Na venda, atenção total. Na rescisão, silêncio e descaso

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

07/09/2026 às 21:44

ID: 258416525

Adquiri uma cota de um empreendimento no sistema de multipropriedade dessa incorporadora, cuja entrega estava prevista para novembro do ano passado. O empreendimento não foi entregue no prazo previsto e, diante dessa situação e das condições previstas no próprio contrato, solicitei a rescisão contratual há mais de 2 meses.

É impressionante e revoltante a diferença de tratamento que recebi antes e depois da compra.
No momento da venda, a atenção era impecável. Os vendedores eram extremamente atenciosos, simpáticos e solícitos. Faziam de tudo para nos agradar, nos tratavam como se fôssemos os clientes mais importantes do mundo. Na sequência, os boletos chegaram de forma pontual todos os meses. No entanto, agora que solicitei a rescisão, parece que estou pedindo um favor. As mensagens demoram para ser respondidas, algumas simplesmente são ignoradas e a empresa não demonstra qualquer preocupação em solucionar o problema.
E existe uma questão ainda mais grave: a empresa sabia que não conseguiria entregar o empreendimento no prazo inicialmente previsto e, mesmo assim, não teve sequer a consideração de entrar em contato comigo para informar sobre a alteração do prazo.
Fui eu quem precisou descobrir a situação e tomar a iniciativa de solicitar a rescisão. Em nenhum momento houve uma comunicação adequada, transparente e respeitosa por parte da empresa para informar o consumidor sobre o atraso e suas consequências.
Diante do descumprimento do prazo de entrega, solicitei formalmente a rescisão do contrato há mais de dois meses.
Em determinado momento, a empresa chegou a encaminhar um Termo de Distrato para minha assinatura. Porém, ao analisar o documento, constatei que as condições apresentadas para o estorno dos valores pagos não estavam de acordo com aquilo que está previsto no contrato.
O contrato estabelece que o valor pago deve ser estornado no prazo de 60 dias após a assinatura do distrato. Por esse motivo, não concordei com os termos apresentados e não assinei o documento, solicitando que o distrato fosse ajustado de acordo com as condições contratuais.
E então aconteceu o mais absurdo:
A empresa simplesmente parou de responder.
Desde então, não recebi uma solução, um novo documento, uma justificativa plausível ou sequer uma previsão concreta para resolver a situação
É muito fácil ser extremamente simpático, atencioso e prestativo quando o objetivo é vender. O verdadeiro respeito ao consumidor, porém, deveria existir também, e principalmente, quando surge um problema e o cliente precisa de uma solução.
Não estou solicitando nenhum favor. Estou solicitando o cumprimento das condições estabelecidas no próprio contrato e uma solução para uma rescisão que solicitei há mais de dois meses. Se eu tivesse descumprido alguma cláusula do contrato, tenho certeza que a empresa já teria aplicado todas as penalidades previstas.
É inadmissível que o consumidor tenha que ficar insistindo, enviando mensagens e cobrando respostas para conseguir resolver uma situação que deveria estar sendo conduzida pela própria empresa de maneira séria, transparente e profissional.
Espero que a empresa finalmente trate este caso com a mesma atenção que demonstrou ter quando estava tentando vender a cota.
Porque, sinceramente, ser extremamente atencioso para vender e depois abandonar o consumidor quando ele precisa resolver um problema é uma postura que considero extremamente desrespeitosa e decepcionante.

Compartilhe