Curso profissionalizante inadequado para crianças e recusa de reembolso

Não resolvido
Itatiba - SP
10/03/2026 às 18:09
ID: 242893245
Esta empresa visitou escolas públicas de Itatiba com a promessa de um curso profissionalizante diferenciado, propaganda em forma de "diploma destaque" com o nome do aluno, mais cartão de recompensa no valor de R$ 80,00, Reunião coletiva em sessão única para aquisicao ocorrida em um conhecido colégio particular da cidade . Aparentemente, tudo muito promissor. Entretanto, após a participação na primeira aula digital GRAVADA POR UMA VOZ SONOLENTA DE IA, verificamos que a complexidade dos conteúdos, a linguagem tecnicista e a ausência de didática, são totalmente inapropriadas para uma criança de 11 anos de idade que cursa o 6 ano do Ensino Fundamental. Não bastasse a metodologia ineficiente ,ainda seria necessário a aquisição de 5 aplicativos pagos, mensalmente, ou seja, gastos não mencionados a estudantes de escolas públicas. Após todas essas constatações, amparados pela lei do consumidor, tentamos sob todas as formas o reembolso do valor total do curso pago a vista, via Pix .
Diante da recusa veemente dos responsáveis, buscamos esse canal para informar, a inadequação na venda de cursos com conteúdo e metodologias adulta a crianças de ensino fundamental.
Compartilhe
Resposta da empresa
11/03/2026 às 10:24
Olá, tudo bem?
Agradecemos por compartilhar seu relato. Levamos muito a sério todos os feedbacks recebidos, pois eles nos ajudam a aprimorar continuamente nossos serviços.
Gostaríamos de esclarecer que o curso contratado foi o de Design Gráfico, que faz parte de uma trilha de formação avançada dentro do nosso sistema de ensino. Para um melhor aproveitamento desse conteúdo, é importante que o aluno tenha passado anteriormente pelos módulos básico e intermediário, que fornecem a base necessária para compreender as ferramentas e conceitos trabalhados. É semelhante ao processo educacional tradicional: iniciar o Ensino Médio sem concluir o Ensino Fundamental, ou começar uma faculdade sem a formação anterior adequada, pode gerar dificuldades no acompanhamento do conteúdo.
Assim que recebemos o contato, nossa coordenação pedagógica entrou em contato para orientar a melhor forma de aproveitamento do curso, inclusive oferecendo suporte ao aluno por meio de encontros online via Meet, onde professores e monitores auxiliam nas dúvidas e no acompanhamento das atividades.
Também foi sugerida a troca para outro curso mais adequado à faixa etária e ao nível de conhecimento, como Informática ou Idiomas, que costumam ser excelentes portas de entrada para alunos mais jovens. Atualmente contamos com mais de 80 cursos disponíveis, voltados para diferentes idades e níveis de aprendizado.
Vale destacar que nossa instituição atua há anos na área de educação profissional, oferecendo cursos reconhecidos nacionalmente e disponibilizados por meio de um sistema de ensino autorizado pelo MEC, sempre buscando levar qualificação e oportunidade para jovens e adultos. Nosso compromisso é justamente democratizar o acesso à educação e ao desenvolvimento profissional.
Reforçamos que nossa intenção é sempre encontrar a melhor solução para que o aluno tenha uma experiência positiva de aprendizado. Por isso, nossa equipe permanece à disposição para realizar a adequação do curso, garantindo que ele tenha acesso a um conteúdo mais compatível com sua idade e momento educacional.
Seguimos à disposição para auxiliá-los da melhor forma possível.
Atenciosamente,
Instituto de Preparo Profissional
Réplica do consumidor
11/03/2026 às 13:50
Discurso similar, modular e . tecnicista enviado, anteriormente, via aplicativo, Whatssap é reemitido aqui.
Não se trata de "esbaforir" discursos, mas reconhecer o problema real: UM CURSO EM FORMATO, ESTRUTURA e METODOLGIAS ADULTA, VENDIDO PARA A SUPOSTA APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA DE 11 ANOS.
O minimamente ético, profissional e íntegro que se espera de uma verídica empresa de ensino, nessa ocasião, é o reconhecimento falho e a devolução do valor investido, uma vez que é evidente o leso dano cometido a integridade cognitiva e intelectual da criança em questão.
Réplica da empresa
11/03/2026 às 14:11
Prezado
Agradecemos novamente pelo seu retorno e pela oportunidade de esclarecer os pontos apresentados.
Primeiramente, reforçamos que a matrícula e a contratação do curso foram realizadas pelo responsável legal do aluno, momento em que as informações referentes ao formato das aulas, metodologia de ensino e funcionamento do curso são apresentadas. Nosso modelo pedagógico segue um sistema estruturado de ensino, desenvolvido para estimular autonomia, raciocínio e desenvolvimento progressivo dos alunos.
Em relação à colocação de que o curso teria formato exclusivamente adulto, esclarecemos que nossa metodologia é aplicada a diferentes faixas etárias. Atualmente contamos com mais de 4.500 alunos ativos, sendo aproximadamente 80% adolescentes e jovens, que participam regularmente das atividades pedagógicas propostas.
Inclusive, nossa coordenação pedagógica avaliou o caso e indicou a possibilidade de realizar a troca para um curso mais adequado à faixa etária do aluno, considerando a etapa de desenvolvimento e aprendizado. Nosso entendimento pedagógico é que, para o aluno avançar em áreas mais específicas ou técnicas, é fundamental primeiro consolidar uma base de conhecimentos essenciais.
Hoje, nosso direcionamento educacional é que muitos alunos iniciem cursos profissionalizantes a partir dos 10 anos, justamente porque a legislação permite que, a partir dos 14 anos, o jovem possa ingressar no mercado como jovem aprendiz. Para isso, é importante que já possuam noções e conhecimentos básicos em áreas administrativas, tecnológicas, que auxiliam no desenvolvimento acadêmico e profissional.
Ao longo da nossa trajetória, já formamos mais de 25.000 alunos, atendendo estudantes nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás. Esse histórico reflete nosso compromisso com a educação e com a qualidade do serviço prestado.
Inclusive, em nossa página no Google, contamos com mais de 1.000 avaliações, mantendo uma média de 4,7 estrelas, o que demonstra o reconhecimento de milhares de alunos e responsáveis que passaram por nossa metodologia.
Lamentamos sinceramente que, neste caso específico, a experiência inicial não tenha correspondido às expectativas apresentadas. Permanecemos à disposição para dialogar, avaliar a situação junto ao setor pedagógico e buscar a melhor solução possível.
Nosso compromisso permanece sendo a transparência, o respeito aos responsáveis e, principalmente, a qualidade do ensino oferecido aos nossos alunos.
Atenciosamente,
Equipe de Atendimento
Réplica do consumidor
11/03/2026 às 15:01
Encerramos nossa reclamação e buscaremos meios legais para solucionar o nosso caso, uma vez que o "NOVAMENTE ,REPETITIVO e EXECRADO discurso EXPOSTO pela suposta empresa de aprendizagem , mais uma vez retifica que suas disposições não avançarão além dos DISCURSOS VERBORRÁGICOS.
Consideração final do consumidor
11/03/2026 às 15:06
Após diversas tentativas de negociação, a empresa se recusa a ressarcir o valor investido.
Essa empresa oferece cursos técnicos gerados por IA, com metodologias ineficientes e incompatíveis à didática necessária para aprendizagem de crianças matriculadas no Ensino Fundamental (11- 12 anos de idade)
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0