Reclamação sobre Violação de Mala e Extravio de Pertences

LATAM Airlines
Curitiba - PR
23/02/2024 às 18:02

Gostaria de expressar minha profunda preocupação em relação a uma experiência recente que tive ao utilizar os serviços da LATAM.

Em uma viagem internacional recente, no dia 05/02/24, foi-me dito no check-in em Curitiba/PR que minhas malas chegariam diretamente ao meu destino e que na volta, ao retornar para o Brasil, eu deveria confirmar com o pessoal da companhia em São Paulo, mas que provavelmente pegaria minhas malas diretamente em Curitiba/PR, sem precisar retirar minhas malas em São Paulo e fazer o novo despacho para Curitiba.

Na volta no dia 20/02/24, ao entrar no Brasil por São Paulo/SP na manhã do dia 21, perguntei para não um, mas cinco funcionários da LATAM para confirmar a informação de que pegaria minhas malas diretamente em Curitiba, e todos eles, incluindo alguns extremamente rudes, me disseram que se estava escrito no meu comprovante de despache que a cidade de retirada era Curitiba, e que eu deveria seguir o que estava escrito.

Ocorre que, ao chegar em Curitiba, depois de quase 24 horas de viagem, ao aguardar minhas malas na esteira, as mesmas não chegaram. Quando questionei uma atendente da companhia sobre, ela me disse que eu deveria saber que é obrigatória a retirada das malas em São Paulo e que "isso é Lei Federal. No mesmo dia abri o processo junto à companhia para reaver minhas malas, e que então me avisariam quando chegassem e eu teria que retornar ao aeroporto para retirá-las.

Na noite do mesmo dia, fui buscar minhas malas no aeroporto e percebi que a menor delas (de bordo) havia sido violada durante o processo de inspeção na Receita Federal. Além disso, alguns de meus pertences foram extraviados, o que me causou grande transtorno e frustração.

A mala de mão em questão tinha um cadeado na própria mala, e quando a resgatei estava fechada por um lacre.

Apenas uma observação sobre essa mala: em Havana insistiram que eu a despachasse por motivo de falta de espaço na aeronave. Ainda no aeroporto quando a busquei, fiz questão de abrir antes mesmo de ir para casa e ela estava inteira revirada por dentro, todos os zíperes das necessaires abertos, quebrados, maquiagens espalhadas, várias paletas que levei para trabalhar em um casamento quebradas pela mala. Na bolsa de eletrônicos e cabos, de primeira notei a falta da minha bateria portátil da Apple.

Nada poderia ser feito naquele momento no aeroporto à noite, então decidi esperar e procurar direito em casa. Já em casa, notei a falta de vários outros produtos Apple da mesma necessaire. Um cabo USB de dois metros, um fone com fio, um carregador de apple watch, isso que pude notar até o momento.

Ao investigar mais a fundo, descobri que a informação fornecida pelos funcionários da companhia aérea durante o processo de check-in estava incorreta, o que contribuiu para essa situação desagradável.

Como cliente fiel da LATAM, esperava um serviço de qualidade e uma atenção especial à segurança dos meus pertences durante todo o trajeto da viagem. Infelizmente, essa experiência deixou muito a desejar.

Gostaria de solicitar uma investigação completa sobre o ocorrido e medidas corretivas para garantir que situações semelhantes não ocorram no futuro. Além disso, espero que a LATAM assuma a responsabilidade pelo extravio de meus pertences e tome as devidas providências para ressarcir os danos causados.

Agradeço antecipadamente pela sua atenção e aguardo uma resposta satisfatória em relação a esta questão.

26/02/2024 às 09:16

Olá MARIA,

Informamos que foi enviada uma resposta ao seu e-mail.

Para futuros contatos, colocamos à disposição o Fale com a Gente, serviço de atendimento ao Cliente da LATAM, pelo telefone 0800-0123200 (de 2ª. a 2ª. feira, 24h por dia), pelo site www.latam.com ou pelo fax 0800-123900.

Fale com a Gente

LATAM Airlines Group

Está com problemas com LATAM Airlines?