SERVIÇOS COBRADOS E NÃO ENTREGUES

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Ribeirão Preto - SP

27/10/2023 às 10:45

ID: 174822845

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Comprei o pacote Egito Espetacular com aéreo incluso, com duração de 11 dias e com início no dia 09 de outubro e término no dia https://******* da compra, a operadora de turismo Lielu disponibilizou informações sobre a parte terrestre do roteiro, que deveria ter início no dia 10 de outubro na cidade egípcia de Sharm El https://******* a parte aérea não passou qualquer informação antes da compra, o que, a princípio, não me preocupou, pois as propagandas da empresa muito bem elaboradas me passaram segurança.Porém, quando recebi as informações sobre a parte aérea, já às vésperas do embarque, verifiquei que a operadora havia deixado um espaço de tempo de 55 minutos entre dois voos internacionais, o que absolutamente não é recomendado.O tráfego aéreo está sujeito a uma série de variáveis, como eventuais atrasos, que operadoras experientes precisam observar.E mesmo não havendo qualquer atraso, 55 minutos muitas vezes não é suficiente para o desembarque de passageiros de uma aeronave e o embarque em outra, se levarmos em conta o tamanho das aeronaves e dos https://******* eu previa, a logística mal elaborada teve consequêhttps://******* voo de São Paulo a Roma decolou com um atraso aproximado de 2 horas. E sem a necessária margem de segurança, nós perdemos o voo seguinte.E como consequência, perdemos também a primeira diária no Jolie Ville Golf & Resort, da cidade de Sharm El Sheikh, chegando no destino no dia 11 e não no dia 10.A chegada tardia em Roma fez com que ficássemos no aeroporto por muito tempo, aguardando enquanto a operadora tentava encaixar-nos no próximo voo.O terceiro percurso, do Cairo a cidade de Sharm El Sheikh, foi feito na sequência e por estrada. A operadora informou-nos que um voo doméstico do Cairo a Sharm El Sheikh não seria viável, pois aumentaria ainda mais o tempo de espera e de https://*******ão, depois de um trajeto de mais de 24 horas entre voos e conexão, onde não tivemos qualquer suporte com alimentação e sem possibilidade de banho, seguíssemos de ônibus para Sharm El Sheikh, onde chegamos na tarde do dia 11 de outubro e não no dia 10, como constava do https://******* perdemos também a primeira diária no resort de Sharm El Sheikh.Questionei por escrito a operadora sobre a perda da diária pelo WhatsApp. A mensagem foi visualizada, mas não foi https://******* seguida, questionei verbalmente a proprietária, sra. Eliana, que não admitiu qualquer falha. Atribuiu a culpa de nossa perda à companhia aérea, eximindo sua operadora de qualquer responsabilidade pelo não cumprimento do https://******* também a operadora de qualquer responsabilidade pela logística dos voos que organizou. Comentou apenas que era muito complicado organizar a parte aérea para grupos. Decolamos de São Paulo às 21:30 do dia 09 de outubro (horário local) e chegamos em nosso destino, (Sharm El Sheikh) às 15 horas do dia 11 de outubro (horário https://******* a maior parte das pessoas do grupo não residia na cidade de São Paulo, o trajeto total de ida foi de praticamente 2 dias, período em que ficamos sem sono adequado, sem banho e sem qualquer assistência com alimentação.Logo na chegada ao primeiro destino, o roteiro terrestre também começou a ser prejudicado, já que a operadora tentou inserir passeios sem que houvesse mais tempo hábil para fazê-los.O passeio guiado pela cidade de Sharm El Sheikh, a ser efetuado na tarde do dia 11 de outubro não foi feito (houve apenas no dia 12 uma rápida parada para fotos na parte externa de uma mesquita ao sair da cidade).A visita guiada ao monastério de Santa Catarina (com ingresso) a ser efetuada na manhã do dia 12 de outubro também não foi feita.O passeio ao Templo de Abu Simbel (Ramses II) teve início às 2 horas da madrugada. Dos 20 integrantes do grupo, apenas 6 tiverem condições físicas para privar-se do sono pelo terceiro https://******* o restante do grupo perdeu o https://******* dia 16 de outubro o almoço incluso, que constava do roteiro, resumiu-se a 4 pedaços de pão (três com pouco recheio é um sem recheio), 2 bananas verdes e uma garrafa de água, que foram fornecidos para alimentação dentro do ônibus, em trânsito.Não posso deixar de comentar sobre o Cruzeiro pelo Nilo, que foi efetuado em um pequeno navio com problemas de manutenção.Em meu apartamento do navio tive problema com vazamentos constantes no banheiro, que não foram totalmente sanados.E por fim, no dia 19 de outubro, fizemos o último passeio que terminou aproximadamente às 20 horas.Chegando ao hotel, tivemos tempo apenas para uma refeição, um banho e a meia noite saímos para o aeroporto para embarque em voo às 4h e 35min da madrugada. A falta de sono mais uma vez exigiu um esforço muito grande para que pudéssemos cuidar de nossos documentos e pertences com atenção.A logística deficiente da empresa mostrou uma enorme falta de experiência em lidar com https://******* de experiência que suas propagandas não mostram.E imprevistos que profissionais experientes saberiam evitar.Não me aprofundei na comparação do que foi oferecido nos primeiros dias de parte terrestre e o que realmente foi https://******* apenas os fatos mais relevantes.Reconheço que houve também muitos acertos, pois conhecemos inúmeros pontos turísticos, tivemos um guia local muito competente, boas refeições e ficamos em dois hotéis de excelente padrão.Mas estou registrando aqui a reclamação devido à postura que adotou a administradora da Lielu frente ao que cobrou e não entregou. Na minha opinião, faltou responsabilidade.E infelizmente https://******* pagando pelo pacote a quantia de R$ 26.*******,00. Recebi da operadora três Notas Fiscais Eletrônicas de Serviço de n 00005293, 00007273 e 00007272, emitidas em 24.10.*******, pelos serviços https://******* não especificam a que se referem, tendo todas a mesma descrição, mas totalizam o valor de R$ R$ 7.*******,24, que corresponde a pouco menos de 30% do valor real da compra.Não recebi as Notas Fiscais Eletrônicas de Serviço restantes.Aguardo novo posicionamento da empresa.

