Carro com defeito persistente no câmbio e motor, concessionária se recusa a reparar e negar relatórios.

Em réplica
Guarulhos - SP
21/07/2026 às 17:03
ID: 254481527
Estou registrando esta reclamação porque o meu carro continua com o mesmo defeito, mesmo após passar por duas manutenções na concessionária. Na última terça-feira, 07/07/2026 retirei o veículo achando que estava resolvido, mas o problema voltou logo em seguida.
Para piorar, ao procurar o gerente da loja (Sr. Wagner), ele me informou que só aceitaria receber o carro novamente se fosse para olhar o motor, recusando-se a mexer no câmbio. A desculpa usada foi que fiz uma troca de óleo por fora.
Ocorre que essa troca de óleo foi uma emergência extrema: o carro quebrou em um dia de tempestade, eu estava com meu filho de um ano e meio a bordo e a concessionária local estava alagada e inacessível 06/03/2026 . Foi uma decisão de segurança para proteger minha família. Uma troca de óleo urgente não quebra o câmbio de ninguém.
Além da recusa em olhar o carro todo, o gerente não me entregou os relatórios detalhados (Ordens de Serviço) das duas manutenções anteriores e disse que agora o caso seria tratado pelo setor jurídico deles.
Essa situação está gerando um prejuízo e um desgaste enorme. O carro falha do nada e pode parar no meio da rua a qualquer momento.
Eu e minha esposa perdemos totalmente a confiança no veículo. Deixamos de fazer as viagens de família que sempre fazíamos porque temos medo de sofrer um acidente grave com o nosso bebê no carro. Passar por esse estresse diário com uma criança pequena vai muito além de um simples aborrecimento.
Preciso que essa situação seja resolvida com máxima urgência. Eu estive na concessionária na última terça-feira, dia 07/07/2026, e deixei o carro lá. Eles decidiram me devolver o veículo no mesmo dia, garantindo que estava tudo certo.
Ou seja, eu dei a oportunidade para que ficassem com o carro o tempo que fosse necessário para investigar a fundo, mas preferiram me entregar o carro sem resolver o problema de verdade.
Para que a equipe da Renault entenda a gravidade, o carro apresenta os seguintes sintomas o tempo todo:
O veículo trepida muito e dá solavancos/trancos para frente constantemente.
Apresenta falhas graves na aceleração.
Quando o motor passa dos 1.800 giros, o carro falha ainda mais e a trepidação aumenta consideravelmente.
Ao engatar a marcha ré, o carro dá os mesmos trancos violentos para trás.
O único momento em que o comportamento melhora um pouco é quando mudo a alavanca do câmbio para o modo '"S'" (Esportivo), o que me dá mais certeza de que o defeito principal está no sistema de câmbio, e não apenas no motor como a concessionária quer alegar.
Não posso continuar com um carro desse jeito, que foi devolvido às pressas e coloca a minha família em risco a cada esquina. Aguardo uma solução rápida.
O que eu preciso que a Renault faça:
Quero as cópias das Ordens de Serviço das duas manutenções que já foram feitas.
Conserto completo: Quero que o carro seja avaliado por inteiro (motor, câmbio, parte eletrica, sensores e etc) e consertado de verdade, sem custos.
Troca do carro: Caso a concessionária não consiga resolver o defeito com total segurança, exijo a negociação para trocar esse carro por outro, de forma justa e sem que eu saia no prejuízo financeiro.
Aguardo um retorno urgente da montadora para resolvermos isso.
Se necessário tenho video do dia 6 de março ja avisando sobre o problema, e demais diálogos nos ajudar a chegar na melhor solução.
Compartilhe
Resposta da empresa
22/07/2026 às 08:30
Sr. Vinicius,
Bom dia!
Sua reclamação foi transferida da Renault para a concessionária para tratativa.
Conforme o gerente Wagner, o mesmo já o atendeu e explicou sobre os itens de garantia e o que podemos verificar no seu veículo.
Repassei novamente a ele esta nova reclamação.
Pedimos que faça contato com o mesmo, ou que compareça a loja para verificar as pendências apontadas.
Obrigada!
SAC ITAVEMA
Réplica do consumidor
22/07/2026 às 09:53
Gostaria de registrar que não aceito o direcionamento de volta para o gerente Wagner. Já tentei resolver com ele duas vezes e o problema persiste, sem que eu tenha recebido as notas fiscais dos reparos realizados. Preciso que a marca intervenha diretamente, pois o atendimento local não foi satisfatório.
Réplica da empresa
22/07/2026 às 12:54
Sr. Vinícius este canal é para tratativa da concessionária.
Sugerimos fazer contato com o SAC da Renault.
O reclame Aqui que o Sr. Abriu na página deles foi transferido para a concessionária.
SAC Renault
Nossas equipes de atendimento ao cliente estão à sua disposição pelo 0800 055 56 15, de segunda a sexta, das 8h às 20h. Sábado: Das 09h às 15h
Você pode escrever para nós por e-mail: [email protected]
Réplica do consumidor
22/07/2026 às 13:41
A resposta de vocês é inaceitável. O Reclame Aqui não é apenas uma 'porta de entrada' para repassar o problema para quem não o resolveu; é um canal oficial para solução de conflitos que a marca precisa intermediar.
O veículo já foi deixado na concessionária duas vezes sob a gestão do gerente *****, e o problema não apenas não foi resolvido, como não me forneceram a documentação/notas fiscais dos reparos realizados. O carro continua apresentando riscos sérios à segurança (trancos em subidas e na ré durante manobras, além de perda de rendimento e trepidação).
Não aceito ser redirecionado novamente ao atendimento local que já falhou repetidamente. Exijo a intervenção direta da Renault do Brasil para que me ajude de forma da marca para analisar o veículo, emitir o histórico de ordens de serviço e prestar uma solução definitiva.
Ou troca do veiculo, ou devolução do valor que dei de entrada.
Réplica da empresa
22/07/2026 às 16:51
Sr. Vinícius,
Boa Tarde!
Como informamos, esta página do reclame aqui é da Concessionária Itavema Guarulhos.
Entendemos que o Sr. não queira mais contato com o gestor Wagner, portanto de faz necessário acionar outro canal para atendimento da montadora, como se sua vontade.
SAC ITAVEMA