um documento que não atende às exigências legais e pela falta de providências da instituição para regularizar o problema, mesmo após o pagamento da taxa exigida.
Solicito uma solução imediata, com a emissão do documento válido e regular, ou outro documento oficialmente reconhecido que assegure meus direitos e impeça que eu seja prejudicada profissionalmente, uma vez que já estou abalado emocionalmente.
Caso a situação permaneça sem solução, buscarei todas as medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, para que sejam apuradas as responsabilidades da instituição e do MEC, uma vez que essa instituição está cadastrada regulamente para reparar todos os prejuízos sofridos.
Por fim, registro que me sinto profundamente decepcionada e enganada pela Faculdade Intervale, pois confiei na regularidade do curso e da documentação emitida, e hoje enfrento o risco de perder um cargo público em razão da omissão da própria.
Compartilhe
Consideração final do consumidor
20/08/2026 às 17:52
[Editado pelo Reclame Aqui]
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0