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Reclamação não resolvidaNão resolvido

Itaú cancela cartão de débito antes da expiração e antes do recebimento do novo cartão

Banco Itaú
Nova Friburgo - RJ
19/01/2023 às 20:47
ID: 157788501
Status da reclamação:
Reclamação não resolvidaNão resolvido

Em 17/01/2023, recebi um SMS do banco Itaú informando que meu cartão de débito final 0434 - cuja data de expiração impressa no cartão é Fevereiro/2023 - havia expirado, antes que eu tivesse recebido o novo cartão. Testei o cartão em vários caixas automáticos e, de fato, não funciona mais.

No dia seguinte, recebi um email do banco sugerindo que eu desbloqueasse o novo cartão ainda não recebido e o cadastrasse em carteiras externas (GooglePay, etc.) para fazer pagamentos de compras. Não utilizo estas formas de pagamento, não costumo levar gadofones quando saio (se preciso, levo um celular REAL, não um minicomputador com tela de vidro), e nem todos os locais aceitam pagamentos por estes métodos.

Jamais antes deixei de receber um novo cartão - seja de débito ou de crédito - de qualquer instituição, financeira ou não, bem antes de sua expiração, e nem tive um cartão supostamente dentro da validade cancelado antes do recebimento do novo cartão.

Para melhor documentação, qualquer manifestação que a empresa deseje realizar será acatada exclusivamente por escrito - através deste canal ou por email, carta ou ofício endereçados a mim.

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Resposta da empresa

20/01/2023 às 17:57

Olá Pedro,

Esperamos que esteja bem.

Em atenção ao protocolo Nº XXXXXX656.

Informamos que o seu cartão final XXX4 não possui bloqueios, ele está ativo e válido.
Você poderá utiliza-lo normalmente.

Verificamos que em 17/01/2023 foi realizada a renovação e emissão da nova via de seu cartão.
Ela será entregue em seu endereço de correspondência até 27/01/2022.

Agradecemos a oportunidade de atender sua solicitação e permanecemos à disposição,


Atendimento | Itaú Unibanco S/A
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Consideração final do consumidor

20/01/2023 às 20:38

O Itaú respondeu que o cartão não possui bloqueios, está ativo e válido. Faltou informar isso aos caixas eletrônicos da agência, uma vez que testei o cartão em TODOS e nenhum o aceitou. Obviamente, após estes testes, eu não iria arriscar passar pelo constrangimento de tentar utilizá-lo em um estabelecimento comercial e ele também não funcionar. A destruição do excelente Unibanco, de onde minha conta de quase 30 anos foi migrada, parece ter sido concluída com sucesso.

O problema foi resolvido?
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