Recebi blazer com defeito duas vezes e quero estorno do valor

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

22/09/2026 às 15:20

ID: 259760089

Realizei uma compra online na LF em 20/08/2026, pedido 134229, recebida em 21/08.

No mesmo dia do recebimento, solicitei a troca de duas peças: uma por tamanho e outra porque apresentava defeito no tecido. As peças foram devolvidas pelos Correios em 23/08.
As peças substitutas foram posteriormente enviadas sob o pedido 134687 e recebidas em 02/09.
A peça que havia sido devolvida justamente por apresentar defeito no tecido veio novamente com defeito, desta vez ainda mais evidente.

Ressalto que, nas duas solicitações por defeito, encaminhei fotografias diretamente pela plataforma de trocas da própria LF. Portanto, a empresa possui em seu sistema as imagens tanto do defeito da primeira peça quanto do defeito apresentado pela peça enviada em substituição.

Ou seja, não se trata de uma segunda troca por gosto ou simples insatisfação. A primeira peça apresentou vício, a empresa foi formalmente informada, realizou a substituição e o produto enviado como solução novamente apresentou vício.

Além disso, a peça substituta era o mesmo blazer, no mesmo tamanho GG, mas apresentou modelagem significativamente diferente da anterior. A primeira servia em relação à modelagem e havia sido devolvida pelo defeito no tecido. A segunda, apesar de constar como o mesmo modelo e tamanho, não fechava e ficou muito justa, principalmente nos ombros.

Diante disso, solicitei a devolução das peças e o estorno do valor pago, e não uma terceira troca.

No primeiro atendimento pelo WhatsApp, a atendente Gabriela informou que, como eu já havia realizado uma troca, não poderia devolver novamente e teria que permanecer com os produtos.
Essa limitação, porém, não consta na Política de Devoluções publicada pela própria LF.

A política da empresa informa que o consumidor pode desistir da compra e solicitar estorno em até 7 dias corridos após o recebimento do pedido. Também esclarece que, caso deseje reembolso, é necessário formalizar o pedido de devolução e estorno em até 7 dias após o recebimento.

A mesma política informa ainda que, em caso de defeito de fabricação, permanecem garantidos os direitos de troca, reparação ou reembolso conforme o Código de Defesa do Consumidor.

No meu caso, as peças substitutas foram efetivamente recebidas em 02/09. Foi após esse recebimento que constatei que a peça enviada para solucionar um defeito também apresentava defeito, além da diferença relevante de modelagem, e manifestei minha intenção de devolução e estorno.

Também não encontrei na política divulgada pela empresa qualquer regra informando que, após uma primeira troca, o consumidor perderia automaticamente o direito de solicitar devolução ou estorno em relação ao produto posteriormente recebido.

Faço questão de registrar isso porque já observei a empresa utilizar o argumento de que uma troca seria mera continuidade do pedido original e que, por isso, o prazo de 7 dias estaria encerrado.

Ainda que a empresa adote essa interpretação internamente, ela não resolve o problema concreto deste caso: houve nova entrega física em 02/09 e a própria peça enviada pela LF para corrigir um defeito chegou novamente com defeito.

Além disso, a discussão não se limita ao direito de arrependimento. O Código de Defesa do Consumidor também responsabiliza o fornecedor pelos vícios de qualidade do produto e prevê, nas hipóteses legais, alternativas que incluem substituição, abatimento proporcional ou restituição da quantia paga.

O ponto central é simples: o defeito não foi solucionado com a primeira troca. Ele se repetiu na própria peça enviada pela LF como solução.

Como não consegui resolver pelo WhatsApp, procurei outro canal oficial da empresa pelo Instagram, onde fui atendida pela Aline. Expliquei novamente o ocorrido, encaminhei fotografias do defeito e questionei se poderia realizar nova solicitação mesmo já tendo feito uma troca.

Nesse segundo atendimento, recebi orientação diferente: fui informada de que sim, poderia realizar nova solicitação, e a própria atendente me auxiliou a localizar o pedido 134687, informação que eu sequer havia recebido anteriormente.

Ao acessar a plataforma indicada pela LF, porém, não havia opção para solicitar o estorno que eu já havia pedido expressamente. O sistema conduzia apenas a alternativas relacionadas à troca/crédito.

Como essa era a única forma disponível naquele momento para dar andamento ao processo, o valor acabou sendo disponibilizado como crédito.

Quero deixar claro que o crédito não foi minha escolha original. Antes disso, eu já havia solicitado expressamente a devolução dos produtos e o estorno do valor.

O crédito permanece integralmente sem utilização.

Em 14/09, encaminhei ainda uma manifestação formal à empresa relatando todo o histórico e solicitando o cancelamento do crédito e o estorno pela forma de pagamento original. Até hoje, 22/09, não recebi qualquer resposta.

Também tentei contato pelos números de WhatsApp divulgados pela empresa, sem conseguir solução efetiva.

Portanto, a situação envolve: produto originalmente recebido com defeito; substituição novamente com defeito; ambos os defeitos documentados na plataforma da própria empresa; diferença relevante de modelagem entre peças do mesmo modelo e tamanho; orientações contraditórias entre canais oficiais; plataforma sem opção de estorno; transformação do valor em crédito apesar do pedido anterior de devolução; e ausência de resposta à manifestação formal enviada em 14/09.

