Cobrança duplicada de taxa de embarque

Em réplica
Aparecida de Goiânia - GO
19/02/2022 às 23:34
ID: 138750143
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesEm 18/02/*******, pelo WhatsApp da agência da capital, solicitei disponibilidade de poltrona, horário e valor da passagem para o dia 19/02/*******, me foi informado e cobrado o valor de R$*******,00 incluído todas as taxas e encargos (Paguei via PIX), escolhi a poltrona e fiquei ciente do horário do embarque, o atendente me passou a foto do meu bilhete.
Informei a ele que iria embarcar na rodoviária da cidade vizinha, então em áudio ele me informou qual seria o meu procedimento (chegando a rodoviária iria procurar a agência e solicitar a impressão do bilhete mediante apresentação do documento de identidade para assim embarcar). Até aí tudo bem, no entanto chegando na rodoviária, procurei o guiche da agencia e solicitei a impressão, a pessoa que me atendeu disse que para que eu pudesse embarcar teria de pagar novamente outra taxa de embarque no valor de R$2,50. Quando eu disse que não iria pagar, ela começou a me tratar com má educação e disse que se eu pagasse a única coisa que iria acontecer é que eu perderia a minha passagem pq eu estaria proibida de entrar no ônibus.
Enfim paguei R$5,00 de taxa de embarque, quando comprei pelo WhatsApp e fui obrigada a pagar R$2,50 no guiche físico para embarcar no ônibus (segundo a atendente é referente a taxa de embarque).
Compartilhe
Resposta da empresa
21/02/2022 às 08:21
Bom dia Katalina,
É um direito do consumidor reclamar e tirar dúvidas quando achar necessário, mas sobre a sua reclamação venho esclarecer os fatos. A empresa é detentora de autorização Regular e permissionária para explorar o mercado no qual a senhora comprou sua passagem , e segue a risca todos os procedimentos obrigatórios impetrados pela ANTT ( Agência Nacional de Transportes Terrestres ) que nos permite por Lei , cobrar do usuário a Taxa de embarque , pedágio e etc... para que essa taxa seja repassada para o próprio terminal. Sendo assim foi verificado que a senhora pagou o valor da passagem sem a inclusão da Taxa de embarque que é recolhida na hora do embarque do passageiro, conforme foi feito no dia de sua viagem corretamente. Não houve nenhuma cobrança indevida e estamos amparados legalmente , mas se tiver mais alguma dúvida que possamos esclarecer estamos a disposição. Peço que a senhora leia um pouco mais sobre os Direitos e Deveres dos passageiros que estão disponíveis na plataforma da ANTT.
obrigado e tenha um ótimo dia.
Réplica do consumidor
21/02/2022 às 14:21
Boa tarde!!!
Quando vc diz para que possa ler mais os meus direitos e deveres, vc está julgando o quê? Se reclamei é exatamente pq tenho conhecimento sim dos meus direitos, se a empresa de vcs é desorganizada quanto a comunicação não é um https://*******, mas sim de vcs. Como cliente, e cidadã conhecedora dos meus direitos e deveres o mínimo que eu esperaria da empresa seria um pedido de desculpas pela falta de educação por parte de vcs e também pela falta de comunicação entre os funcionários. Se eu não soubesse dos meus direitos não estaria reclamando. Tenho provas suficientes que me deixa claro que em nenhum momento me foi informado sobre a cobrança da taxa duplicada, uma vez que consta dentro do valor de R$******* e inclusive impresso no bilhete detalhando todos os serviços inclusos, o que no meu entendimento já havia pago sim o valor de TAXA que no próprio bilhete está nítido R$5,00. Penso que vc quem precisa melhor se orientar quanto aos cuidados e respeito aos cidadãos e utilitários do serviço de vcs. Peça desculpas pelo erro de vcs, que é mais bonito que ficar querendo jogar a culpa do erros de vcs no cliente. Se existe falta de comunicação entre vcs não é problema meu.