Itaú: erro na aplicação em fundos de investimento, atendimento cada vez mais precário e falhas primárias de sistema cada vez mais freqüentes

Banco Itaú
Nova Friburgo - RJ
08/12/2023 às 01:12

Invisto em fundos de investimentos do Itaú há anos, e a variedade e qualidade dos produtos é uma das principais razões que me fazem manter a conta no banco. O Itaú disponibiliza mais de cem fundos com aplicação mínima e adicional de R$ 1,00, o que incentiva os clientes a desenvolverem o hábito de aplicar, além de isso ser extremamente prático quando se tem um pequeno valor sobrando na conta corrente.

Há pouco mais de duas semanas atrás, o aplicativo para computador passou a apresentar um erro - ao se digitar um valor de aplicação inferior a R$ 10,00, o sistema exibe uma mensagem informando que a aplicação mínima é de R$ 10,00, mesmo esta sendo de R$ 1,00. Só é possível fazer aplicações abaixo de R$ 10,00 nestes fundos através do aplicativo para smartphones, que não me agrada utilizar.

Contatei o serviço Fale Conosco - lamentavelmente, cada vez com menos opções de contato - e como de praxe, a reclamação foi concluída sem que eu recebesse qualquer resposta por email. Recebo normalmente todos os demais emails do Itaú - saldo diário de conta corrente, informações de transferências, etc. Só as mensagens do quase moribundo Fale Conosco não são recebidas.

Devo receber um valor significativo em breve, e a intenção era aplicá-lo em fundos do Itaú. Por esse motivo, passei semanas estudando o catálogo de fundos do banco, inclusive fazendo pequenas aplicações em alguns dos que escolhi para marcá-los. Ocorre que as cada vez mais freqüentes falhas de sistema - incluindo falhas absolutamente primárias como esta, que podem ser retificadas literalmente em minutos - vêm desagradando e transmitindo insegurança não só a mim, como a uma infinidade de outros clientes, o que se pode constatar em comentários em redes sociais e aqui mesmo no Reclame Aqui.

Menciono ainda a queda drástica na qualidade do atendimento por todos os canais do banco, razão pela qual minha mãe, por exemplo, decidiu encerrar sua conta de mais de 20 anos no Itaú, na qual recebia duas pensões de valor razoavelmente alto, e levar seus recebimentos e patrimônio para outra instituição.

Isto posto, faço as seguintes perguntas: o banco tem alguma intenção de retificar o problema na aplicação dos fundos? A instituição está ciente da insatisfação de uma gigantesca parcela de seus clientes com o atendimento cada vez mais precário e as falhas técnicas básicas cada vez mais freqüentes que, arrisco dizer, são resultado direto das demissões em massa e do fechamento de enorme quantidade de agências nos últimos meses?

Finalmente: o banco Itaú prefere que eu encerre minha conta de mais de 30 anos (originalmente do Unibanco) e procure os serviços outra instituição bancária, a exemplo do que fez minha mãe?

13/12/2023 às 10:47

Olá, Pedro, bom dia!

Esperamos que esteja bem.

Segue parecer da área enviado para os e-mails:

Em resposta à sua mensagem XXXXXXX, informamos que tentamos contato via telefone, mas não tivemos sucesso.

Identificamos seu acionamento anterior via Fale Conosco que foi respondido, porém notamos divergências no endereço de e-mail antes XXXXXXXXXXXXXXXX que pode ter ocasionado o não recebimento.

Quanto a situação reportada, de indisponibilidade no valor mínimo para aplicação em fundos via app no computador, foi levada a conhecimento dos gestores da área, que estão trabalhando para a regularização o mais breve possível, porém ainda sem data definida para a correção.

Adicionalmente, informamos que as aplicações dos fundos de valor mínimo permitido inferior a R$10,00 podem ser realizadas normalmente via app mobile, Agências e Telefone, onde profissionais capacitados podem auxiliar de imediato:

Investfone - Consultoria de investimentos por telefone
Em dias úteis, das 9 às 18horas
Capitais e regiões metropolitanas: 4004 4828
Outras localidades: 0800 970 48 28

Para falar com o Investfone digite a opção 3 e solicite ao atendente do 30hs o direcionamento de sua ligação.

Esperamos ter esclarecido sua dúvida. Conte com a gente sempre que precisar.

