Kit de micro fundição com defeito e reembolso não realizado

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Aracaju - SE

09/07/2025 às 07:29

ID: 221629869

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Em fevereiro de 2025, comprei no site brasileiro Jóia Prática um kit de micro fundição de bancada no valor de R$ 3340 (~600) - Eu moro em Portugal. Antes da compra, foi-me garantido que não haveria necessidade de desalfandegamento pois tudo já estaria incluído e tratado pela empresa.

Assim que o equipamento chegou a Lisboa, a FedEx solicitou documentos e certificados que a empresa não possuía nem emite, o que já demonstrou falta de seriedade e profissionalismo. Ainda assim, enviaram documentos claramente improvisados, e o pacote acabou por ser liberado não sei como.

Mais tarde, tive que pagar 161 de taxas alfandegárias, mesmo após avisar a empresa que isso contrariava o combinado. O vendedor, *****, pediu que eu adiantasse o valor e prometeu reembolsar. Até hoje não fui reembolsada.

Além disso, o forno do kit chegou danificado (amassado), e a empresa inicialmente prometeu enviar um novo. Depois disso, deixaram de responder. O Luís chegou a dizer à minha mãe (que está no Brasil, e ligou-lhe diretamente, uma vez que já não me respondia por mensagens) que reembolsaria o valor diretamente a ela, mas nada foi pago, e ele parou de atender os contactos.

Considero esta empresa irresponsável, desonesta e completamente não profissional. Não se justifica tamanha irresponsabilidade por ser uma empresa pequena, o ***** começou a exportar equipamentos confiando na sorte, sem os documentos obrigatórios necessários e no primeiro problema, resolveu prejudicar o cliente, que ficou sem equipamento, e [Editado pelo Reclame Aqui] financeiramente.

Fica aqui o meu alerta para quem estiver a pensar comprar com a Jóia Prática: não recomendo sob hipótese alguma.

Compartilhe

Resposta da empresa

12/07/2025 às 11:19

Agradecemos sinceramente pela sua compra e pela confiança na Jóia Prática Ltda. CNPJ 46.*******.*******/*******50.

Referente à taxa cobrada pela FedEx no momento da entrega em Portugal, entendemos sua preocupação e gostaríamos de esclarecer alguns pontos importantes:

O valor pago no ato da compra cobriu o frete internacional, do Brasil até o endereço informado em Portugal. No entanto, em envios internacionais, é prática comum e prevista em lei que os tributos e encargos locais (como o IVA, taxas alfandegárias e administrativas da transportadora) sejam de responsabilidade do destinatário.

Essas cobranças são feitas diretamente pela autoridade aduaneira do país de destino, no caso Portugal, e infelizmente não temos controle ou acesso prévio a esses valores. Por isso, não estão incluídas no valor pago aqui no Brasil.

De toda forma, lamentamos pelo transtorno. Por isso colocamos à disposição para oferecer um desconto especial em uma próxima compra de 10% usando o ******* ou, caso prefira, avaliar um ressarcimento simbólico parcial, de R$*******,00 como forma de cortesia.

Nosso objetivo é manter uma relação transparente, respeitosa e profissional. Qualquer dúvida, seguimos à disposição!

Atenciosamente,
Equipe Jóia Prática Ltda.
CNPJ 46.*******.*******/*******50
*******

Réplica do consumidor

12/07/2025 às 11:29

[Editado pelo Reclame Aqui].
Simplesmente não se consegue acreditar na cara de pau da empresa. Garantiram que eu não teria nada a pagar, sim pois poderiam ter feito todas as diligências de impostos e afins para estar tudo incluído. Como me disseram.
Agora está claro que foi mentira pois nem tinham documentos para exportar quanto mais fazer os pagamentos de impostos devidos.
Me pediram para facilitar e pagar que depois me reembolsavam. Não o fizeram

O equipamento danificado já nem se fala não é? Pois era vossa obrigação enviar outro em condições perfeitas e eu tive que abrir mão disso, pelo desespero de perder *******.

Agora me oferecem simbolicamente ******* reais?? O equivalente a 58euros? Só podem estar a brincar. Eu fui [Editado pelo Reclame Aqui] muito mais do que isso.

Não aceito descontos pois certamente não voltarei a comprar na sua loja e não quero um reembolso simbólico, pois o que aconteceu não foi nada simbólico, temos números em concreto dos danos que causaram, desde as taxas que paguei até o forno que veio danificado

ASSUMAM O ERRO E REEMBOLSEM O QUE É DEVIDO.

Consideração final do consumidor

12/07/2025 às 16:37

É uma empresa pequena e com nenhuma seriedade. Exportam equipamentos sem documentos obrigatórios, enganam o cliente, não assumem a responsabilidade.
Eu fui [Editado pelo Reclame Aqui] por essa empresa de todas as maneiras: Atraso no envio, documentos em falta, mentiram sobre um reembolso que nunca foi feito, um equipamento veio danificado e não se responsabilizaram. Uma empresa NADA PROFISSIONAL. São irresponsáveis e não se importam em entregar nada de qualidade, vendem uma imagem no Instagram e nada condiz com o que fazem. Uma falta de profissionalismo e de vergonha. Não recomendo de forma nenhuma.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0