Demora na Transferência de Veículos Adquiridos à Vista

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Aracaju - SE

18/03/2026 às 09:42

ID: 243602879

Venho por meio desta formalizar uma reclamação referente à compra de dois veículos realizada no dia 05 de janeiro de 2026, sendo um Hyundai Creta e um Nissan Kicks, ambos quitados à vista via PIX.

O pagamento foi devidamente confirmado, resultando no faturamento dos veículos e na liberação para retirada. Ainda na mesma semana da compra, cumpri com todas as exigências solicitadas, assinando as procurações necessárias junto ao setor de despachante, com o objetivo de dar entrada na emissão do ATPVE e concluir a transferência dos veículos para o meu nome.

Entretanto, até a presente data já decorridos aproximadamente 3 meses da compra o processo de transferência não foi finalizado, o que é completamente inaceitável.

Em contato com o escritório do despachante, fui informado de que:
O Hyundai Creta encontra-se atualmente em nome da empresa JRCA;
O Nissan Kicks, até o momento, ainda não foi transferido, com previsão de regularização para hoje (informação que vem sendo repetidamente adiada).

Ressalto ainda que venho tentando contato com o setor administrativo da empresa por diversos meios mensagens e ligações sem obter qualquer retorno. Trata-se de uma postura de total descaso e falta de respeito com o cliente, evidenciando negligência na condução do caso.

Segundo o próprio despachante, a conclusão do processo depende apenas de uma simples autorização da empresa para emissão do ATPVE em meu nome providência esta que, até o momento, não foi realizada.

Informo que possuo todos os comprovantes de pagamento, bem como registros de conversas com o vendedor, setor administrativo e despachante, que comprovam a veracidade dos fatos relatados.

Diante disso, exijo um posicionamento imediato e a regularização urgente da transferência dos veículos. Caso a situação não seja resolvida no menor prazo possível, tomarei as medidas cabíveis para rescisão da compra, com a devolução dos veículos e ressarcimento integral dos valores pagos, conforme é meu direito.

Aguardo retorno com a máxima urgência.

Compartilhe

Resposta da empresa

18/03/2026 às 16:43

Olá, Victor Rodrigues,

Agradecemos por compartilhar sua situação e lamentamos sinceramente pelos transtornos causados, especialmente em razão do tempo de espera.

Em relação ao Hyundai Creta, informamos que já encaminhamos o link para assinatura pelo proprietário da empresa e, na sequência, será necessário que o senhor também realize a assinatura para que possamos concluir o processo de transferência.

Quanto ao Nissan Kicks, no momento estamos aguardando a liberação por parte do despachante para darmos continuidade ao mesmo procedimento.

Reforçamos que estamos em contato direto com o senhor e qualquer atualização será informada imediatamente. Permanecemos acompanhando o caso de perto e à disposição para o que precisar.

Atenciosamente,
Central de Relacionamento JRCA
(82) 8188-8227

Réplica do consumidor

19/03/2026 às 12:23

Permaneço no aguardo da finalização da situação em questão, sem que até o momento tenha sido informado qualquer prazo para a sua resolução.

No caso do veículo Kicks, por exemplo, o setor de despachante limita-se a informar que aguarda a liberação do documento pelo DETRAN em nome da JRCA. Ressalto que essa mesma justificativa vem sendo apresentada desde o dia 09/03, sem que haja qualquer avanço concreto, uma vez que o referido documento nunca é efetivamente disponibilizado.

Diante disso, questiono por quanto tempo ainda terei que aguardar, inclusive para uma providência aparentemente simples, como a assinatura do proprietário da empresa para a resolução de um dos veículos. Ademais, preocupa-me o fato de que, após essa etapa, ainda será necessário enfrentar nova espera para a conclusão do mesmo trâmite em relação ao outro veículo (Kicks).

Aguardo um posicionamento claro, com prazos definidos para a regularização completa da situação.

Réplica da empresa

19/03/2026 às 16:49

Olá, Victor Rodrigues,

Agradecemos o seu retorno por este canal.

Conforme detalhado em nosso contato direto via WhatsApp, reforçamos que todos os esclarecimentos sobre o fluxo do processo e os próximos passos para a regularização dos veículos já foram compartilhados com o senhor.

Nossa equipe da Central de Relacionamento permanece acompanhando a evolução de cada etapa junto aos órgãos responsáveis e à diretoria, garantindo que qualquer novidade seja informada imediatamente pelos nossos canais de atendimento exclusivos.

Seguimos à disposição para o que for necessário até a conclusão definitiva do caso.

Atenciosamente,
Central de Relacionamento com o cliente
Grupo JRCA
(82) 98188-8227