Analista de Processos e Qualidade Investimentos | Investfone

Atendimento Itaú | Fale Conosco

Conte com os especialistas isentos do Itaú.

Para falar com o Investfone, disque um dos números abaixo e verbalize a palavra investimentos:

4004 4828 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
0800 970 4828 (Demais localidades)

Atendimento em dias úteis, das 09h00 às 18h00.

SAC Itaú: 0800 728 0728, 24 horas por dia, 7 dias por semana
Deficientes auditivos ou de fala:
0800 722 1722, 24 horas por dia, 7 dias por semana
Ouvidoria Corporativa Itaú: 0800 570 0011,
das 9h às 18h (em dias úteis).

Caixa Postal: 67600 | CEP: 03162-971

Conheça nossa Política de
Privacidade On-line em:

13/12/2023 às 14:04

A resposta genérica e inútil apresentada pelo Itaú apenas seguiu o script da instituição para este tipo de questionamento, sem efetivamente endereçar meus questionamentos. Lamentável, mas nada além do esperado. Seguem meus comentários acerca das colocações do banco:

- Além de prezar pela comunicação por escrito para melhor documentação, expressão e compreensão dos assuntos a serem tratados, entendo que, se o cliente optou por um determinado canal para contatar o banco, é porque deseja receber o retorno pelo mesmo canal.

- Não há como haver divergências no email do serviço Fale Conosco, uma vez que este sequer solicita um email, utilizando o email de cadastro na instituição. Mais uma adição à monstruosa lista de falhas primárias dos sistemas do Itaú.

- Aqui preciso contar até cem e respirar fundo dez vezes para conseguir responder com alguma serenidade. Trata-se de um erro que qualquer programador de sistema de controle de estoque de botequim pode corrigir em, literalmente, um minuto. E já estamos na terceira semana desta falha patética. Vou me abster de comentar mais.

Adicionalmente, informamos que as aplicações dos fundos de valor mínimo permitido inferior a R$10,00 podem ser realizadas normalmente via app mobile, Agências e Telefone, onde profissionais capacitados podem auxiliar de imediato.

- Não tenho, nunca tive e jamais terei qualquer interesse ou disposição para ir a uma agência para lidar com funcionários despreparados ou perder tempo ao telefone para gerenciar meus investimentos, inclusive considerando que eu havia definido uma carteira de trinta e dois fundos do Itaú para onde direcionar os recursos supracitados. Também é péssima a experiência de fazê-lo num maldito smartphone - o câncer da sociedade atual - e quem lhes diz isso é alguém que começou a programar aos treze anos e ainda passa a maior parte de seus dias na internet, em frente à tela de um computador.

CONCLUSÃO

Após destruir praticamente tudo que havia de bom no excelente Unibanco, o Itaú agora parece determinado a canibalizar os poucos pontos positivos de seus próprios produtos, sistemas e canais de acesso. O serviço Fale Conosco, de envio de solicitações offline, praticamente não tem mais opções de contato, além de funcionar precariamente. O acesso ao internet banking através do site e do aplicativo para computador está cada vez mais limitado - notei recentemente que não é mais sequer possível, após a realização de um Pix para um novo favorecido, adicioná-lo à lista de favoritos, ou editar esta lista, o que só pode ser feito pelo aplicativo para smartphone.

Não acreditem nem por um segundo que acessar serviços bancários pela internet através de um smartphone é mais seguro do que por um computador desktop. Os riscos de segurança são incomparavelmente maiores e mais diversos.

Com relação à plataforma de investimentos, com uma equipe capaz de causar e incapaz de resolver falhas absolutamente básicas em tempo razoável, é preciso imaginar o que podem vir a causar a pontos mais complexos do sistema. Fica inviável confiar ou recomendar investimentos nos produtos do banco.

Para aportes maiores, recomendo o BTG Pactual Investimentos, com site e aplicativo, leves, intuitivos e estáveis, um amplo catálogo de opções de investimento e atendimento de alto nível.

Para qualquer valor de aporte, recomendo a Caixa Econômica Federal, cujos sites e aplicativos têm design simples, sem firulas desnecessárias, mas surpreendentemente eficientes. A instituição também conta com um excelente portfólio de produtos de investimento, com algumas das menores taxas do mercado.

Está com problemas com Banco Itaú?

Bancos Tradicionais e Digitais