Compartilhe

Resposta da empresa

08/11/2023 às 17:17

Estimada Senhora Adalgisa Melo,

Agradecemos por seu feedback e gostaríamos de responder da forma que segue, ponto a ponto, para facilitar a compreensão e oferecer nosso ponto de vista adequadamente, na esperança de que o mesmo auxilie na solução da controvérsia:

OBSERVAÇÕES PRELIMINARES:

1 Nosso voo deveria ter chegado, originalmente, às 01:05 da madrugada do dia 11 de Outubro de *******, e não no dia 10, conforme consta da reclamação.

2 O grupo não perdeu a primeira diária de hotel. Teve o seu uso reduzido em 9 horas pelo atraso da companhia aérea. As diárias de hotéis se iniciam às 15:00 ou 16:00 horas, dependendo do destino, e terminam como regra ao meio dia do dia seguinte. O grupo recebeu as chaves no exato momento em que chegou ao hotel, e foi assim porque seu check in, do grupo, já estava organizado no momento de sua chegada, às 11:30 da manhã do dia 11 de outubro. E porque? Porque a primeira diária foi disponibilizada desde as 16:00 horas do dia 10 de outubro, e a mesma permitiu que o grupo se trocasse, e parte do grupo que o desejava, fizesse o passeio de barco que queria fazer logo após a chegada ao destino.

3 A operadora não perdeu tempo encaixando o grupo no próximo voo. Como será explicado abaixo, essa reacomodação foi feita pela companhia aérea ITA antes do embarque do grupo desde o Brasil. Não houve negligência nem imperícia da operadora neste quesito também.

4 A proprietária em momento algum negou o problema. Apenas ponderou que se tratava de problema causado pelo atraso da companhia aérea, atraso sobre o qual a Operadora não tinha responsabilidade.

