Venda [Editado pelo Reclame Aqui] de consórcio com promessa de contemplação e dificuldade de cancelamento e devolução de valores.

Resolvido
São Carlos - SP
16/07/2026 às 15:41
ID: 254100453
No dia 26/12/2023, recebi a ligação de um atendente chamado Marcelo, representando o Consórcio Chevrolet (Grupo Javep) de São Paulo. Durante a abordagem de venda, ele utilizou argumentos altamente persuasivos de forma mascarada, criando em mim a clara ilusão e a certeza de que eu seria contemplado em apenas 6 meses. Sabemos que os vendedores são proibidos por lei de prometer datas de contemplação, mas a abordagem foi feita de maneira a me induzir ao erro e me convencer a assinar o contrato sob essa [Editado pelo Reclame Aqui] expectativa.
Para piorar a situação, apenas dois meses após a venda, o Marcelo se desligou da empresa e nunca mais me deu qualquer suporte.
Ainda assim, cumpri rigorosamente com a minha parte do acordo: paguei todas as parcelas em dia durante 18 meses. Contudo, além de a contemplação prometida no 6 mês nunca ter acontecido, as parcelas começaram a sofrer reajustes abusivos, tornando a mensalidade inviável e muito mais cara do que se eu tivesse comprado o veículo diretamente na concessionária. Diante dessa quebra de expectativa e do custo abusivo, entrei em contato e fiz o cancelamento formal do consórcio há 12 meses.
Foi após o cancelamento que me deparei com a total falta de transparência da empresa: em momento nenhum da contratação fui informado sobre a burocracia e as regras de desistência. A empresa se recusa a fazer qualquer acordo amigável e afirma que os valores que investi só serão devolvidos caso eu seja sorteado na modalidade de excluídos ou no encerramento do grupo, previsto apenas para 2031.
É inadmissível que utilizem de técnicas de venda induzindo o cliente ao erro para depois reter o seu dinheiro por quase uma década. Exijo uma solução justa, a rescisão do contrato por vício de consentimento na venda e a devolução imediata dos valores pagos.
Deixo este relato registrado para alertar outros consumidores sobre essas táticas de venda ilusórias e evitar que mais pessoas caiam nessa situação.
Compartilhe
Resposta da empresa
20/07/2026 às 17:23
Olá, Jhonatan!
Tudo bem?
Acreditamos que esteja equivocado com a Concessionária, pois a JAVEP está presente em 6 cidades do INTERIOR do Estado de SÃO PAULO e NÃO na capital.
Mesmo assim, nosso vendedor está fazendo contato para tirar as dúvidas apresentadas.
Caso necessite, o canal de Ouvidoria da Javep atende pelo fone (14) 2104-7082 ou email: [email protected].
Estamos à sua disposição.
Consideração final do consumidor
21/07/2026 às 12:41
Realmente o consórcio não foi feito com o grupo JAVEP, conforme conversado com o vendedor no dia 20/07/2026, o consórcio pertence ao grupo CHEVROLET, logo quem poderia resolver o problema seriam eles, mas infelizmente até o momento apenas a JAVEP entrou em contato.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
8