Propaganda enganosa. Uso inadequado do brazão da Polícia Federal.

Não resolvido
Goiânia - GO
31/01/2024 às 01:09
ID: 181627877
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesComprei o produto Magnésio Quelato, do Labornatus do Brasil, e cheguei a tomar uma cápsula. Não vou tomar mais. Ao procurar informações na internet, sobre o Laboratório, vi que a propaganda comete 2 erros enganosos, que geraram a minha desconfiança: 1. Não sabem o que é o FDA americano (tanto que o descrevem, absurdamente, como análogo à Polícia Federal Brasileira); 2. Usam o brazão da Polícia Federal (!!!) como emissora de "certificação" de qualidade (fato gravíssimo, dado a Polícia Federal não ter absolutamente nenhuma relação com aprovação de produtos). É, portante, um tipo de [Editado pelo Reclame Aqui], levando a boa fé de consumidores incautos a crer na qualidade do produto, com fundamento em uma falsidade. Envio o print que fiz a respeito na área de anexos do Reclame Aqui.
Como confiar em um laboratório capaz desse tipo de prática?
OBS: não quero substituição do produto. Vai para o lixo. Simplesmente, não é possível confiar.
Compartilhe
Resposta da empresa
31/01/2024 às 11:45
Opa, tudo bem? Esperamos que sim! O senhor alega que após procurar informações na internet sobre nosso laboratório, alega ter observado o cometimento de 2 (dois) erros enganosos que geraram a desconfiança. Com o intuito de esclarecer, estarei dissertando a respeito e pontuando sua reclamação:
1 Sobre a empresa não saber o que é o FDA Americano, pois há uma descrição de ser análogo a à Polícia Federal Brasileira:
Esse ponto não merece prosperar, pois a informação relativa a FDA descrita em nossa Empresa é que a FDA (Food and Drug Administration) nos Estados Unidos é uma agência federal subordinada ao Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. Sua função é regulamentar e fiscalizar produtos relacionados à saúde, garantindo a segurança e eficácia desses produtos para proteger a saúde pública (COMPROVANTE EM ANEXO).
No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desempenha um papel semelhante. Ela é uma agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde e atua na regulação e fiscalização de produtos e serviços que envolvem a saúde da população brasileira.
Ambas as agências têm poderes legais para estabelecer normas, regulamentos e padrões técnicos, bem como para realizar inspeções e impor medidas corretivas quando necessário. Elas desempenham um papel crucial na proteção da saúde pública, assegurando que os produtos disponíveis no mercado atendam a padrões de qualidade e segurança.
2 - O segundo ponto descreve que utilizamos o brasão da Polícia Federal, como emissora de certificação de qualidade, o que também não é verídico, já que o brasão da Polícia Federal se refere que diante do elevado grau de periculosidade ou do risco de alguns produtos químicos serem utilizados para fins ilícitos, tiveram o controle estabelecido pela Polícia Federal, Pelo Ministério do Exército e pela Polícia Civil, de acordo com a Lei n 10.*******/*******, a Polícia Federal é responsável pelo controle e fiscalização de todos os produtos químicos que possam ser utilizados como insumo na elaboração de substâncias entorpecentes, psicotró[Editado pelo Reclame Aqui] ou que determinem dependência física ou psíquica.
DIANTE DISSO, REFERIDO ÓRGÃO É RESPONSÁVEL PELA CONCESSÃO DE CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL E CERTIFICADO DE LICENÇA DE FUNCIONAMENTO.
O que insta em nosso SITE, é a informação especificando CERTIFICAÇÕES, e na ABA: INSTITUCIONAL/ DÚVIDAS FREQUENTES A LABORNATUS POSSUI CERTIFICAÇÕES QUE GARANTEM A QUALIDADE DOS PRODUTOS?
NÃO HÁ NENHUMA INFORMAÇÃO SOBRE A POLÍCIA FEDERAL (COMPROVANTE EM ANEXO).
Desse modo, houve um equívoco da parte Reclamante ao narrar as informações, estamos à disposição para responder qualquer tipo de questionamento a respeito de nossa empresa.
Réplica do consumidor
31/01/2024 às 13:02
Agradeço a resposta. Contudo, na primeira parte o Laboratório argui pelas similitudes entre FDA e ANVISA, isto, sim, de forma correta. O que tal arguição tem a ver com a desinformação, em seu material de propaganda, sobre a analogia entre FDA e Polícia Federal? A isso me referi como erro enganoso (e surpreendente, em se tratando de um Laboratório Farmacêutico, que deveria ser preciso sobre qualquer informação envolvendo a FDA). A argumentação ora apresentada, na prática tendo caráter corretivo da desinformação anterior, é, pois, uma dissimulação escapista sobre o erro cometido (ao invés de reconhecé-lo claramente).
Quanto ao uso do brazão da PF, continuo afirmando que induz o consumidor ao erro de achar que há qualquer aval da PF ao Laboratório. Uso de marcas e brazões precisa ser formalmente autorizado. É um markering ruim, porque é falso, e coloca em cheque a credibilidade de quem o pratica. Trabalhei por anos como parceiro da PF, inclusive como seu professor na Academia Nacional de Polícia, conheço bastante bem sua cultura interna, e duvido que aquela instituição tenha conhecimento de que um símbolo seu está sendo utilizado em propaganda de laboratório de suplementos alimentares.
Isto posto, só para registro, por dever de cidadania, em nome do bom senso e do respeito aos direitos do consumidor, de minha parte, dou por encerrado este debate.
Grato.
Consideração final do consumidor
11/03/2024 às 23:23
Explicações vazias e sem sentido, sem sem desculparem pelos erros.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
1