Cobrança indevida de exames veterinários não cobertos pelo convênio, mesmo com confirmação prévia

Resolvido
Santo André - SP
09/01/2026 às 11:09
ID: 237155011
Eu estive hoje com minha gata pra fazer uns exames na Lapavet e pra minha surpresa, a moça disse que alguns exames não eram cobertos, sendo que eu confirmei antes de ir, no aplicativo.
Tentei questionar mas foram irredutíveis dizendo que não aceitava, mas consta no aplicativo que faz sim! Inclusive entrei em contato com o convênio que confirmou fazer.
Me cobraram 240 reais de um exame que sairia 90 reais pelo convênio e me cobraram 80 reais de um que sairia 10 reais pelo convênio.
E agora, como fica? Não posso ficar no prejuízo! A clínica tem que lançar pelo aplicativo e me devolver meu dinheiro.
E pra terminar ainda tentei entrar em contato pelo whatsapp pedindo se poderia falar com um responsável, e a atendente Lígia me deixou falando, não respondendo uma simples pergunta.
Compartilhe
Resposta da empresa
22/01/2026 às 18:14
Olá, Fernanda!
Agradecemos por ter nos procurado e por nos dar a oportunidade de esclarecer a situação.
Em relação à cobrança mencionada, esclarecemos que, inicialmente, o exame realizado não possuía cobertura prevista pelo plano de saúde informado, motivo pelo qual a cobrança foi corretamente gerada à época, não se tratando, portanto, de uma cobrança indevida por parte do laboratório.
No entanto, após o registro da sua manifestação em 09/01, entramos em contato com o plano de saúde e, a partir dessa interlocução, foi possível abrir uma negociação excepcional entre o plano e o nosso laboratório. Como resultado desse acordo, o plano autorizou a cobertura do exame, possibilitando a reversão da situação e a devolução do valor pago à cliente, o que foi providenciado no mesmo dia.
Ficamos satisfeitos em informar que o caso foi resolvido de forma positiva para todas as partes. Agradecemos novamente o seu contato, pois ele também contribuiu para abrir um canal de negociação com o plano, permitindo essa solução.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
Equipe Lapevet
Consideração final do consumidor
22/01/2026 às 19:59
Só achei estranho dizer que não atendia, sendo que eu tenho provas de que a própria atendente disse que atendia e tbm aparecia no aplicativo do convênio que fazia e que era coberto pelo meu plano. Enfim, o que importa é que ficou resolvido. Infelizmente, não bastou eu insistir em falar com a atendente, tive que ligar e mandar msg várias vezes e insistir com o convênio para que verificassem a situação , mas diante de tudo isso, foi resolvida a situação.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
8
Consideração final da empresa
23/01/2026 às 10:13
Após o seu contato, realizamos nova tratativa junto ao plano de saúde, que promoveu ajustes em alguns valores. Essa atualização possibilitou a inclusão do exame em questão em nosso portfólio para este plano específico.
É importante esclarecer que, embora o plano possa indicar cobertura em seu aplicativo ou canais oficiais, os parceiros credenciados possuem autonomia para definir quais exames serão aceitos, conforme as condições comerciais vigentes.
No entanto, em razão do seu apontamento, foi possível avançar em uma nova negociação, resultando na inclusão do exame. Agradecemos o seu feedback, que contribuiu diretamente para essa melhoria.
Atenciosamente,
Equipe Lapavet