Reação alérgica a colar e recusa de troca/devolução na loja

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Valinhos - SP

02/01/2026 às 17:43

ID: 236441245



No dia 20/12/2025 adquiri um colar nesta loja. Antes da compra, questionei a vendedora se o produto causava alergia e fui informada de que não causava.

Utilizei o colar na noite de 31/12/2025 e, após o uso, apresentei reação alérgica, caracterizando defeito oculto do produto,
uma vez que a alergia só se manifestou após o uso.

Compareci à loja no dia 02/01/2026, dentro do prazo legal, portando a nota fiscal, para solicitar a troca ou devolução do valor, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. No entanto, a solicitação foi recusada sob a alegação de ausência de etiqueta e pelo fato de o
produto ter sido utilizado.

Ressalto que, conforme os artigos 12, 18 e 26 do Código de Defesa do Consumidor, em casos de defeito oculto:

* o fornecedor é responsável pelo vício do produto;
* o prazo para reclamação inicia-se a partir do momento em que o defeito se
manifesta;
* o uso do produto é necessário para a constatação do defeito;
* exigências internas, como etiqueta, não se sobrepõem à legislação.

Diante disso, solicito a solução do caso, com a troca do produto ou devolução do valor pago, evitando a necessidade de registro de reclamação junto ao PROCON
e demais órgãos de defesa do consumidor.

Aguardo retorno.

Atenciosamente,
*****

Compartilhe

Resposta da empresa

04/02/2026 às 15:35

Olá Patricia, tudo bem?

Esperamos que esteja tudo ótimo com você.

Primeiramente, pedimos sinceras desculpas pelo transtorno causado. Nossa intenção não foi e nunca será gerar qualquer inconveniente aos nossos clientes.

Gostaríamos de esclarecer que a Larissa Carolina Bijuterias garante a reparação de defeitos de fabricação, conforme assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor.

No seu caso, informamos que o produto adquirido não apresentou defeito de fabricação. Lamentamos muito a reação alérgica apresentada, mas nossos produtos não são hipoalergênicos, sendo bijuterias, como consta em nosso nome fantasia, Larissa Carolina Bijuterias.

Dessa forma, a ocorrência de alergia não caracteriza defeito de fabricação e, portanto, não é motivo para troca ou devolução do produto, especialmente considerando que ele já foi utilizado.

Atenciosamente,
SAC-Larissa Carolina.

Consideração final do consumidor

06/03/2026 às 09:51

Não atendeu ao código de defesa do consumidor, independente de qualquer coisa voltei a loja dentro do prazo de troca conforme previsto no código com a nota e a troca não foi efetuada.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0