Solicitação de Exclusão de Dívida e Dados Cadastrais - CPF e Serasa

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Parobé - RS

16/04/2026 às 09:24

ID: 246179011

Prezados,

Venho, por meio desta notificação, requerer a imediata exclusão do registro vinculado ao meu CPF referente à dívida em questão.

Nos termos do art. 43, 1, do CDC (Lei n 8.078/90), registros de inadimplência não podem ser mantidos por prazo superior a 5 (cinco) anos do vencimento. A manutenção de dados após este prazo configura tratamento irregular de dados pessoais, em violação direta à LGPD (Lei n 13.709/2018), especialmente aos princípios da finalidade, necessidade e adequação previstos no art. 6.

Adiciono que o próprio Serasa, em seu canal oficial no YouTube, orienta que consumidores que não desejam receber ofertas ou manutenção de dados podem solicitar sua exclusão o que formalmente faço neste ato.

Concedo prazo de 5 (cinco) dias corridos para regularização e confirmação formal da exclusão. Não havendo resposta, adotarei as medidas cabíveis, incluindo ação judicial com pedido de indenização por danos morais e comunicação à ANPD e aos órgãos de defesa do consumidor.

Atenciosamente.

Compartilhe

Resposta da empresa

23/04/2026 às 15:55

Roger,

Agradecemos o seu contato.

Informamos que a solicitação de exclusão dos dados vinculados ao seu CPF já foi devidamente encaminhada à plataforma do Serasa para tratamento.

Ressaltamos que o prazo para a efetiva atualização e retirada das informações é de até 48 horas úteis, podendo variar conforme os processos internos da própria plataforma.

Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Atenciosamente,

Grupo Lebes.