Falha nos sensores de temperatura do Renault Kwid Outsider 2022/2023 resultando em superaquecimento e danos ao motor

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Garanhuns - PE

04/05/2026 às 15:34

ID: 245639781

Reclamação de falha dos sensores de temperatura do kwid outsider, modelo 2022/2023.Comprei um kwid Outsider modelo 2022/2023 no dia 3 de julho de 2025, na concessionária da Renault em Garanhuns, Concessionária JPN.O carro foi comprado por 57.000, à vista, estava com apenas 17.774 km rodados, por ser o veiculo de Teste Drive.No dia 28 de dezembro 2025, menos de 6 meses após a compra, com o odometro registrando 26.012 km, após percorrer apenas 20 km entre o município de Garanhuns e o Município de Jupi, o carro apresentou defeito, perdendo a força e com engasgos. O carro foi imediatamente imobilizado, e ao se abrir o capô, o motor estava fumaçando, devido a alta temperatura. Vale salientar que antes do carro ser totalmente imobilizado, antes do início da apresentação da pane, o único sinal de irregularidade que foi apresentado foi acendimento da luz da injeção eletrônica. Portanto durante o percurso entre Garanhuns e Jupi, os alertas de superaquecimento do motor não foi acionado pelo veículo, conforme fotos tiradas no momento.No dia seguinte, 29/12, levei o carro à concessionária JPN. No primeiro momento da avaliação pela concessionária, através da ordem de serviço nr *****, de 29 dezembro 2025, foi emitido um parecer parcial com uma despesa de R$ 1.035,33 para substituição da bomba de ignição e tampa do cabeçote. Porém no decorrer das avaliações de testes da concessionária, observou-se que o motor deveria ser retificado totalmente, porque havia graves danos no motor. No dia 14 de janeiro de 2026 entrei em contato com a Renault, através do SAC *****, informando a situação. Eles disseram que iriam acompanhar e aguardar todo o procedimento da concessionária e que depois me dariam um posicionamento. A concessionária enviou o motor para uma Retífica aqui da cidade de Garanhuns, Retífica Ebenezer, que posteriormente enviou um orçamento para que a concessionária ou eu arcasse com a despesa da retificação do motor. Tive que assumir a despesa da retificação do motor para dá andamento do concerto pela concessionária, que não quis assumir o prejuízo. Paguei R$ 5.785,00 no dia 16 de janeiro de 2026. Quando o motor retornou para concessionária para montagem, foi constatado que o problema que ocasionou o superaquecimento do motor foi porque o radiador estava vazando o líquido de arrefecimento. Mas também foi constatado que havia falha no sistema eletrônico que não acionou automaticamente o reservatório do líquido de arrefecimento para abastecer o radiador, bem como não acendia os alertas de superaquecimento do motor no painel do veículo. Sendo assim foi necessário também a substituição do radiador por outro novo. Após vários testes realizados pela concessionária, no dia 17 de Março do corrente, após 2 meses e 15 dias da entrada do carro na concessionária, foi emitida a Nota Fiscal pela concessionária com as despesas do conserto do carro, no valor de R$ 3.300,00. Com isso, toda despesa do conserto do carro custou para mim R$ 9.085,00.Diante de todos esses fatos posso concluir, sem nenhuma dúvida, que todo problema que o carro apresentou, teve por causa o não acionamento dos sistemas ou alertas de superaquecimento do motor. Portanto a Renault deveria arcar com todas essas despesas, pois o problema foi ocasionado por falhas do próprio carro. Porém, mais uma vez ao entrar em contato com o SAC da Renault, eles informaram que não poderiam arcar com as despesas do conserto do motor, haja visto, que já havia inspirado o prazo de garantia de 3 anos de fábrica da Renault, que se vencera em novembro de 2025 e o carro só apresentou defeito em dezembro de 2025, isto é, apenas um mês após o vencimento da garantia de fábrica.

Compartilhe