sofri um [Editado pelo Reclame Aqui] no posto Ipiranga da ***** SP

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

18/05/2026 às 10:25

ID: 248935565

À Ouvidoria da Rede Ipiranga
Posto Ipiranga ***** Grupo Majore Paula Auto Posto LTDA
Olá, boa tarde.
Estou entrando em contato para registrar uma reclamação sobre algo que me aconteceu no dia 12 de maio de 2026, no Posto Ipiranga da *****, em São Paulo.
No início da tarde, por volta das 17h, fui ao posto abastecer com gasolina. O frentista se ofereceu para dar uma olhada na água do limpador de para-brisa e eu deixei, sem problema nenhum.
O que me chamou atenção foi que ele abriu o capô, cochichou com outro frentista que veio tomar o atendimento, e logo pediu para eu ligar o carro e acelerar. Achei estranho, porque meu carro é um T-Cross Confort 2024, tem só 17 mil km, está em dia com as revisões e o painel não mostrava nenhuma anomalia. Mas fui de boa-fé e fiz o que ele pediu.
Aí ele veio me dizer que o radiador estava tão quente que a tampa estava quase arrebentando e que o fluido estava quase no zero. Como o painel do carro não indicava nada disso, estranhei bastante. Falei que ia verificar com um mecânico de confiança e que ia embora mas ele ficou me impedindo de sair, insistindo que o carro ia dar problema e tentando me convencer a comprar um fluido por R$ 49,00. Tirei foto do produto e fui embora mesmo.
Foi aí que começou o problema: assim que saí do posto, o painel do meu carro que até então estava normal começou a apitar e avisar que o fluido do radiador estava baixo. Fiquei assustada, mas como moro perto resolvi voltar pra casa primeiro e pensar com calma.
Preocupada com o carro, decidi voltar ao posto por volta das 19h para resolver. Pedi para trocar todo o fluido do reservatório. E foi aí que entendi o [Editado pelo Reclame Aqui]: para retirar o fluido, o frentista fez exatamente a mesma coisa que na primeira vez pediu para eu ligar o carro e acelerar enquanto mexia na mangueira. Tenho certeza de que foi isso que ele fez lá atrás, sem que eu tivesse permitido, para esvaziar o radiador e criar o problema do zero.
Deixa eu ser bem clara: eu autorizei apenas a verificação da água do limpador de para-brisa. Não autorizei nada no radiador.
E ainda teve mais: na hora de pagar, me cobraram R$ 79,00 pelo frasco do fluido, sendo que ele tinha me dito que custava R$ 49,00. Aí falou que o produto tinha acabado e que tinha usado um mais caro mas em nenhum momento me avisou disso antes de colocar no carro. Simplesmente colocou e me apresentou um valor diferente na hora de pagar.
Tenho fotos do produto e o comprovante de pagamento.

Compartilhe

Resposta da empresa

27/05/2026 às 14:22

Olá Natalia, espero que esteja bem! 😊

Agradecemos por compartilhar seu relato com a gente.

A sua mensagem é muito importante para acompanharmos de perto a jornada dos nossos consumidores com os nossos produtos, serviços e parceiros. Prezamos muito pela transparência e pelo respeito em todas as relações, e por isso levamos esse tipo de retorno com bastante atenção.

Aproveito para explicar um ponto importante: a Ipiranga atua principalmente na distribuição de combustíveis e, conforme normas da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), não realiza a administração dos postos ou das lojas de conveniência, já que se tratam de empresas juridicamente distintas.

Ainda assim, registramos o seu relato e sinalizamos o time comercial responsável pelo posto, compartilhando os pontos que você levantou e como isso impactou a sua experiência, para que as devidas tratativas internas possam ser avaliadas.

Seguimos à disposição por aqui caso surja qualquer outra dúvida ou se precisar de mais algum apoio.

Agradecemos a compreensão e o contato. 💛💙

Atenciosamente
Beatriz Renatta
Time de Relacionamento Ipiranga

Réplica do consumidor

27/05/2026 às 16:07

Entendo o que vocês estão dizendo sobre o modelo de franquia, mas essa resposta infelizmente não resolve meu problema.
Quando entro em um posto com a bandeira Ipiranga, eu não vejo uma franquia eu vejo a Ipiranga. A marca está na fachada, no uniforme, em tudo. Como consumidora, não tenho como saber nem por que motivo deveria me preocupar com quem opera o posto por trás. O que acontece ali é, para mim, responsabilidade da Ipiranga.
Se a empresa não tem nenhum controle sobre a conduta de quem usa sua marca, isso é um problema sério e que afeta diretamente a confiança que o consumidor deposita nela. Porque se eu não posso confiar no posto, eu também não posso confiar na Ipiranga.

Aguardo uma solução de verdade.