Plataforma LEC Test App derrubou acesso três vezes durante prova, causando perda de tempo e desconcentração.

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Nova Lima - MG

05/06/2026 às 11:38

ID: 250588061

Realizei na data de ***** a prova pela plataforma utilizada pela LEC Test App. Entrei com antecedência, fiz os testes de conectividade e idoneidade requeridos pelo monitor *****. Ao longo da prova a plataforma derrubou meu acesso três vezes me causando danos, principalmente no tempo em que eles alegam que não foi descontado e desconcentração. No mesmo momento minha noiva estava em outro cômodo fazendo atividades profissionais no computador e não houve queda nenhuma de rede.

O ônus de provar que a minha internet caiu assim como que o tempo foi congelado é da LEC, eu afirmo com toda certeza, principalmente no final da prova que notei que o prazo estava acabando que tinha mais de 2 minutos e a plataforma caiu e eu voltei com 3 segundos, deixando 11 questões em branco que eu iria preencher com a administração do tempo que me restava. Detalhe nessa ultima desconexão da plataforma da LEC, tive que reiniciar o programa teste app do inicio para retornar a prova.

A LEC me trouxe um desperdício de tempo, está me dando transtorno e irei tomar todas a medidas cabíveis para sanar meu dano. Aguardo um retorno assim que breve para tomar medidas cabíveis com órgãos do consumidor, e outros.

Atenciosamente.

*****

Compartilhe

Resposta da empresa

11/06/2026 às 17:03

Olá, Gustavo! Tudo bem?

Primeiramente, lamentamos pela situação que ocorreu durante a realização da prova, compreendemos perfeitamente a sua frustração. Realizar uma prova de certificação gera uma grande expectativa e entendemos que enfrentar oscilações de sistema nesse momento causa um enorme desconforto e quebra de concentração, independentemente do motivo técnico.

Para lhe prestar todos os esclarecimentos com a transparência que você merece, acionamos a FGV Projetos, que é a instituição parceira responsável pela segurança e auditoria do sistema de aplicação da prova.

Após uma análise técnica detalhada no log da sua prova, a equipe da FGV Projetos nos trouxe os seguintes retornos:
1. Estabilidade do Servidor: O sistema de prova funcionou normalmente durante todo o turno e nenhum outro candidato do mesmo horário apresentou problemas em conexão. Isso indica que as quedas registradas ocorreram devido a uma instabilidade pontual na rota de sinal da sua rede local até o servidor da prova, isso pode acontecer mesmo quando outros dispositivos na casa continuam funcionando, pois dependendo da taxa de transferência de dados, pode influenciar na latência de conexão, causando lentidão e falhas de conexão.

2. Segurança do Cronômetro: A banca reforça que o sistema possui uma trava de segurança onde o cronômetro é pausado automaticamente assim que a tela da prova fecha, sendo retomado apenas quando o candidato retorna. Tecnicamente, não há desconto ou aceleração de tempo por parte da plataforma durante as desconexões.

Sabemos o quanto esses minutos de oscilação foram estressantes para você e lamentamos muito pelo susto na administração do tempo. Contudo, apesar dos contratempos, você atingiu a pontuação necessária e foi aprovado no exame de certificação!

Parabenizamos você por essa conquista tão importante para a sua carreira!

Caso tenha qualquer dúvida, ficamos à total disposição!

Atenciosamente,
Equipe LEC

Consideração final do consumidor

12/06/2026 às 16:17

Fazem ilações, afirmam que sua internet não funciona e afirmam que a plataforma deles é estavel. A mesma afirmação pode ser feita de forma oposta por mim. Sorte deles que eu fui aprovado, se não teriam que provar que a culpa era minha pela plataforma ter caído 3 vezes, tal fato simples oficio a operadora vivo seria a resolução do problema e eu duvido que assumiriam culpa e se assumissem ainda assim eu não poderia ser prejudicado.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0

Consideração final da empresa

12/06/2026 às 17:20

Olá, Gustavo, tudo bem?

Compreendemos o seu posicionamento e respeitamos a sua visão sobre o ocorrido. Nossa intenção em compartilhar os dados técnicos não foi, de forma alguma, fazer ilações ou desmerecer o seu relato, mas sim apresentar de maneira transparente o parecer oficial da auditoria realizada pela FGV Projetos, que é parceira responsável pelo sistema de avaliação, sendo essa questão da conexão uma hipótese levantada.

Lamentamos que essa situação tenha deixado uma impressão negativa sobre a experiência com o exame, pois trabalhamos diariamente para que o processo seja o mais fluido possível para todos os profissionais.

Reforçamos nossos parabéns pela conquista da certificação e nos colocamos à total disposição caso precise de qualquer suporte nos próximos passos da sua jornada profissional.

Desejamos muito sucesso em sua carreira!

Atenciosamente,
Equipe LEC