Cobrança abusiva de água + falha no atendimento e vistoria superficial

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

São Bernardo do Campo - SP

07/04/2026 às 15:55

ID: 245403559

Estou enfrentando um problema com cobrança de água totalmente fora do padrão da minha unidade, além de um atendimento extremamente falho por parte da empresa responsável.

Minha conta sempre teve média de aproximadamente R$ 200, porém no último mês veio o valor de R$ 418, sem qualquer alteração no perfil de consumo (1 casal e 1 criança).

Ao questionar, recebi apenas uma explicação genérica sobre o cálculo tarifário, que não justifica o aumento atípico.

Solicitei vistoria em 13/03, porém:
- Tive extrema dificuldade de contato;
- Foi agendada visita para 25/03, meu marido perdeu um dia de trabalho aguardando o técnico;
- O técnico não compareceu e não houve qualquer aviso;
- A vistoria só ocorreu em 30/03.

Além do prejuízo financeiro, houve total descaso com o atendimento.

O laudo apresentado é superficial e não esclarece o problema. Apenas menciona que está normal, sem identificar a causa do aumento de consumo.

O próprio histórico mostra que o consumo da unidade sempre ficou entre 12 e 20 m, tendo ocorrido um pico isolado de aproximadamente 27,5 m, sem qualquer mudança de hábito.

Além disso, outras unidades do condomínio relatam aumento semelhante no mesmo período, o que pode indicar falha sistêmica, ignorada pela empresa.

A vistoria realizada não incluiu testes mais completos, como teste de estanqueidade ou monitoramento, não sendo suficiente para descartar erro de medição, leitura ou vazamento intermitente.

Diante disso, solicito:

- Revisão da cobrança realizada;
- Análise técnica aprofundada com identificação da causa do aumento;
- Verificação de possível erro de leitura ou medição;
- Posicionamento formal e conclusivo.

Até o momento, só tive prejuízo financeiro, perda de tempo e ausência de solução efetiva.

Aguardo retorno com solução concreta.

Compartilhe

Resposta da empresa

08/04/2026 às 14:21

Boa tarde, senhora.

Conforme conversamos ontem pelo WhatsApp, repassei as informações do técnico que realizou a vistoria no condomínio. A maioria dos hidrômetros do condomínio foi instalada em 2015, e a validade recomendada desses equipamentos é de aproximadamente 5 anos. Por esse motivo, alguns realmente podem apresentar desgaste ou necessidade de substituição.

No caso da sua unidade, foi realizada uma vistoria simples, na qual não foi identificado nenhum ponto de vazamento. Também foi feito o teste com 10 litros de água, e o hidrômetro registrou corretamente o volume, sem variação para mais ou para menos.

Em algumas unidades do condomínio foram identificados problemas nos hidrômetros, e nesses casos foi orientada a substituição do equipamento com custo por conta do morador. No seu caso, também orientamos a possibilidade da troca preventiva do hidrômetro.

Quanto aos valores da conta, o cálculo segue o padrão adotado pelo condomínio com base na tabela da Sabesp, que trabalha com cobrança por faixas de consumo. Funciona da seguinte forma:
* De 0 a 10 m: valor aproximado de R$ 80,84
* De 11 a 20 m: R$ 12,80 por m excedente
* De 21 a 30 m: R$ 31,90 por m excedente

No mês mencionado pela senhora, o consumo registrado foi de 27 m, o que enquadrou a unidade na terceira faixa de cobrança, resultando no valor informado.

Ressaltamos também que os valores pagos não são destinados à empresa, e sim à administradora e ao condomínio.

Conforme consta no relatório técnico já encaminhado à senhora, não foi identificada divergência na medição da sua unidade. Como a vistoria realizada é uma verificação básica, orientamos que, caso a senhora ainda tenha dúvidas, poderá contratar uma empresa especializada em caça-vazamento para uma análise mais detalhada e emissão de laudo técnico.

Observação: As leituras são realizadas no condomínio no dia 22 de cada mês e registrada por foto.

Ficamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Réplica do consumidor

16/04/2026 às 15:04

Prezados,

Agradeço o retorno, porém as informações prestadas não solucionam a questão apresentada e, ao contrário, evidenciam fragilidades na medição utilizada para fins de cobrança.

Conforme informado por vocês, os hidrômetros do condomínio foram instalados em 2015, sendo que a vida útil média recomendada é de aproximadamente 5 anos. Dessa forma, os equipamentos encontram-se em operação há cerca de 10 anos, potencialmente fora das condições ideais de precisão.

Ainda assim, a cobrança está sendo mantida integralmente com base em medição realizada por equipamento possivelmente desgastado, o que compromete a confiabilidade dos dados utilizados para faturamento.

Nos termos do Código de Defesa do Consumidor, especialmente quanto à responsabilidade objetiva do fornecedor pela adequada prestação do serviço, é dever da empresa garantir que os instrumentos de medição utilizados sejam precisos, confiáveis e estejam dentro de sua vida útil, não podendo transferir ao consumidor o risco de eventual falha ou desgaste do equipamento.

Adicionalmente, foi informado que outras unidades apresentaram problemas nos hidrômetros. Ressalto que há diversos relatos de unidades que receberam devolutivas idênticas à da minha, inclusive unidade de familiar direto, todas com conclusão de normalidade, mesmo diante de variações atí[Editado pelo Reclame Aqui] de consumo.

Esse padrão de respostas padronizadas, sem análise técnica individualizada e sem identificação de causa para os aumentos registrados, reforça a possibilidade de inconsistência sistêmica, o que exige apuração mais criteriosa.

No caso da minha unidade, a vistoria realizada foi expressamente classificada como simples, limitada a teste pontual e inspeção visual, o que não é suficiente para atestar a precisão da medição ao longo do período de faturamento, tampouco para descartar hipóteses como erro de leitura, desgaste do equipamento ou falhas intermitentes.

Dessa forma, não é aceitável a manutenção da cobrança sem a devida comprovação técnica da confiabilidade da medição, especialmente diante de variação atí[Editado pelo Reclame Aqui] de consumo e do histórico da unidade.

Ressalto ainda que a orientação para que o consumidor arque com a substituição preventiva do hidrômetro se mostra indevida, uma vez que o equipamento é essencial para a prestação do serviço e sua adequada manutenção e confiabilidade não podem ser transferidas ao consumidor.

Diante do exposto, reitero:

- Revisão da cobrança realizada;
- Aferição técnica adequada do hidrômetro por órgão competente;
- Verificação da confiabilidade da medição no período questionado;
- Apresentação de solução fundamentada tecnicamente.

Na ausência de solução adequada, serão adotadas as medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor e demais vias legais.

Aguardo posicionamento.