Cobrança indevida e importunação por telefone e WhatsApp em nome de terceiros

Respondida
São Paulo - SP
31/05/2026 às 10:42
ID: 250156567
Venho por meio desta registrar uma reclamação formal contra a empresa Emdia (Grupo Santander) devido a uma prática insistente e incômoda de importunação e cobrança indevida.
Tenho recebido mensagens frequentes em meu WhatsApp (conforme print em anexo), além de ligações, onde a empresa me aborda procurando por uma pessoa chamada *****, mencionando informações sobre um suposto contrato no Santander Financiamentos.
Quero deixar categoricamente registrado que este número de telefone me pertence, não conheço e não tenho nenhuma relação com essa pessoa.
O recebimento dessas mensagens de texto automáticas e a frequência dos contatos têm atrapalhado diretamente a minha rotina, o meu trabalho e o meu descanso. É inadmissível que o Grupo Santander e suas assessorias utilizem cadastros incorretos para importunar cidadãos que não possuem qualquer vínculo com a instituição ou com o devedor em questão.
Diante do exposto, exijo:
A remoção imediata e definitiva do meu número de telefone de todo e qualquer cadastro associado ao nome de ***** ou a contratos da Santander Financiamentos.
A cessação completa de envios de mensagens de WhatsApp, SMS ou a realização de chamadas telefônicas para o meu número.
Espero que o problema seja resolvido administrativamente por este canal de forma ágil, evitando que eu precise recorrer ao Procon, ao Banco Central ou às instâncias judiciais por amparo contra a perturbação do sossego.
Compartilhe
Resposta da empresa
03/06/2026 às 10:50
Matheus, bom dia!
Espero que esteja bem.
Prazer, me chamo Ester, sou responsável pelo Reclame Aqui.
Conforme conversamos pelo WhatsApp, seu número de telefone foi incluído em nosso sistema indevidamente, em decorrência de um cadastro realizado por um terceiro junto à instituição bancária. Diante disso, realizei a exclusão do seu número na nossa base de dados, para que você não receba novos acionamentos por parte da Emdia.
Realizei o monitoramento do histórico de ligações nos últimos dias e constatei que não houve novos acionamentos originados pela Emdia.
Pedimos desculpas pelo transtorno causado. Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos; caso necessário, pode entrar em contato conosco pelo mesmo número em que conversamos.
Atenciosamente
Ester - Experiência do Cliente