Cobrança indevida sem acordo

Em réplica
São Paulo - SP
04/08/2026 às 14:39
ID: 255600809
***** / negativação indevida e falta de tentativa de acordo
À Coordenação do Kumon e ao setor responsável,
Venho por meio desta registrar uma reclamação formal referente à cobrança realizada pela unidade do Kumon em que minha filha foi matriculada, bem como à negativação do meu nome, situação que considero injusta diante de todo o histórico que tive com a instituição.
Meu filho estudou no Kumon por aproximadamente um ano, período em que teve um excelente desenvolvimento, principalmente no processo de alfabetização durante a pandemia. Quando precisei retirá-lo antes da conclusão do contrato, houve a cobrança de uma multa contratual, a qual foi integralmente paga por mim, demonstrando minha boa-fé e responsabilidade com os compromissos assumidos.
Posteriormente matriculei minha filha mais nova na mesma unidade. No entanto, ela não chegou a frequentar nem um mês completo de aulas, pois a logística de horários tornou-se inviável para minha rotina de trabalho. Eu estava chegando atrasada ao serviço devido ao horário das atividades no Kumon.
Diante dessa dificuldade, procurei a unidade para conversar e tentar um acordo amigável. Ressalto que a mensalidade daquele mês já estava totalmente paga, e minha intenção era encontrar uma solução razoável, inclusive porque manifestei o desejo de continuar na instituição futuramente, caso conseguíssemos ajustar uma melhor organização de horários.
Entretanto, fui informada de que seria cobrada uma multa referente ao período contratual, sem qualquer possibilidade de negociação. Mesmo tentando explicar a situação e demonstrando interesse em resolver a questão de forma amigável, nenhum acordo foi aceito.
Além disso, é importante registrar que em nenhum momento a unidade entrou em contato comigo para tentar realizar um acordo, renegociação ou composição amigável da suposta dívida. Não recebi ligações, mensagens, e-mails ou qualquer outra tentativa de contato para resolução do problema antes da adoção de medidas mais graves.
Para minha surpresa, recebi recentemente uma notificação informando que meu nome havia sido negativado, sem que tivesse ocorrido qualquer acordo prévio, tentativa de negociação ou envio de comunicação formal detalhando a existência da dívida e concedendo oportunidade para regularização. Tomei conhecimento da negativação apenas após a restrição já ter sido efetivada.
Mesmo diante dessa situação, entrei novamente em contato com a unidade com o objetivo de efetuar o pagamento do valor em aberto mediante um acordo, demonstrando mais uma vez minha disposição em resolver a pendência de forma consensual. Ainda assim, não houve abertura para negociação.
Considero essa postura uma falta de respeito com famílias que procuram a instituição em busca de apoio educacional para seus filhos. Entendo que contratos devem ser respeitados, porém também acredito que situações excepcionais merecem bom senso, diálogo e tentativa de composição amigável, principalmente quando:
* já existia um histórico positivo com a instituição;
* multas anteriores foram devidamente pagas;
* a mensalidade do mês em questão já havia sido quitada;
* houve tentativa de cancelamento e negociação logo no início da matrícula;
* não houve qualquer contato prévio da instituição para tentativa de acordo;
* a negativação ocorreu sem aviso adequado e sem oportunidade efetiva de regularização;
* existe interesse em resolver a pendência de forma consensual.
Reforço que meu objetivo não é criar conflito, mas sim buscar uma solução justa, transparente e respeitosa para ambas as partes, especialmente considerando meu histórico de responsabilidade com a própria instituição.
Aguardo retorno e providências.
Compartilhe
Resposta da empresa
06/08/2026 às 15:50
Olá, Sra. Amanda.
Meu nome é Raquel e faço parte da Ouvidoria do Kumon.
Gostaria de conversar com a senhora para entender melhor a situação relatada em sua manifestação e verificar como podemos auxiliá-la.
Tentamos contato pelo telefone informado em seu cadastro aqui no site, porém a pessoa que atendeu informou não conhecê-la. Por esse motivo, não conseguimos falar com a senhora até o momento.
Se possível, pedimos a gentileza de nos encaminhar um telefone atualizado para contato por meio do e-mail [email protected]. Caso prefira, também pode entrar em contato diretamente conosco.
Estou disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e basta solicitar falar diretamente comigo.
Ficarei no aguardo de seu retorno.
Atenciosamente.
Ouvidoria Kumon.
Réplica do consumidor
07/08/2026 às 13:53
Eu respondi ao e-mail e aguardo retorno
Réplica do consumidor
10/08/2026 às 18:30
Solicito, portanto, um retorno urgente, a regularização da pendência e, principalmente, que não haja qualquer negativação ou prejuízo ao meu nome enquanto essa situação estiver sendo analisada e eu estiver buscando solucionar a questão de forma administrativa.
Réplica do consumidor
11/08/2026 às 11:06
Estou aguardando o retorno da inadimplência em meu nome , pois a unidade não responde e não quer fazer acordo.