COBRANÇA DE TAXA PARA LIBERAR EMPRESTIMO

Provu
Jarinu - SP
22/04/2022 às 15:27

Boa tarde.
No dia 08/04/2022 recebi esta mensagem de uma pessoa que se disse da empresa Provu:
[09:11, 08/04/2022] +55 11 98348-6079: Olá tudo bem? Meu nome é Paula Silva é um prazer te atender falo em nome da financeira á PROVU CNPJ:20.265.259/0001-71

Para dar continuidade ao processo de liberação do empréstimo preciso que me encaminhe as seguintes documentações por fotos legíveis (RG, CPF e Comprovante de residência atualizado) para confirmação e continuidade para liberação.
Desde já agradecemos a preferência grata pela atenção.

Pediu meus documentos e disse que tinha um empréstimo liberado.
Mandei os dados e sempre estava perguntando se haveria algum valor a pagar, taxas etc.., ela disse que nao.
Foi entao que recebi esta mensagem:
[15:48, 11/04/2022] +55 11 98348-6079: Senhora Francisca eu estava concluindo a sua liberação porém surgiu uma R.F que seria um Recursos Financeiro referente a abertura de crédito em seu CPF. Abaixo estarei explicando melhor o que significa éssa R.F

Nossa modalidade é através de um termo de benefício legalizado pelo nosso banco chamado RECURSO FINANCEIRO este imposto é uma formalização de correntista autorizado pelo BACEN exigido para clientes que não possuem ou não são correntista do Banco Financiador, dando continuidade com a liberação do crédito a RF possui benefícios na ativação com o pagamento desse imposto, quitação de contrato, saldo e assinatura digital. Pago uma vez esse imposto a ativação de assinatura digital pode ser usado em qualquer outra empresa não só conosco, nossa empresa vincula esse imposto a todos os órgãos governamentais e em qualquer outro crédito não será cobrado, pois ele é cobrado somente uma única vez. Esse imposto federal está sendo pago por pessoas físicas e jurídicas que estão efetuando operações de crédito empréstimos, câmbio, seguro ou operações relativas a títulos ou valores mobiliários. A porcentagem do imposto sobre o valor depende do tipo de operação. A RF é cobrado em todas as operações financeiras vigentes em nosso país. Entretanto cada uma delas, existe um percentual do imposto, no caso do(a) senhor(a) ficará no valor de 299,99.

Lembrando que todos os valores são retroativos e são devolvidos
o ato da liberação do valor do empréstimo.

Acabei pagando o valor, (foi muita burrice minha).

Foi quando recebi esta mensagem:
[17:55, 11/04/2022] +55 11 98348-6079: Senhora Francisca eu tenho uma notícia boa e outra ruim. A boa e que sua transferência foi concluída com sucesso, o valor esta pronto para ser creditado em sua conta bancária. A ruim é que tivemos um pequeno impasse, ao ser concluído a sua transação foi gerado o IOF um Imposto Operacional Financeiro gerado pela receita federal para controlar os gastos e financiamento no Brasil.

Eu como atendente responsável teria que está retirando do seu próprio empréstimo valor De 547,62 então eu subi no setor de liberação para fazer a retirada e não foi possível devido o bloqueio que ao ser gerado esse imposto.
Nesse caso o senhor teria que ter a disponibilidade de estar repassando o valor para o banco, no qual de imediato será creditado em sua conta bancária o valor do empréstimo.

Nao paguei e solicitei o reembolso dos R$ 299,00, e ela me disse que:
[08:06, 12/04/2022] +55 11 98348-6079: Olá bom dia
[08:06, 12/04/2022] +55 11 98348-6079: Para devolução somente com cancelamento que gera a multa recisoria.

me disse que caso eu solicitasse o cancelamento seria cobrado uma multa.

So gostaria que me devolvessem o valor pago.

26/04/2022 às 13:37

Olá Francisca, como vai?
Esperamos que esteja tudo bem com você!

A Equipe de Prevenção à [Editado pelo Reclame Aqui] da PROVU, em atenção à Ocorrência registrada junto a nossa Central de Atendimento, informa que a PROVU não realiza processo de contratação de empréstimo através do WhatsApp e muito menos solicita depósito antecipado de valores, conforme consta expressamente o alerta no site da PROVU:

O processo de contratação de empréstimo junto à PROVU se dá exclusivamente através do site: www.provu.com.br

O contato do Whatsapp possivelmente foi realizado por terceiros [Editado pelo Reclame Aqui]res, utilizando indevidamente a marca da PROVU, não tendo a PROVU nenhuma ingerência sobre as ações destes e, dessa forma, não sendo possível nenhum ressarcimento por parte desta.

A PROVU adotará as medidas cabíveis quanto ao uso indevido de sua marca, orientamos que V.Sa. verifique os dados do beneficiário que recebeu o valor dos depósitos indevidos e registre um boletim de ocorrência para devida apuração do caso, posto que eventuais reparações e restituição de valores pagos indevidamente pela vítima deverão ser pleiteada em face dos responsáveis pela [Editado pelo Reclame Aqui].

Surgindo qualquer dúvida, entre em contato com a gente através dos nossos canais de atendimento:
(55) 11 3003-7052 - WhatsApp (11) 93131-3332
atendimento@provu.com.br
Estamos à disposição das 9:00 às 21:00, de segunda à sexta (exceto feriados).

Provu - Conte com a gente!
Fabricio M.

Está com problemas com Provu?