Energia Solar por Assinatura: Cobrança Superior ao Esperado e Falta de Transparência nos Valores

Respondida
Entre Rios do Sul - RS
23/03/2026 às 10:05
ID: 244025255
Contratei a empresa Izigen com a proposta clara de reduzir o valor da minha conta de energia por meio de geração de energia solar por assinatura.
No entanto, já se passaram 2 meses desde a adesão, e para minha surpresa, o valor total pago (empresa + concessionária) está mais caro do que quando eu pagava apenas a concessionária.
Ou seja, o serviço que foi vendido como economia está, na prática, gerando prejuízo.
Até o momento:
Não houve a economia prometida;
Não recebi explicação clara sobre os valores cobrados;
Não está transparente como está sendo feita essa compensação de energia.
Diante disso, solicito com urgência:
1.Explicação detalhada dos valores cobrados;
2.Comprovação real da economia prometida;
3.Correção imediata da cobrança;
4.Caso não seja possível cumprir o que foi ofertado, cancelamento sem multa.
Fico no aguardo de uma solução rápida. Caso contrário, irei buscar meus direitos junto aos órgãos competentes.
Compartilhe
Resposta da empresa
23/03/2026 às 15:08
Olá,
Vamos explicar bem simples, conforme já explicamos todas as vezes que nos foi solicitado:
Sem IZIGEN: você pagaria R$ 240,90
Com IZIGEN: você pagou R$ 225,71
Ou seja: você pagou menos, não mais
A IZIGEN não substitui a conta da luz, ela:
reduz parte do valor (energia) conforme desconto contratado, mas impostos e taxas continuam.
Se somar tudo, tem economia sim
Sobre esse mês compartilhado
A sua usina gerou menos energia do que o consumo da unidade
Isso significa:
parte do consumo foi compensada pela IZIGEN e parte foi cobrada normalmente pela concessionária, lembrando que a fatura da concessionária não precisa ser paga. O valor já está incluído na fatura com economia enviada pelo IZIGEN.
Mesmo assim, houve economia no valor final
Sobre a reclamação
a reclamação foi feita por quem não é o titular da conta
A IZIGEN respeita a confidencialidade dos dados, por isso:
não pode compartilhar informações particulares com terceiros que não o titular.
Estamos sempre à disposição.
Equipe IZIGEN