5 Infelizmente não conseguimos entrar no Monastério de Santa Catarina porque estava fechado pelos monges que o controlam no momento de nossa visita. Lamentamos o ocorrido e nos desculpamos pela frustração causada.

A seguir tentamos apresentar nosso ponto de vista, sem de forma alguma deixar de registrar que acreditamos que houve sim transtorno causado pelo atraso, apenas tentamos sensibilizá-la para o fato de que o atraso também nos prejudicou, sobremaneira, impedindo que pudéssemos apresentar uma operação sem esse óbice a vocês.


PLANEJAMENTO OU EXECUÇÃO?
É fato: a companhia aérea ITA atrasou sua saída de voo desde o Brasil em 2 horas e 5 minutos, e assim, já desde o Brasil, alterou o voo de conexão que o grupo faria desde a cidade de Roma até a cidade do Cairo, do horário originalmente planejado que seria o do voo AZ896 às 12:40 horas, chegando à cidade do Cairo às 16:55 horas, para o voo AZ894 às 21:45 horas, chegando à cidade do Cairo às 02:05 da madrugada do dia 11 de outubro de *******. Fez isso sem nos comunicar, e apenas tivemos a informação antes da saída do grupo porque é praxe organizacional em nossa empresa checar a situação dos voos nos dias de embarque.

Notamos o problema, consultamos a companhia aérea ainda antes do horário de check in do grupo, e a companhia aérea então nos explicou que o referido atraso devia-se a fato de força maior, necessidades técnicas da aeronave, e que nada poderia ser feito para alterar a realidade. Tentamos então reitinerar ou antecipar o voo para de alguma forma chegar antes à cidade do Cairo, e evitar a perda do voo para Sharm el Sheikh, que havia sido organizado originalmente com folga de quase 7 horas para as 23:35 horas, voo MS014, com chegada prevista para as 01:05 da madrugada do dia 11 de Outubro de ******* , mas infelizmente as respostas da companhia aérea foram lacônicas e no mesmo sentido. Não seria possível fazer de forma diferente. Haviam nos reacomodado da melhor forma possível, segundo a ITA.

Ante o exposto, proativamente reorganizamos toda a operação para que o grupo tivesse seu atraso minimizado, ou ao menos as consequências dele, e em paralelo manifestamo-nos, diante dos clientes, sobre o tema como segue: caso alguém se tivesse sentido prejudicado pelo atraso CAUSADO PELA COMPANHIA AÉREA ITA, deveria manifestar junto à companhia aérea o sentimento de prejuízo, em busca de reparação. Nós, organizadores, inclusive, fomos os primeiros prejudicados porque, em virtude da perda do voo de Cairo a Sharm El Sheikh, fomos forçados a contratar um ônibus adicional, que custou adicionalmente à operação, sem que tivéssemos recebido qualquer reembolso por conta do cancelamento do voo então planejado. Ou seja, a troca da companhia aérea nos custo caro também, e sequer cogitamos cobrar esse valor adicional dos clientes, como praxe é por aqui zelar pela integridade da operação, mesmo quando algum problema é causado por terceiro, como foi o caso.

Por fim, gostaríamos de salientar que contratamos um bloqueio com a companhia aérea ITA, companhia aérea italiana, de primeira linha, que nos forneceu bilhete que, se honrado, teria conduzido o grupo conforme planejamento original da operadora. Neste ponto, gostaríamos de ressaltar que quem escolhe o tempo de conexão dos voos, quando oferecidos pela mesma companhia aérea, não somos nós, operadores, e sim a companhia aérea. Nesse processo de aquisição de aéreo de grupo, a companhia aérea nos oferece o que entende ser adequado, e nós aceitamos ou rejeitamos. Mas não nos é dado escolher tempo de conexão. Um tempo tido como suficiente para fazer uma conexão tranquila, nos dias de hoje, varia entre 2 e 3 horas. Sim, em nosso caso a conexão era apertada, e portanto exigia agilidade na movimentação. Mas era tempo suficiente, segundo a própria companhia aérea que definiu esse tempo de conexão. Diferente de tratar-se de mal planejamento, gostaríamos de apresentar nossa visão: planejamos bem, o caso foi de equívoco da companhia aérea, na entrega do tanto acordado. Bastava que não tivesse atrasado nosso segundo voo em mais de 5 horas, e não teríamos perdido nosso voo a Sharm El Sheikh. Mas fato é que a companhia aérea ITA atrasou nosso segundo voo em 9 horas. Não foram, 2, nem 3 nem 4 nem 5 horas de atraso no segundo voo, mas 9 horas!

