Filhote entregue doente (Coronavirose canina e Giardiáse), contrato descumprido e outro filhote pago com pedido de Reembolso criador se cala após cobrança

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Paracatu - MG

25/07/2025 às 22:13

ID: 223028587

Mensagem:
Em abril de 2025, adquiri um filhote da raça American Staffordshire Terrier do canil La Collina Kennel, administrado pelo Sr. *****. O valor foi pago via Pix (R$ 4.000,00), com base em contrato formal, onde constava a entrega do animal vacinado, vermifugado, microchipado, com pedigree, carteira de vacinação válida, termo de responsabilidade, certificado de filhote premium e seguro de vida de 2 anos.

Recebi a fêmea em 26/05 a noite. Ela veio sem microchip, com a carteira de vacinação totalmente em branco, e um saco de 1 kg da ração Tutano Premium Plus para filhotes de porte médio e grande, sabor frango. Nenhum dos documentos acordados no contrato foram entregues. Documentos citados acima no primeiro parágrafo.
Antes mesmo da fêmea chegar, o criador me ofereceu um segundo filhote (macho), do qual gostei. Efetuei o pagamento integral desse segundo filhote no dia 27/05 no valor R$ 4.000,00 via Pix. Devido ter recebido a fêmea no dia anterior à noite. Informei que iria mandar o valor e faríamos o contrato do macho. No entanto, ele não me enviou o contrato desse segundo exemplar.
No dia 26/05 a noite e no dia 27/05 de manhã detectei que as fezes da fêmea estavam mole e apresentavam muco. Poderia ser pelo estresse da viagem. Entrei em contato com a minha veterinária, ela me indicou a dar probiótico. Marcamos consulta para o dia 28/05 onde efetuamos um hemograma e entramos com o tratamento da giardíase. A noite a fêmea apresentou piora no quadro com fezes o puro muco e sangue. Na manhã do dia 29/05 enviei para a minha veterinária as fotos das fezes onde a mesma me pediu para levar novamente a fêmea à clínica veterinária. Foram feitos exame de parvovirose, a fêmea testou positivo para coronavirose - doença infecciosa grave. Liguei para o Sr. ***** que no primeiro momento não conseguiu atender, depois me mandou uma mensagem e eu retornei com uma ligação via whatsapp ainda na veterinária. Informei ao Sr. ***** que a fêmea tinha testado positivo para coronavirose e por isto não ficaria com o macho. Pedi o reembolso ao Sr. ***** e o mesmo me perguntou se não gostaria de deixar como reserva. Informei que não devido ao vírus permanecer no local por um tempo. Demostrei novamente o desejo de ser reembolsado. Nos primeiros momentos ele foi bem atencioso informando que daria todo o suporte necessário. Enviei, depois da conversa ainda na veterinária fotos do exame da fêmea testando positivo e depois o laudo da veterinária junto com o hemograma. Como esses fatos ocorreram nos dias subsequentes ao pagamento do macho, minha atenção e energia ficaram completamente voltadas para o cuidado da fêmea. Por preocupação com a sua saúde.
Após melhora do quadro de saúde da fêmea, reafirmei novamente o desejo de cancelamento da compra do macho, o Sr. ***** não respeitou o meu direito de reembolso sempre me enviando fotos de outros exemplares querendo preservar a venda. Após o acontecimento comigo e com outros clientes não pretendia receber outro exemplar, mas sim o reembolso. Solicitei por várias vezes o reembolso, enviando mensagens ao criador cobrando de forma educada e direta. O mesmo me informou que iria mandar os valores. Informou ainda que estava fazendo um empréstimo que quando saísse me pagaria. Voltei a algum tempo depois a realizar novas cobranças, o Sr. ***** me informou que iria ver com a gerente do banco. Entrei novamente em contato e o mesmo perguntou se poderia enviar a metade valor do macho no dia 10/07. Expliquei para ele que preferia receber o valor integral sendo na época os gastos com a veterinária e o valor do macho pago. No dia 12/07 voltei a cobrar como nos dias subsequentes expressando a minha insatisfação. Em todas as conversas ele sempre me perguntava como estava eu, minha mãe e a fêmea. Eu sempre falava que estava tudo bem, pois percebi em muitos momentos no grupo quando as pessoas expressavam as suas opiniões e as mesmas não o agradavam o Sr. ***** as removiam do grupo, como há relatos nessa plataforma Reclame Aqui. Dia 15/07 eu expressei minha insatisfação novamente e pedi a devolução do valor. Eu e minha mãe fomos removidos do grupo de clientes e a partir desse momento até hoje houve total silêncio por parte do Canil. Enfatizo ainda que todas as nossas conversas sobre o acontecido foram realizadas no privado, respeitando o proprietário do Canil. Ao contrário do Sr. ***** que aos nos remover do grupo e mantendo em total silêncio não demonstrou respeito pelo cliente.
Procurei o PROCON, apresentei provas e fui orientado a ingressar com processo judicial. Minha solicitação foi somente os gastos com a veterinária e a devolução do valor pago do macho. Ao verificar o CDC - Código de Defesa do Consumidor, percebi que tenho o direito de receber valores pois a fêmea veio com vício oculto: as doenças relatadas acima e com provas anexadas. Devido a negligência do Sr. *****, gostaria então de receber meus direitos amparado pelo CDC Art 18 em relação a fêmea.
________________________________________
Com base no Código de Defesa do Consumidor (Art. 18, vício oculto), exijo:
1. Reembolso integral do valor pago pelo macho (R$ 4.000,00), não entregue e sem contrato formalizado;

2. Ressarcimento de R$ 728,00 em despesas com tratamento da fêmea entregue doente;

3. Reembolso da fêmea nas cláusulas também com base no CDC, pois foi entregue com vícios ocultos e em descumprimento contratual grave.