A própria política da LF informa que, aprovada a devolução, o ressarcimento será feito conforme a forma de pagamento utilizada na compra.

Não considero razoável que uma limitação operacional da plataforma transforme um pedido de estorno em crédito obrigatório.

Solicito, portanto:

1. cancelamento integral do crédito, que permanece sem utilização;
2. orientação para devolução das peças;
3. estorno integral do valor pela mesma forma de pagamento utilizada na compra original;
4. confirmação formal do processamento do estorno.

Todos os defeitos mencionados podem ser verificados pela própria empresa em seu histórico interno, pois as fotografias foram anexadas à plataforma da LF tanto na primeira quanto na segunda solicitação por defeito.

Compartilhe

Resposta da empresa

22/09/2026 às 17:48

Olá Patricia!

Lamentamos os transtornos relatados e agradecemos pelo seu contato.

Após novo contato realizado por WhatsApp, prestamos o atendimento referente à solicitação e efetuamos o estorno do valor de R$ 398,91 referente ao blazer, conforme solicitado. O respectivo comprovante de estorno também foi encaminhado à cliente pelo mesmo canal.

Dessa forma, informamos que a solicitação foi devidamente tratada e o estorno foi realizado pela empresa.

Permanecemos à disposição em nossos canais oficiais de atendimento.

Atenciosamente,
Aline - L&F Oficial.

Consideração final do consumidor

22/09/2026 às 17:59

Após várias tentativas de contato, o estorno finalmente foi realizado.

No entanto, faço questão de registrar minha experiência completa, porque o problema esteve longe de ser apenas o defeito de uma peça.

Passei mais de 20 dias tentando resolver uma situação que poderia ter sido solucionada de forma simples desde o início.

Tentei atendimento pelo WhatsApp e recebi uma orientação da atendente Gabriela que não resolveu o problema e que, posteriormente, se mostrou diferente da orientação que recebi por outro canal da própria empresa.

Também procurei outras formas de contato. O telefone informado no site não funcionava, o número de WhatsApp divulgado constava como não cadastrado no aplicativo e não consegui localizar facilmente um canal de e-mail para atendimento. Acabei enviando uma manifestação para sac@lefoficial, pois havia recebido por esse endereço o voucher referente à compra.

Não obtive resposta.

Depois de mais de 20 dias de tentativas por diferentes canais, bastou publicar a reclamação no Reclame Aqui para que, praticamente em seguida, eu fosse contatada e o estorno fosse realizado, sem discussão e sem qualquer dificuldade.

Ou seja: uma situação que ficou sem solução por semanas foi resolvida em minutos depois de se tornar pública.

Para mim, isso mostra que a empresa precisa rever seriamente o atendimento ao cliente e seus canais de contato. Eu dificilmente chego ao ponto de registrar uma reclamação no Reclame Aqui. Quando faço isso, é porque as alternativas anteriores já foram esgotadas.

Também deixo registrada minha percepção sobre os produtos.

Comprei mais de um blazer e percebi falta de padrão na modelagem. Peças do mesmo modelo e do mesmo tamanho apresentaram caimentos significativamente diferentes.

Os blazers de risca de giz que recebi apresentaram pequenos defeitos no tecido, inclusive a peça enviada para substituir justamente um blazer que já havia chegado com defeito.

Ao final da compra, participei ainda da promoção Pague 2 e Leve 3 e, dessa compra, fiquei apenas com uma peça: o blazer Alemanha vermelho.

Estou usando esse blazer hoje pela primeira vez e já constatei dois novos problemas: o forro fica saindo pela manga e o botão está soltando.

Na primeira utilização.

Por isso, infelizmente, minha experiência não me permite considerar os problemas anteriores como casos isolados.

Conheci a marca também por meio da divulgação feita por jornalistas que acompanho. Justamente por isso, e considerando o preço das peças, eu esperava um padrão de acabamento, modelagem e controle de qualidade muito superior.

Tenho blazers comprados em grandes varejistas, como a Renner, que uso há mais de cinco anos e continuam em ótimo estado. Por isso, encontrar sucessivamente problemas de tecido, acabamento, modelagem e agora até botão soltando no primeiro uso foi bastante decepcionante.

O estorno foi realizado e considero a questão financeira resolvida.

Isso, porém, não muda minha avaliação sobre a experiência com a marca, principalmente em relação ao pós-venda, à dificuldade de contato e aos problemas de qualidade que encontrei nas peças.

No meu caso, depois de tudo o que aconteceu, não volto a comprar.

Também peço que meus dados e contatos sejam retirados de qualquer mailing comercial da empresa. Já bloqueei a marca no Instagram, inclusive pela frequência dos anúncios, e não tenho interesse em continuar recebendo qualquer comunicação promocional.

A impressão que ficou foi de uma empresa muito focada em venda e divulgação, mas que, na minha experiência, deixou bastante a desejar justamente nos dois pontos que deveriam sustentar essa venda: qualidade do produto e atendimento ao cliente.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

5