Defeito crônico no trocador de calor do Jeep Compass 2019/2020

Não resolvido
Recife - PE
04/06/2025 às 12:26
ID: 218809121
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesAdquiri um Jeep Compass 2019/2020, e recentemente fui surpreendido com um defeito grave no trocador de calor da transmissão. O problema causou contaminação cruzada entre o fluido de arrefecimento e o óleo da transmissão, prejudicando seriamente tanto o sistema de arrefecimento quanto a própria caixa de câmbio.
Este não é um caso isolado. Existem inúmeros relatos na internet e até ações judiciais reconhecendo que esse defeito é crônico em modelos Compass e Renegade, fruto de falha de projeto ou fabricação por parte da Jeep.
Mesmo com o fim da garantia contratual, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) protege o consumidor contra vícios ocultos (Art. 26, 3). O STJ já reconheceu que a garantia legal cobre problemas que surgem durante a vida útil do produto, independentemente da garantia de fábrica. E esse tipo de defeito, claramente estrutural e previsível, não deveria ocorrer em um veículo com menos de 6 anos de uso e com manutenção em dia.
O prejuízo é alto, com risco de perda total da transmissão, além de todos os transtornos causados.
Solicito que a Jeep se responsabilize integralmente pelo reparo do veículo, com substituição do trocador de calor, limpeza do sistema de arrefecimento e, se necessário, reparo ou troca da transmissão. Também reservo o direito de pleitear indenização por danos materiais e morais, se necessário, judicialmente.
Aguardo providências imediatas e uma solução definitiva, pois o problema compromete diretamente a segurança, o desempenho e a vida útil do veículo.
Compartilhe
Resposta da empresa
27/06/2025 às 15:16
Mensagem: Protocolo de atendimento: *****
Olá Marcelo!
Conforme contato telefônico realizado em 12/06/2025, após seu manifesto, a concessionária FIORI – GRACAS e nossas áreas internas foram acionadas para que pudéssemos entender e nos posicionar diante do ocorrido.
Após entrada do veículo na Concessionária FIORI – GRACAS foi identificado a necessidade de reparo no Trocador de Calor. Contudo, constatamos que seu veículo se encontra fora do período contratual de garantia, que se iniciou em 05/11/2019 e findou-se em 05/11/2022. Portanto, ficamos impossibilitados de dar continuidade ao seu atendimento em pleito de garantia/sem custos.
Reforçamos que todas as informações sobre cobertura de garantia estão detalhadas no Manual de Garantia, entregue juntamente ao Kit de Bordo do veículo, e que o atendimento realizado seguiu integralmente os critérios estabelecidos pela montadora.
Seus comentários foram devidamente registrados e permanecemos à disposição, sempre que necessário, em todos os canais de atendimento para demais dúvidas/solicitações.
Atenciosamente,
Janaina Macedo
Central de Serviços ao Cliente JEEP
Telefone: 0800 707 1000 ||| WhatsApp: (31) 2123-6000
Réplica do consumidor
27/06/2025 às 15:40
A resposta apresentada pela Jeep é inaceitável e ignora por completo o direito do consumidor diante de um vício oculto, amplamente conhecido e documentado em veículos da marca. O defeito no trocador de calor é crônico e recorrente, e não se trata de uma falha pontual, mas sim de erro de projeto e fabricação que afeta sistematicamente veículos da linha Jeep.
Basta uma breve pesquisa para encontrar centenas ou até milhares de relatos de consumidores enfrentando o mesmo problema, inclusive com ações judiciais vencidas contra a montadora, obrigando-a a arcar com os custos de reparo mesmo após o fim da garantia contratual, além de danos morais.
Além disso, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) é muito claro quanto a esse tipo de situação:
Art. 26, 3 Vício oculto:
Tratando-se de vício oculto, o prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito.
Ou seja, quando o problema não é aparente e só se manifesta com o uso, como é o caso do trocador de calor que compromete o câmbio após certo tempo de uso, o prazo legal não é contado a partir da compra, mas sim a partir do momento em que o defeito se revela.
Além disso:
Art. 18 do CDC:
Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade [...] que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam [...]
Neste caso, um veículo com trocador de calor com falha crônica que danifica o câmbio, um dos componentes mais caros do carro, certamente não está adequado ao uso normal, e fere a expectativa legítima do consumidor.
Portanto, reitero que o defeito apresentado no meu veículo configura vício oculto de fabricação e que, por lei, a Jeep é sim responsável pelo reparo integral, independente da garantia contratual.
Solicito imediata revisão da decisão e cobertura total do reparo, sob risco de prosseguimento da reclamação via Procon, ação judicial e maior divulgação do caso em outras plataformas.
Consideração final do consumidor
20/12/2025 às 09:23
Carros problemáticos e com defeito crônico. Pior de tudo, a Jeep foge das responsabilidades de reparo. Reparo dos danos apenas entrando na justiça.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0