4. Pedigree da Fêmea

Tenho: contrato da fêmea, comprovantes de pagamento dos dois filhotes , laudos veterinários, prints das conversas, provas das exclusões e omissões, carteira de vacinação em branco, comprovantes de gastos.

O que era para ser alegria se tornou transtorno, prejuízo e dor. Com tantos transtornos e prejuízos espero que meus direitos resguardados.

Compartilhe

Resposta da empresa

29/07/2025 às 19:37

Prezado(a) [Nome do Cliente],

Antes de tudo, agradecemos por compartilhar sua experiência e por dedicar seu tempo para relatar com detalhes tudo o que ocorreu. Lamentamos profundamente que a situação tenha causado frustração, preocupação e desgaste emocional especialmente quando envolve a saúde de um animal que deveria chegar em plenas condições de bem-estar.

Saiba que levamos seu relato a sério e que valorizamos a transparência em todas as etapas da nossa relação com os clientes. Jamais é nosso intuito causar decepção ou desrespeito, e lamentamos sinceramente que sua expectativa não tenha sido atendida.

Quanto aos pontos citados como ausência de documentos, falha no envio de contrato, questões de saúde do animal e o reembolso solicitado estamos cientes da complexidade da situação e reconhecemos a importância de tratá-la com responsabilidade.

É importante dizer que cada caso exige análise cuidadosa, e, por isso, estamos revisando os registros, conversas, exames e contratos mencionados. Nosso objetivo é agir com justiça, respeitando seus direitos como consumidor, mas também garantindo que possamos seguir os devidos trâmites de forma ética e profissional.

Pedimos desculpas por qualquer silêncio ou demora na comunicação que tenha sido interpretado como descaso. Não é essa a imagem que buscamos como criadores e profissionais.

Reiteramos nosso compromisso de buscar uma solução justa e clara. Caso o reembolso de fato se mostre o caminho mais adequado após análise dos documentos e circunstâncias, nos responsabilizaremos por ele, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor.

Solicitamos, portanto, que envie novamente, se possível:

Comprovantes de pagamento (Pix);
Exames e laudos veterinários;
Cópia do contrato assinado (caso possua).
Assim, poderemos formalizar o desfecho de forma objetiva e definitiva.

Agradecemos, mais uma vez, pela paciência e pelo cuidado com o animal. Estamos à disposição para resolver essa questão com o respeito e seriedade que você merece.

Atenciosamente,
La Collina Kennel
Administração
Contato:*******

Réplica da empresa

29/07/2025 às 19:41

Prezado Rafael,

Antes de tudo, agradecemos por compartilhar sua experiência e por dedicar seu tempo para relatar com detalhes tudo o que ocorreu. Lamentamos profundamente que a situação tenha causado frustração, preocupação e desgaste emocional especialmente quando envolve a saúde de um animal que deveria chegar em plenas condições de bem-estar.

Saiba que levamos seu relato a sério e que valorizamos a transparência em todas as etapas da nossa relação com os clientes. Jamais é nosso intuito causar decepção ou desrespeito, e lamentamos sinceramente que sua expectativa não tenha sido atendida.

Quanto aos pontos citados como ausência de documentos, falha no envio de contrato, questões de saúde do animal e o reembolso solicitado estamos cientes da complexidade da situação e reconhecemos a importância de tratá-la com responsabilidade.

É importante dizer que cada caso exige análise cuidadosa, e, por isso, estamos revisando os registros, conversas, exames e contratos mencionados. Nosso objetivo é agir com justiça, respeitando seus direitos como consumidor, mas também garantindo que possamos seguir os devidos trâmites de forma ética e profissional.

Pedimos desculpas por qualquer silêncio ou demora na comunicação que tenha sido interpretado como descaso. Não é essa a imagem que buscamos como criadores e profissionais.

Reiteramos nosso compromisso de buscar uma solução justa e clara. Caso o reembolso de fato se mostre o caminho mais adequado após análise dos documentos e circunstâncias, nos responsabilizaremos por ele, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor.

Solicitamos, portanto, que envie novamente, se possível:

Comprovantes de pagamento (Pix);
Exames e laudos veterinários;
Cópia do contrato assinado (caso possua).
Assim, poderemos formalizar o desfecho de forma objetiva e definitiva.

Agradecemos, mais uma vez, pela paciência e pelo cuidado com o animal. Estamos à disposição para resolver essa questão com o respeito e seriedade que você merece.

Atenciosamente,
La Collina
Administração
Contato:*******

Consideração final do consumidor

23/01/2026 às 20:45

A mãe do proprietário do canil entrou em contato comigo, informou que estaria à frente do canil e pediu um tempo para verificar o que poderia ser feito. Expliquei toda a situação e deixei claro que não tinha conhecimento prévio dos problemas ocorridos.

Após algum tempo sem retorno, entrei em contato novamente. Foi solicitado o prazo de 3 meses para iniciar o pagamento do reembolso e providenciar o pedigree da cadela. Também foi pedido que eu retirasse a reclamação, sob a promessa de que o problema seria resolvido. Informei que só faria isso após o cumprimento do acordo.

O prazo passou e nenhuma providência foi tomada. Ao entrar em contato novamente, fui informado de que o pagamento não seria feito, pois essa responsabilidade seria do filho dela, proprietário do canil.

Até hoje estou sem o reembolso e sem o pedigree, e minha cadela já está com 10 meses de idade. O acordo não foi cumprido e sigo aguardando uma solução.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0