Itavema: Tentativa de lucrar R$ 20 mil sobre defeito de fabricação e negativa de OS

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Taboão da Serra - SP

18/03/2026 às 11:03

ID: 243567255

Registro minha indignação com a postura comercial da Itavema Renault. Meu veículo (Kwid 2025) apresenta defeitos crônicos de fabricação (Stop/Start e consumo excessivo) e, em vez de solucionarem o problema em garantia, o Gerente de Vendas (Sr. *****) propôs em 16/12/25 uma 'solução comercial' absurda: a troca por um modelo 2026 onde minha mãe, uma senhora idosa, teria um prejuízo de R$ 20.000,00 entre desvalorização e juros. Tentaram lucrar em cima de um vício oculto do produto que eles mesmos venderam.

Além disso, no atendimento de 17/03/26, o chefe da oficina (Sr. Bruno) confessou que o erro é comum e sugeriu desativar a função original do carro para 'parar de dar erro'. Como se não bastasse, a loja se recusa a abrir Ordem de Serviço formal e não envia o histórico solicitado via WhatsApp, ferindo o Art. 43 do CDC.

Exijo o envio imediato de todas as Ordens de Serviço (OS) desde a compra e o ressarcimento dos gastos com locação de veículos (Localiza) e Uber durante todas as vezes que o carro ficou imobilizado sem solução.

Compartilhe

Resposta da empresa

18/03/2026 às 14:33

Boa Tarde Sra. Marilda,
Lamentamos os inconvenientes causados.
Acredito que a Sra. tenha aberto esta reclamação com a montadora, mas a mesma nos direcionou para a tratativa.
Repassamos aos gestores da Unidade de Pinheiros - Sergio Marcos e Marco Lisboa.
Caso queira falar com o SAC da montadora, seguem os contatos:
Nossas equipes de atendimento ao cliente estão à sua disposição pelo 0800 055 56 15, de segunda a sexta, das 8h às 20h. Sábado: Das 09h às 15h
e-mail: [email protected]
Grata.
SAC ITAVEMA

Réplica do consumidor

22/03/2026 às 18:53

Os gestores mencionados já conhecem o caso e propuseram uma troca comercial com prejuízo abusivo de R$ 20 mil para o consumidor, em vez de honrar a garantia de fábrica. Não aceito mais 'tratativas' com a unidade de Pinheiros que sugere gambiarras (desativação de funções). Exijo uma solução da montadora Renault Brasil.

Réplica da empresa

24/03/2026 às 10:52


Bom dia Sra. Marilda,
Entendemos sua preferência para atendimento.

Para atendimento da Renault é necessário acionar um destes canais por favor:

Seguem os contatos:
Atendimento ao cliente estão à sua disposição pelo 0800 055 56 15, de segunda a sexta, das 8h às 20h. Sábado: Das 09h às 15h
e-mail: [email protected]

Obrigada!
SAC ITAVEMA

Réplica do consumidor

24/03/2026 às 21:49

A resposta da Itavema é inaceitável. Direcionar o consumidor para um 0800 após meses de falhas graves e tentativas de imposição de prejuízo comercial de R$ 20 mil na unidade de Pinheiros é um descaso total.

Informo que o contato com o SAC da Renault já foi realizado via e-mail e formulário oficial, com o envio de todas as provas documentais (Dossiê de Gastos, Notas Fiscais e Histórico de Falhas). Não aceito mais 'tratativas intermediárias' com a concessionária que sugere desativar funções originais do carro.

Exijo que a Renault Brasil se posicione sobre a substituição do veículo (Art. 18 do CDC). Esta reclamação permanecerá aberta até a solução definitiva.

Réplica da empresa

25/03/2026 às 08:07

Bom dia Sra. Marilda,
Entendemos seu posicionamento.
A Itavema Pinheiros está a sua disposição.
Vamos aguardar o posicionamento da montadora e acompanhar caso precisem de algo por parte da loja.
SAC ITAVEMA