PUBLICIDADE ENGANOSA, NEGATIVA DE GARANTIA E DEMORA NO ATENDIMENTO

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Brasília - DF

06/01/2026 às 20:37

ID: 236855863

Sou proprietário de um Corolla 2.0 GLI, 2019/2020. Levei meu veículo no dia 8 de dezembro de 2025 na Concessionária da Candangolânia, na EPIA, em Brasília, em função do meu painel ter indicado alerta de mau funcionamento em peça do motor. Gastaram quase o dia inteiro apenas para realizar o diagnóstico.

Às 16h12 recebi mensagem do atendente que fez o registro da entrada do meu veículo para conserto, que me informou que o problema seria no "sensor de oxigênio banco 2". Foi o dia inteiro para comunicar que a peça não estava disponível e que o conserto era necessário, com orçamento de R$ 1509.

De pronto, questionei sobre a cobertura do seguro, já que é público que a Toyota passou a ofertar garantia de 10 (dez) anos para peças vinculadas ao motor. O site da Toyota, conforme print anexo, especificamente dizia que estava coberta, como peça do motor, o "Sensor de Oxigênio". O atendente ficou de verificar.

Em 17 de dezembro, o atendente disse que "a revisão de 90 mil que você fez com 87 mil não atualizou ainda no portal da Toyota, está pendente, estou esperando ela atualizar". Como a revisão ainda foi em 8 de outubro, quase três meses para isso.

Hoje, e somente hoje, 6 de janeiro, recebi retorno, informando que a Toyota NEGOU a garantia.

De acordo com o manual do proprietário (disponível no link https://www.toyota.com.br/manuais, que não dá pra anexar aqui porque o tamanho do arquivo não é permitido pelo ReclameAqui), até a 20 revisão períódica (200 mil km), são peças específicas que devem ser periodicamente trocadas - a sinalizar que são peças que sofrem desgaste natural em função do uso. Essas peças são: Óleo e Filtro de Óleo do Motor, Fluido de Arrefecimento do Motor, Filtro de Ar do Motor, Velas de Ignição, Correia de Acionamento e Sistema de Arrefecimento do Motor. Nenhuma dessas peças é o "sensor de oxigênio". Isso leva à expectativa do consumidor de que essa peça NÃO GERE DEFEITO POR DESGASTE NATURAL ANTES DOS 200 MIL KM. O nome disso é PUBLICIDADE ENGANOSA quanto à idoneidade da garantia, cujos termos e condições estão no seguinte link: https://www.toyota.com.br/meu-toyota/servicos/garantia/termos-e-condicoes#main (óbvio que, ao tentar imprimir, o site só deixa página por página, em uma clara configuração do website para impedir que o consumidor baixa na íntegra o documento).

De pronto, sequer foi fornecida justificativa para a negativa da cobertura do seguro, tendo o atendente ficado de verificar junto ao garantista

Essa situação não condiz com a credibilidade da Toyota. Trata-se de NEGATIVA INDEVIDA DE GARANTIA. A Toyota anuncia como grande diferencial competitivo a garantia de 10 anos de veículos fabricados após 2019, como o meu, impondo para isso a obrigação de comparecimento das revisões todas na concessionária, que todo mundo sabe que é mais caro. Os critérios foram cumpridos e a concessionária, KYOTO, está negando a garantia. Isso é PUBLICIDADE ENGANOSA.

Esperava mais credibilidade da marca e, para além da minha insatisfação com a falta de resolução e a negativa indevida, me questiono se permanecerei com veículos da marca, se comprarei outro veículo da marca algum dia ou se segurei fazendo revisões na caríssima concessionária, onde só no ano de 2025 eu gastei mais de 5 mil reais em revisões não cobertas pela garantia.

E seguirei fazendo reclamações perante órgãos do governo (PROCON, GOV.BR, MPDFT, dentre outros) até que haja uma solução efetiva para a situação, além da possibilidade de ajuizar ação judicial.

Compartilhe

Resposta da empresa

07/01/2026 às 16:06

Prezado Sr. Thiago, boa tarde!

Agradecemos o seu relato e a oportunidade de esclarecer os fatos.

Sobre o tempo para diagnóstico, o senhor menciona que foi quase um dia para realizar, o que está totalmente dentro dos padrões, uma vez que, trabalhando com veículos precisamos garantir que o diagnóstico seja preciso e realizado no tempo que for necessário para que tenha total segurança para o usuário.

Sobre a garantia mencionada, como concessionária autorizada, nós seguimos os processos de garantia estabelecidos pela fabricante do seu veículo, descritos no seu manual do proprietário e o retorno que o senhor teve ao nos procurar é uma resposta da Toyota pois o senhor não atende aos critérios para a garantia pleiteada.

As informações sobre a garantia e o motivo de não se aplicar estão no link abaixo:
Campanha: https://www.toyota.com.br/meu-toyota/garantia-toyota-10, onde o senhor pode inserir os dados do seu veículo e entenderá que uma das regras é que o carro não tenha mais de 90 mil quilômetros rodados e o seu já ultrapassou esse número.
Estou enviando e-mail com a foto do site onde o senhor poderá ver e consultar por conta própria também.

No mais, mantemos o posicionamento da fabricante pois não temos autonomia para determinar as diretrizes estabelecidas por ela, estamos apenas seguindo o que foi preconizado e reforçamos; O seu veículo não está coberto pela garantia pleiteada.

Restando qualquer dúvida, permanecemos a sua disposição para o que precisar.

Desejamos ao senhor um excelente 2026!

Atenciosamente,

Equipe Kyoto

Réplica do consumidor

08/01/2026 às 13:22

O critério de 90 mil só se aplica se o veículo for de uso comercial. O meu não é. Meu uso é particular. A negativa continua indevida e a minha insatisfação aumentando!

Réplica do consumidor

05/03/2026 às 16:10

Sequer se dão ao trabalho de responder mais.

Terei de ir para órgãos do governo mesmo?