Cobrança indevida e falta de comunicação da ***** geram prejuízos e estresse.

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Ribeirão Preto - SP

14/05/2026 às 15:55

ID: 248665869

Minha experiência com a ***** de ***** esta extremamente desgastante e me causou prejuízos financeiros e emocionais. A falta de organização e principalmente de comunicação da imobiliária tornou todo o processo um verdadeiro inferno.

Tudo começou quando meu contrato de locação venceu e a imobiliária passou cerca de cinco meses sem me comunicar sobre isso. Durante esse período, continuei pagando normalmente o aluguel no mesmo valor. Até que, de repente, surgiu uma cobrança com valor muito mais alto, alegando reajuste e novo contrato.

Eu fiz uma contraproposta, conversei diretamente com o proprietário pelo *****, tive a proposta aceita e inclusive conversamos sobre novo prazo contratual e alteração da data de pagamento. Também falei com o setor de renovação da imobiliária, que confirmou a negociação. Fiquei aguardando apenas o envio do novo contrato.

Passaram-se semanas sem retorno. Quando cobrei uma resposta, a imobiliária simplesmente informou que o proprietário decidiu não renovar. Sem aviso prévio, sem organização e como se isso não tivesse impacto nenhum na vida do inquilino.

Por causa disso, tive prejuízos financeiros. Instalei ar-condicionado no imóvel acreditando na renovação, paguei instalação e ainda perdi o melhor período para procurar outro apartamento, justamente ***** e *****, quando os estudantes alugam a maioria dos imóveis da cidade.

No processo de saída, começaram novas dores de cabeça. O proprietário já estava realizando reformas dentro do apartamento antes mesmo da vistoria final ser concluída e, quando questionei a imobiliária sobre como isso seria tratado na vistoria de saída, ninguém soube me orientar ou esclarecer a situação. Simplesmente ignoraram o fato de que o imóvel já estava sofrendo alterações antes da finalização oficial da entrega.

Além disso, tentaram me cobrar itens que já estavam danificados antes da minha entrada no imóvel. Precisei pegar a vistoria inicial, destacar os problemas já existentes e até entrar em contato diretamente com a vistoriadora para provar que certas cobranças eram indevidas. Mesmo assim, a imobiliária insistia dizendo que o proprietário falou". Consegui resolver com a vistoriadora, pois a imobiliária mesmo não sabia orientar.

Depois da entrega das chaves, fiquei aguardando apenas o fechamento final referente ao aluguel proporcional e uma porta que realmente foi danificada por mim. Porém, a imobiliária enviou um boleto sem apresentar o orçamento oficial da porta e sem demonstrativo detalhado do condomínio. Apenas repassaram um valor informado pelo proprietário.

Solicitei os documentos antes de pagar, porque é meu direito saber exatamente o que estou pagando. A imobiliária respondeu que aguardava o proprietário enviar o orçamento da porta e o demonstrativo do condomínio. Inclusive, tenho mensagens e áudios onde questiono se haveria multa enquanto essa questão estivesse pendente, e fui informada de que não haveria.

A última atualização da imobiliária foi no dia 30/04, dizendo que o cálculo do condomínio havia sido enviado e que eles estavam apenas aguardando o orçamento da porta, o que claramente deu a entender que a situação ainda estava em aberto e sendo resolvida.

Depois disso, foi silêncio total.

Até que no dia 13/05 fui surpreendida com uma cobrança judicial feita pelo escritório da própria imobiliária, incluindo multa e honorários advocatícios, alegando atraso no pagamento de um boleto que eu estava justamente aguardando esclarecimentos para pagar.

Se o proprietário havia informado que não enviaria orçamento e que o valor seria apenas aquele informado por ele, tudo bem, mas a imobiliária deveria ter entrado em contato comigo e informado isso claramente, e não simplesmente me pegar de surpresa com cobrança jurídica e valores adicionais.

Ou seja, é uma imobiliária que adora pegar o cliente de surpresa e cobrar valores absurdos sem transparência. Não existe comunicação adequada entre os próprios setores da empresa e quem acaba pagando pelo caos administrativo é o inquilino.

Enquanto eu aguardava respostas da própria imobiliária sobre documentos básicos que solicitei legitimamente, meu caso foi enviado ao jurídico sem qualquer aviso final ou tentativa séria de resolução.

Agora querem que eu negocie com o jurídico, sendo que toda essa situação foi criada pela própria falta de comunicação, desorganização e despreparo da imobiliária.

