Ambiente hostil, desvio de função e violação de privacidade na CASA LAGIOIA

Não respondida
São Paulo - SP
30/01/2026 às 12:58
ID: 239308371
Reclamação Ambiente hostil, desvio de função, violação de privacidade, falta de remuneração adequada e ausência de gestão
Venho registrar minha experiência como profissional na empresa CASA LAGIOIA. Onde atuei como cabeleireira / especialista em cabelos ondulados, cacheados e crespos, no período de [11/2025] até [01/2026].
O motivo desta reclamação é a soma de condutas e situações recorrentes que demonstram falta de gestão, falta de respeito e práticas que considero abusivas, resultando em um ambiente de trabalho hostil, desorganizado e prejudicial aos profissionais.
1) Ambiente tóxico e tratamento desrespeitoso com funcionários
O clima interno é extremamente pesado. A gestão demonstra falta de educação e postura profissional no trato com funcionários, além de ocorrerem comentários maldosos e inadequados envolvendo religião, estética e aparência física de colaboradores.
Também existe uma cultura constante de pressão e desvalorização, com atitudes que colocam um funcionário contra o outro, criando um ambiente de insegurança, desconforto e desgaste emocional.
2) Falta de liderança, alinhamento e gestão de equipe
Durante todo o período em que estive na empresa, não existiu estrutura mínima de gestão e alinhamento com a equipe.
Não há rotina de reuniões, direcionamento, processos claros ou organização de atendimento. Isso impacta diretamente o funcionamento das unidades e o bem-estar dos profissionais.
A consequência é evidente: alta rotatividade de funcionários, com diversas pessoas saindo em pouco tempo por não conseguirem permanecer no ambiente.
3) Desvio de função e exploração de trabalho sem remuneração
Em um determinado dia, fui solicitada a permanecer o dia inteiro na recepção, mesmo deixando claro que essa não era minha função (eu atuava como profissional de atendimento/cabeleireira, especialista em cachos).
Apesar disso, não recebi qualquer remuneração por esse dia.
Além disso, em outras ocasiões, fui solicitada a executar tarefas que não faziam parte do meu cargo, como:
lavar cabelos para outras profissionais;
auxiliar em tarefas operacionais diversas;
realizar demandas que não estavam relacionadas à minha função.
Essas situações ocorreram sem remuneração adicional e sem alinhamento prévio, como se fosse obrigação do funcionário fazer de tudo, o que considero desvio de função e exploração.
4) Violação de privacidade (situação grave)
Houve uma situação extremamente séria em que uma das responsáveis olhou meu celular pessoal, verificou com quem eu estava conversando e repassou essa informação para outra pessoa da gestão.
Posteriormente, fui chamada para questionamentos sobre o conteúdo da conversa, o que considero totalmente fora de qualquer limite profissional e uma violação grave de privacidade.
5) Represálias e atitudes inadequadas envolvendo meu trabalho e minha imagem profissional
Após eu deixar claro que meu objetivo era atuar na minha especialidade e não permanecer em funções como recepção, ocorreu uma atitude de represália: meus vídeos de apresentação e um vídeo de atendimento foram apagados das redes sociais do salão, sem qualquer conversa profissional.
Depois, os conteúdos foram repostados, porém eu precisei gastar tempo e energia resolvendo uma situação que jamais deveria ter acontecido.
Esse tipo de atitude é incompatível com uma empresa séria e prejudica diretamente a imagem profissional de quem está tentando construir uma carreira.
6) Pagamentos atrasados e falta de clareza nos repasses
Também ocorreram atrasos em pagamentos e falta de organização nos repasses, gerando insegurança para quem depende do próprio trabalho para ter renda.
7) Falta de valorização profissional e aproveitamento de ideias sem alinhamento
Em diversos momentos, busquei contribuir com ideias e estratégias para fortalecimento do salão, especialmente para atrair um novo público (cabelos naturais), mas não houve consistência e estrutura para implementação correta.
Além disso, ocorreram situações em que ideias foram utilizadas sem alinhamento adequado, enquanto o profissional continuava sendo desvalorizado no dia a dia.
8) Trabalho em evento sem remuneração (Estação Verão Praia Grande)
A empresa participa do evento Estação Verão (Praia Grande), um dos principais eventos da cidade, com stand e atendimento ao público.
O ponto grave é que profissionais escalados para trabalhar no local não recebem remuneração fixa ou pagamento pelo período trabalhado, mesmo sendo trabalho real, com atendimento direto e execução de serviços como escova, chapinha, babyliss e penteados.
A orientação é chegar por volta de 18h/18h30 e a saída ocorre por volta de 23h, o que gera uma jornada longa. Além disso, existe fila e dificuldade de entrada no evento, e não há pagamento referente ao deslocamento.
Na prática, são profissionais trabalhando em condições desgastantes (calor intenso, muitas horas em pé, alta demanda) para gerar movimento e visibilidade para a empresa, porém sem compensação justa.
9) Presença de profissionais muito jovens e falta de transparência nas condições de trabalho
Também presenciei situações envolvendo funcionárias menores de idade ou muito jovens, que eram direcionadas para trabalhar em uma unidade e, em seguida, remanejadas para outra, sem comunicação clara, sem organização e sem alinhamento adequado.
Além disso, o ambiente entre equipe frequentemente se tornava hostil, com episódios de desrespeito entre colegas, discussões e conflitos dentro das unidades.
Não existia transparência sobre regras, suporte, orientação ou condições formais para esses casos, o que gera preocupação e insegurança, principalmente por envolver profissionais jovens.
O que eu espero como solução
Registro esta reclamação para que a empresa:
Reavalie urgentemente a postura da gestão e o tratamento dado aos funcionários;
Estabeleça limites profissionais e respeito à privacidade de colaboradores;
Pare de solicitar tarefas fora da função sem remuneração ou acordo prévio;
Organize repasses/pagamentos com pontualidade e transparência;
Pare com atitudes de represália e condutas que prejudiquem a imagem profissional de funcionários;
Regularize e remunere corretamente profissionais escalados para eventos externos;
Implemente uma gestão mínima de equipe com alinhamentos, organização e respeito.
Deixo este relato como alerta para outros profissionais e também como solicitação de posicionamento da empresa sobre todas as situações descritas.