Constrangimento e dificuldade de acesso ao banheiro para motoristas terceiros na unidade BTZ de Palmeiras de Goiás

Não respondida
Cachoeira Alta - GO
15/06/2026 às 18:25
ID: 251463011
Constrangimento e dificuldade de acesso ao banheiro para motoristas terceiros na unidade BTZ de Palmeiras de Goiás
Venho registrar minha insatisfação com um procedimento adotado na unidade da BTZ em Palmeiras de Goiás em relação aos motoristas terceiros que prestam serviços de transporte de milho para a fábrica de ração.
Os condutores que aguardam para descarregar ou carregar são obrigados a deixar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) retida na portaria para receber a chave do banheiro masculino. Após a utilização, precisam retornar à portaria para devolver a chave e recuperar o documento.
Além do constrangimento causado pela retenção de um documento pessoal indispensável ao exercício da profissão, existe outro problema grave: a distância entre o pátio de espera e a portaria é de aproximadamente 180 metros, exigindo um deslocamento de cerca de 360 metros no total para uma necessidade fisiológica básica.
Na prática, quando um motorista precisa utilizar o banheiro com urgência, esse procedimento torna-se extremamente desconfortável e até desumano. Muitos trabalhadores acabam atravessando a rodovia para procurar locais improvisados no mato, expondo-se a riscos de acidentes e condições inadequadas de higiene.
Entendemos a necessidade de controle e preservação do patrimônio da empresa, porém acreditamos que existem alternativas mais dignas e razoáveis que não envolvam a retenção da CNH nem a criação de obstáculos ao acesso ao banheiro.
Solicitamos que a BTZ reveja urgentemente esse procedimento, garantindo aos motoristas terceiros condições adequadas, respeito à dignidade humana e acesso facilitado às instalações sanitárias, conforme os princípios básicos de segurança, higiene e respeito ao trabalhador.
Aguardamos uma manifestação da empresa e, principalmente, uma solução para esse problema.