Bloqueio indevido da internet antes do prazo regulamentar da Anatel

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Maceió - AL

07/01/2026 às 21:54

ID: 236992537

Tenho uma reclamação pra fazer dessa empresa, estou muito chateada pelo que fizeram. Vamos lá estou com eles a uns 5 anos nunca tive esse problema, o vencimento da fatura é sempre dia 30, mais meu pagamento é no quinto dia útil, então por esse motivo sempre pago com uns dias de atraso e já comuniquei o motivo super entenderam, daí tenho a fatura do dia 30/12 em aberto hj me deparo com a internet bloqueada, detalhe, são 8 apenas. Segundo o regulamento da ANATEL as empresas não podem bloquear a internet com apenas 7 dias de atraso; as regras da Anatel preveem prazos maiores e etapas: primeiro notificação, depois suspensão parcial (redução de velocidade) após 15 dias da notificação, e corte total só após 30 dias da suspensão parcial, sendo a suspensão em feriados proibida, e o corte indevido gera direito a ressarcimento e até indenização respeitem o código do consumidor ou serei obrigada a comunicar isso a ANATEL

Compartilhe

Resposta da empresa

08/01/2026 às 08:43

Olá, tudo bem?
Agradecemos por compartilhar sua experiência e sentimos muito pelo transtorno causado. De forma alguma nossa intenção é gerar qualquer desconforto, ainda mais para uma cliente que está conosco há aproximadamente 5 anos, o que valorizamos muito.
Entendemos que seu pagamento ocorre no 5 dia útil e reconhecemos sua colocação.Sobre o bloqueio, esclarecemos que o procedimento realizado foi uma suspensão automática do sistema por inadimplência, conforme regras contratuais, e não um cancelamento definitivo do serviço. Ainda assim, compreendemos seu apontamento quanto às normas da Anatel e estamos verificando internamente o ocorrido para garantir total conformidade.
Para evitar que situações como essa voltem a acontecer, gostaríamos de sugerir a alteração da data de vencimento da fatura para todo dia 15, o que facilita o pagamento após o 5 dia útil e evita atrasos automáticos e bloqueios sistêmicos.
Reforçamos nosso compromisso com a transparência, o respeito ao Código de Defesa do Consumidor e às normas da Anatel, e permanecemos à disposição para resolver tudo da melhor forma possível.