Cobrança abusiva e ameaçadora violação do CDC

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Maceió - AL

21/08/2026 às 09:27

ID: 257026787

Venho por meio desta manifestar minha total indignação com as cobranças insistentes e o tom ameaçador que venho recebendo da empresa por meio de ligações, mensagens ou SMS.
Informo que tal postura viola frontalmente a legislação brasileira. O Artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/90) estabelece que, na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.
Além disso, o Artigo 71 do mesmo código prevê que utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação ou constrangimento moral é [Editado pelo Reclame Aqui] punível com detenção e multa.Diante do exposto, EXIJO:A interrupção imediata e definitiva de qualquer contato de cobrança com ameaças ou em horários inadequados.O esclarecimento formal sobre a origem e a legalidade deste suposto débito, com o envio de demonstrativo detalhado
.Aguardo retorno com a solução urgente deste caso, sob pena de registro formal de denúncia no Procon e adoção de medidas judiciais cabíveis para reparação de danos morais.

Compartilhe

Resposta da empresa

21/08/2026 às 14:19

Olá, Ricardo!

Sentimos muito se a nossa comunicação causou qualquer desconforto ou soou como uma ameaça. A nossa intenção é sempre orientar, e não coagir. Por isso, as mensagens que enviamos são apenas para alertar sobre os riscos de não ter uma estimativa de negócio formalizada. Esse tipo de informação é preventiva e busca evitar problemas futuros.

Para maiores informações, você pode entrar em contato com a nossa central pelo link https://ngne.me/bradescocard (atendimento digital) ou pelo telefone 0800 740 4066. O atendimento funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h30.

Em caso de dúvidas, seguimos à disposição!


Atenciosamente,

Jully Gibim
JCS Junior Advogados
Ouvidoria & Qualidade
[email protected] - Segunda a sexta das 8h às 18h.

Réplica do consumidor

21/08/2026 às 14:29

Já reclamei; já conversei através do WhatsApp; difícil de negociar. Quando tem uma proposta é 4 x maior que a dívida.