Itaú internet banking: obrigatoriedade absurda do uso de aplicativo em smartphone

Banco Itaú
Nova Friburgo - RJ
16/07/2017 às 02:56

Ao acessar o internet banking do Itaú, foi-me apresentada a mensagem de que em breve o cartão de segurança não poderá mais ser utilizado para a realização de transações online, e de que o SMS token não está mais disponível, passando a ser obrigatória a instalação do aplicativo do banco em um smartphone.

Com minha experiência de mais de 32 anos como programador, em hipótese nenhuma utilizaria ou aconselharia a alguém que utilizasse este tipo de aplicativo em um smartphone, não só devido às inúmeras questões de segurança inerentes a este tipo de utilização, mas também pela exigência do banco de que, para que o aplicativo seja instalado, o cliente concorde em permitir que o programa tenha acesso à sua lista de contatos, lista de chamadas ativas e realizadas, dados de perfil, arquivos armazenados, localização, câmera e microfone do smartphone, entre outros, numa grotesca invasão da privacidade do cliente.

Assim sendo, solicito informações sobre como poderei continuar a utilizar o internet banking sem a falta de segurança de um smartphone e sem ter meus dados pessoais devassados pelo banco. Informo que já experimentei o "aplicativo Itaú no com [Editado pelo Reclame Aqui] dor", porém ao tentar acessar minha conta, recebi a mensagem de que o acesso a ela por aquele programa não estava disponível.

Para melhor documentação do caso, serão acatados contatos exclusivamente por escrito, através de correspondência ou de meu email cadastrado junto ao banco.

Pedro Corbett
    Brasil Livre - Direitos Individuais e do Consumidor

17/07/2017 às 09:47

Olá Pedro,

Recebemos sua manifestação. Pedimos gentilmente que aguarde nosso contato.

Solicitamos que a avaliação seja realizada somente após a resposta final, para que não seja encerrado automaticamente o protocolo de atendimento.

Banco Itaú

18/07/2017 às 21:24

Recebi a resposta da empresa por email. O banco insiste em promover a utilização de seu aplicativo para smartphones, o que, reitero, recomendo a todos que NÃO O FAÇAM.

A resposta também sugeriu a utilização do aplicativo Itaú no com [Editado pelo Reclame Aqui] dor. Como mencionei na reclamação, eu já havia instalado com sucesso este programa em diversos sistemas, porém em nenhum deles era possível fazer login com os dados de minha conta - sempre me era apresentada a mensagem acesso não disponível para esta conta corrente.

Após receber o email do banco, experimentei novamente fazer o download e instalar o programa, e o login com os dados de minha conta passaram a funcionar em todos os meus sistemas, o que claramente indica que algum bug foi corrigido desde a publicação da reclamação. Resta ativar o recurso de iToken deste aplicativo para meus com [Editado pelo Reclame Aqui] dores cadastrados em um caixa eletrônico, o que farei assim que tiver disponibilidade.

Com um programa para com [Editado pelo Reclame Aqui] dores disponível e funcional, não sendo então imposta a utilização de um smartphone, considero aceitável a substituição das confirmações de operações realizadas via internet dos métodos anteriores por este programa, e recomendo VEEMENTEMENTE que os clientes do banco dêem preferência a este tipo de acesso, evitando o aplicativo para smartphones.

Pedro Corbett
    Brasil Livre - Direitos Individuais e do Consumidor

Está com problemas com Banco Itaú?