Estou aguardando o setor financeiro entrar em contato comigo, mas desde já deixo claro que foi uma péssima experiência e um processo extremamente desgastante.

Minha mãe passou muito mal durante toda essa situação e chegou a ir parar no hospital por causa do estresse causado por toda essa confusão. Eu também sofri consequências físicas e emocionais. Tenho dermatite e minha pele ficou extremamente machucada durante esse período por conta do nível absurdo de estresse causado pela situação e pela falta de comunicação da imobiliária.

Quero deixar claro que nunca me recusei a pagar o que realmente devo. O boleto original era no valor de aproximadamente R$ 1.150,00 e eu sempre estive disposta a resolver a situação. O problema é que estavam me cobrando valores sem apresentar documentos básicos e, mesmo com a questão em discussão diretamente com a imobiliária, decidiram incluir honorários advocatícios e cobranças jurídicas que, ao meu ver, jamais deveriam existir nessa situação.

Se realmente não havia como obter os documentos solicitados, bastava a imobiliária ter entrado em contato comigo pelo *****, como vinha fazendo anteriormente, e informado de forma transparente: não foi possível obter o orçamento da porta, segue o boleto final para pagamento. Tenho certeza de que isso teria evitado toda essa situação desnecessária e extremamente desgastante.

Não recomendo a ninguém passar pela experiência que estou passando com a *****.

Compartilhe

Resposta da empresa

06/06/2026 às 11:10

Prezada Sra. Kelly, bom dia!

A Lago Imóveis agradece seu relato e, em respeito à transparência que sempre norteia nossa atuação, esclarece os fatos mencionados em sua manifestação.

Inicialmente, quanto à alegação de ausência de comunicação sobre o vencimento contratual e renovação da locação, esclarecemos que o assunto foi devidamente tratado por nosso setor de Renovação. Na ocasião, foi informado que o proprietário não possuía interesse na renovação do contrato, em razão da necessidade de realização de ampla reforma no prédio. Também foram prestadas as informações pertinentes acerca da atualização do valor locatício, mediante aplicação do índice contratual vigente à época (IGP-M), passando o aluguel de R$ 850,00 para R$ 903,81.

Importante destacar que a decisão de renovar ou não a locação é prerrogativa exclusiva do proprietário do imóvel, não cabendo à administradora interferir nessa manifestação de vontade.

Quanto à alegação de que o proprietário teria iniciado reformas antes da conclusão formal da entrega do imóvel, esclarecemos que o acesso ao apartamento somente poderia ocorrer mediante autorização de quem detinha a posse das chaves naquele momento. Assim, eventual ingresso do locador no imóvel ocorreu mediante ciência e autorização por parte da locatária ou de pessoa por ela autorizada, não havendo qualquer irregularidade praticada pela administradora.

Em relação à vistoria de saída, a Lago Imóveis conduziu o procedimento de acordo com os critérios técnicos adotados em todas as locações administradas pela empresa. Sempre que apresentados apontamentos ou divergências, estes foram analisados e reavaliados, inclusive com os esclarecimentos prestados pela profissional responsável pela vistoria.

Sobre os débitos finais da locação, esclarecemos que as informações e documentos recebidos dos envolvidos foram gradualmente repassados à locatária, conforme disponibilizados. Ressaltamos ainda que o boleto referente aos débitos finais foi integralmente quitado em 18/05/2026, encerrando-se a pendência financeira existente.

Por fim, informamos que o Termo de Rescisão contratual foi encaminhado para assinatura eletrônica da locatária, permanecendo, até o presente momento, pendente de retorno.

A Lago Imóveis lamenta que a experiência tenha sido percebida de forma negativa, porém reafirma que todas as providências adotadas durante a administração da locação foram conduzidas dentro dos procedimentos aplicáveis, buscando atender às partes envolvidas com transparência, imparcialidade e observância das disposições contratuais.

Permanecemos à disposição para conclusão das formalidades remanescentes relacionadas à rescisão contratual.

Atenciosamente,

Lago Imóveis Ltda.

Réplica do consumidor

07/06/2026 às 18:27

Eu não vou nem me cansar com a desculpa de vocês, pois eu quero no momento distância. Eu já falei com a atendente de vocês sobre o Termo de rescisão não ter chego no e-mail e ela ficou de me enviar no WhatsApp, o que até agora não foi feito. Estou no aguardo.