Planejamos bem, e a companhia aérea, por falha de seu equipamento, prejudicou nosso bom planejamento. Portanto, concordamos que a companhia aérea causou transtorno por conta de seu atraso e informamos, diversas vezes, que entendemos absolutamente justo o contato de vocês com a companhia aérea para apresentar o prejuízo havido por conta do atraso do voo, e busca de eventual reparação. Mas reforçamos que não tivemos qualquer culpa pelo atraso, nem deixamos de pagar qualquer parcela do serviço utilizado, capaz de nos permitir ressarcimento de valores impagos. Em verdade pagamos por toda a operação e a mesma foi disponibilizada. Por atraso do voo da Ita, o grupo iniciou o aproveitamento do pacote às 11:30 horas do dia 11 de outubro, ao invés do horário originalmente planejado que seria das 02:30 horas da manhã do mesmo dia. Atraso portanto de 9 horas para inicio do aproveitamento do pacote.


NOSSA OPERAÇÃO:
Como dito já, embora o grupo tenha chegado com 9 horas de atraso, nós não recebemos de volta nenhum valor do hotel por conta das 9 horas de atraso na chegada. Pelo contrário, como já dissemos, tivemos gastos extras com a contratação do transporte alternativo, E pagamos pelos gastos extras.
É de se salientar que, como não temos controle sobre o comportamento de companhias aéreas, inclusive nossos contratos de viagem mencionam que não somos responsáveis por atrasos de voos e suas consequencias, senão para acomodar o grupo da melhor forma possível minimizando os prejuízos dos referidos atrasos. Nossos roteiros mencionam ainda, clara e especificamente, que não nos responsabilizamos por refeições em dias de voo, justamente porque sabemos que ocorrem atrasos, e os mesmos podem sim causar transtornos em horários de refeição.
Salientamos que não reacomodamos o grupo em outro voo, porque só conseguiríamos vaga para todo o grupo muito mais tarde, e aí teríamos falhado em trabalhar para minimizar o atraso na chegada ao destino final. Entendemos que minimizar esse atraso era a prioridade, mesmo significando a necessidade de alterarmos a forma de transporte. E assim ganhamos cerca de 12 horas a menos de atraso. Entendemos que agimos bem, e no melhor interesse de nossos passageiros.

A QUALIDADE DE NOSSOS SERVIÇOS:
Quanto à qualidade dos serviços, nos parece que a reclamação queixa-se de eventos pontuais, bem como horários de passeio. Lamentamos que nossas escolhas não tenham agradado. Por outro lado, vemos que outras de nossas escolhas agradaram, o que faz com que nos perguntemos: se a companhia aérea não tivesse causado o dissabor que causou de saída, teríamos recebido uma avaliação tão desairosa? Seja como for, avaliaremos os pontos mencionados para futura correção. Aprimoramento contínuo é nossa meta na Lielu. E salientamos que, embora nos orgulhemos de exceder como regra a expectativa de nossos clientes, haja visto os comentários que há de diversos clientes satisfeitos em nossas mídias sociais, sempre reiteramos que nossa proposta é de uma viagem organizada com excelência em custo benefício, e não luxo. O que, acreditamos, foi entregue.

NOTAS FISCAIS:
Nossas notas fiscais são emitidas conforme legislação em vigor. Empresas de turismo não emitem notas fiscais pela integralidade dos valores recebidos, e sim pela porção desses recebimentos que lhes compete receber por sua conta. O saldo é considerado como valores que serão repassados a terceiros , e esses terceiros responderão pela tributação respectiva. Tratamos de terceiros como companhias aéreas, hotéis e operadores locais. É assim a legislação Brasileira. E é essa a legislação que seguimos.