Kimono encolheu severamente mesmo lavando de forma correta

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

30/04/2026 às 13:24

ID: 247389125

Adquiri um "Kimono Masc Ultralight" em 22/01/2026 (pedido *****), recebido em 26/01. Em 12/04, acionei o suporte por encolhimento severo. A empresa negou a garantia via Laudo *****, o qual impugno pelas seguintes falhas:

O contato ocorreu em 76 dias da entrega, dentro do prazo do Art. 26 do CDC. Por ser uma retração viscoelástica progressiva que ocorre após lavagens , o Superior Tribunal de Justiça (STJ) classifica o caso como vício oculto (Art. 26, 3). O prazo legal só inicia quando o defeito fica evidenciado.

O laudo reconhece redução de 5cm na manga e 6cm no tronco, mas não relata ter aplicado a norma ABNT NBR 10320, que é mandatória para determinação de alteração dimensional no Brasil. A avaliadora presumiu uso de alvejante apenas visualmente por manchas, sem qualquer análise das fibras. Intuições empíricas informais, não corroboradas nas normativas do sistema nacional, convalidam a completa deficiência do laudo.

A empresa vende e atesta no laudo que o kimono é de tecido "100% pré-encolhido". Isso é uma promessa contratual objetiva. Tecidos sanforizados de fábrica devem ter retração máxima de 1% a 2%. Até a ABNT NBR 12720 tolera perdas de apenas 3% a 5%. A perda relatada ultrapassa flagrantemente as normas do setor, enquadrando-se como ilícito publicitário e indução a erro (Art. 37 do CDC).

A responsabilidade por vício é solidária e objetiva. Cabe à fabricante, pela inversão do ônus da prova (Art. 6, VIII, CDC), provar de forma exaustiva e laboratorial a culpa exclusiva do consumidor.

Diante da falha estrutural que inviabiliza o uso da peça em regras desportivas oficiais, restando configurado vício de inadequação do produto (Art. 18, CDC), exijo a devolução imediata do valor pago, amparado pelo Art. 18, 1, II, do CDC.

Compartilhe

Resposta da empresa

13/05/2026 às 15:00

Olá, Anderson.

Recebemos sua manifestação e lamentamos sua insatisfação.

Conforme já informado por e-mail, sua compra foi realizada em 22/01/2026, com recebimento em 26/01/2026. O contato sobre o relato de encolhimento ocorreu em 12/04/2026, aproximadamente 76 dias após o recebimento da peça.

Ainda assim, a solicitação foi acolhida pelos canais oficiais da Kingz, e o kimono foi encaminhado para análise técnica pelo setor responsável, com emissão do Laudo n *****, já enviado ao cliente por e-mail.

Após a avaliação da peça, considerando suas condições físicas, o período de uso, as características apresentadas e as orientações de conservação do produto, não foi constatado vício ou defeito de fabricação que justificasse troca, restituição do valor pago ou acionamento da garantia.

Esclarecemos que o Kimono Ultralight é produzido com tecido pré-encolhido. No entanto, por se tratar de uma peça em algodão, sua conservação depende do cumprimento adequado das orientações de lavagem e secagem. O tecido pré-encolhido não torna o produto imune a alterações decorrentes de fatores externos de uso, manutenção ou procedimentos inadequados.

Também reforçamos que o prazo legal para reclamação permite a análise do produto, mas não implica aprovação automática da garantia. A procedência depende da verificação técnica das condições reais da peça.

Dessa forma, mantemos o posicionamento já encaminhado anteriormente e não será possível atender ao pedido de devolução integral do valor pago.

Permanecemos à disposição pelos canais oficiais para os esclarecimentos necessários e para o reenvio da peça, conforme já orientado.

Atenciosamente,
Equipe Kingz Brasil

Réplica do consumidor

13/05/2026 às 15:12

É o pior pós-venda que já tive contato, uma empresa que joga a culpa do produto ruim para o consumidor sem provas alguma. Péssimo atendimento e ainda dizem que fizeram um favor em avaliar a peça, sendo o mínimo da obrigação. Grande motivação para o caso jurídico vocês proporcionaram.

Parabéns pela falta de ética profissional e a coragem de enviar um laudo ridículo de amador daqueles.

Consideração final do consumidor

13/05/2026 às 15:13

Em toda minha vida nunca vi um atendimento e pos venda que me deixou nauseado, essa empresa se superou na arte do amadorismo

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0

Consideração final da empresa

13/05/2026 às 16:09

Olá, Anderson.
Lamentamos que sua experiência tenha gerado essa percepção.
A Kingz trata cada atendimento com seriedade, respeito ao consumidor e responsabilidade com seus processos. Neste caso, sua solicitação foi recebida, analisada pelo setor responsável e respondida formalmente pelos canais oficiais, com emissão de laudo técnico.
Entendemos sua frustração quanto ao resultado da análise e respeitamos seu direito de discordar. Da nossa parte, mantemos o posicionamento técnico já informado, com toda a documentação do atendimento devidamente registrada.
Permanecemos à disposição pelos canais oficiais, sempre que necessário, para eventuais esclarecimentos.
Atenciosamente,
Equipe Kingz Brasil